10/05/2010

I Feira de Flores do Cariri










Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2010 a I Feira de Flores do Cariri no município de Crato-CE na Quadra Bicentenário.
Uma Mostra das flores e de plantas ornamentais cultivadas no Cariri.
Eu visitei essa mostra no último dia e devido à proximidade com a Comemoração do Dia das Mães, observei que o destaque do dia 08de abril era dado aos arranjos feitos com flores e folhagem naturais.
Arranjos ornamentados em bambus ou suportes de madeiras e dentre as plantas, miniaturas de árvores feitas a partir da técnica japonesa do bonsai.
Explicando melhor:





“O Bonsai é a arte oriental de miniaturizar e modelar árvores de forma harmoniosa e artística. A palavra japonesa "bonsai" poderá ser traduzida pela expressão "árvore plantada num tabuleiro", devido à forma do vaso que suporta a planta. Com uma tradição de quase 2 000 anos no Oriente, este hobby está intimamente ligado ao amor e à observação da Natureza. Uma árvore só se transforma num bonsai através da conjugação do elemento natural com a técnica.”
Uma espécie de filosofia de vida dentro da relação homem versus natureza vesus cultivo da harmonia.





Onde teria surgido a técnica do Bonsai?
Segundo referências bibliográficas, citadas no site Terra Bonsai, (http://www.terrabonsai.com.br) o bonsai nasceu na China, no séc. II D.C., na dinastia Tang. Dois séculos depois, através dos monges budistas chegou ao Japão e a partir daí se difundiu para todo o mundo.
No Brasil, o bonsai





foi introduzido com a imigração japonesa, no início do séc. XX.
Lucélia Muniz
Nova Olinda-CE.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!