19/06/2010

Culto a Beleza





















“O culto ao belo sempre esteve ligado à história da evolução humana e por influência de diversos fatores como a época e cultura, diferentes padrões e ideais de beleza foram adotados. Na tentativa da conquista destes, há milênios a humanidade utiliza-se de diversos artifícios e produtos.

Existem registros de aproximadamente 3.500 anos a.C. que indicam o uso de pinturas e ungüentos aromáticos pelos antigos egípcios.

Em nome da vaidade, muitas pessoas morreram na Antiguidade Clássica pela ingestão ou uso tópico de substâncias tóxicas, que continham grande quantidade de metais pesados. Durante a Idade Média, mulheres vaidosas que utilizavam ervas para embelezamento eram acusadas de bruxarias e queimadas vivas.

Com o avanço científico do Renascimento, os segredos da arte cosmética foram aprimorados, as receitas caseiras espalharam-se e nos séculos XVII e XVIII itens como perucas, pós-de-arroz, rouges, perfumes e cremes já movimentam intensamente o comércio cosmético em Paris, tornando a produção de perfumes peça-chave na economia francesa.

No final do século XIX a cosmética já estava consolidada como um dos negócios mais lucrativos. A higiene tornando-se mais freqüente e a emancipação da mulher foram fatores primordiais para que a indústria investisse cada vez mais em sabonetes, xampus, cremes, batons e outros produtos e tratamentos de beleza, que venceram preconceitos, saíram das telas holliwoodianas e chegaram até as donas-de-casa.

Com o desenvolvimento científico-tecnológico, os cosméticos deixaram de ser agressivos, a busca pelo ideal de beleza passou a envolver o bem-estar físico e mental.

Sem perder tempo, as indústrias têm feito grandes investimentos no setor, que em crescimento acelerado oferecem produtos e serviços para satisfazer plenamente o consumidor, que, além de embelezar atuam como produtos de tratamento, atuando diretamente no organismo, causando efeitos surpreendentes.”

As fotos é uma homenagem a Beleza de alguns Amigos de Orkut: Mukinha, Allison Aragão, Antonio, Ary, Ayrton, Bruno Alves, Edezyo Jalled, Evandro Mendonça, Gilberlanio Rodrigues, Gleidson, John William, Júnior, Sandres, Tiago Cardoso, Victor Araújo, Wellison, Amarish Kumar, Hans, Juciê, Rivos.

2 comentários:

  1. Não tem nenhuma foto minha. Buááááááááaááá!
    Realmente, o conceito de beleza é relativo, ou, como dizem: a beleza está nos olhos de quem vê.
    Vc já viu os comentários prá vc no meu blog? Faça mais postagens!!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi os comentários em seu Blog!!! Obrigada pelo convite e em breve mandarei outros posters, OK!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!