16/08/2010

ENTREVISTA com Lucélia Muniz da França em 13 de agosto de 2010 realizada pelo Aluno do 1º E Ygor Kleber Campos Lima


1. Qual o local e data do seu nascimento? Nasci em Crato-CE no dia 09 de março de 1979.

2. Qual o nome de seus pais?
Antonio Cardoso de Muniz e Maria Constância da França Muniz.

3. Que características marcantes herdou de cada um, ou seja, do pai e/ou da mãe?
Meu pai era agricultor, dele herdei a paixão pela terra, gosto muito do campo e, de minha mãe, a minha profissão, assim como ela, me tornei uma professora.

4. Qual a importância da sua família para a origem de sua história de vida? Minha família é uma estrutura essencial em minha vida. Com a educação que recebi construí meus valores, meu caráter e, minha força para batalhar em busca de meus projetos de vida.

5. Quando iniciou seus estudos?
Aos 07 anos de idade na Escola Paulo Sarasate, atualmente desativada, no Sítio Tabuleiro em Nova Olinda-CE.

6. Você fez muitos cursos? Quais?
Sou Bacharel em Ciências Econômicas com Habilitação em Matemática.

7. Possui muitos títulos? Quais?
Tenho muitos cursos na área de Meio Ambiente, como por exemplo, “A Juventude e a Convivência com o Semi Árido”, na área de Economia, como “Auxiliar de Administração de Empresas”, na área de Informática, como “Montagem e Manutenção de Computadores” e, esse é um campo que nunca vou deixar de investir, inclusive no momento estou fazendo um Curso onde é trabalhado o Sistema Operacional Windows e o Linux Educacional. Na área de educação já ministrei um curso de Matemática intitulado de “Matemática Dinâmica” com carga horária de 80 H/A.

8. Qual sua profissão? Porque a escolheu?
Sou Professora. Nasci numa família de professores, tias, irmãos, inclusive minha mãe era uma professora que lecionou durante 36 anos, então, não poderia ser diferente.

9. Quais suas maiores conquistas profissionais? Está exercendo minha profissão, sendo a educação um campo muito concorrido e, conseguir em 2008 abrir uma Escola de Informática mais dois amigos: Gleidson Macedo e Valdécia Oliveira.

10. Que objetivos já alcançou?
Tenho 09 anos de experiência como Professora, fui Professora Coordenadora de Área - PCA durante 02 anos na EEFM Padre Luís Filgueiras. E, consegui montar minha própria Escola de Informática é um grande desafio, sendo que, este ano conquistei uma vaga para Professora do Laboratório de Informática na EEFM Padre Luís Filgueiras.

11. Qual o maior desafio profissional que já enfrentou?
Um desafio que ainda tenho que superar é conseguir mim efetivar como professora, ainda exerço minha profissão como professora contratada por tempo determinado.

12. Quais os seus planos para o futuro?
Fazer uma Pós-Graduação em Matemática, o quanto antes, se possível. Comprar a casa própria, mim efetivar como professora, realizar investimentos na Click Informática, a escola de Informática que abri mais dois amigos.

13. Qual seu estado civil? Solteira.

14. Qual o nome do seu cônjuge [esposa(o)]?
Não sou casada.

15. Qual o local e data do seu casamento?
-

16. Onde e como conheceu o cônjuge?
-

17. Você tem filhos? Quantos? Não.

18. Qual a formação profissional dele(es)? -

19. Que acontecimentos bons e ruins marcaram sua vida afetiva?
A morte de meus pais foi um grande impacto em minha vida, mas a permanência de meus irmãos juntos e unidos para superar os obstáculos foi algo maravilhoso.

20. Que acontecimentos moldaram o seu caráter, forma de pensar e agir?
Diante da morte de minha mãe, num momento em que eu tinha 14 anos de idade, tive a certeza que daquele momento em diante tinha que aprender a ser forte diante de uma nova realidade, principalmente a da ausência e da saudade.

21. Que obstáculos enfrentou e como superou?
Para concluir um Curso Superior tive que começar a trabalhar muito cedo para conseguir pagar meus estudos. Quando meus irmãos começaram a casar-se, constituindo família, tive que morar sozinha e continuar trabalhando para mim manter.

22. Você acredita está contribuindo para a educação hoje? De que forma?
Sim. Como Professora procuro sempre está fazendo cursos para me reciclar e participo dos projetos que a escola desenvolve. No Laboratório de Informática, tento levar uma mensagem de reflexão sobre a vida, nas datas comemorativas, realizamos momentos que dão forma a muitas discussões interessantes.

23. Quais suas contribuições na construção da história da nossa cidade?
Tenho 08 anos de participação no Movimento Social de nosso município. Comecei participando do Universidade Solidária, depois da Associação de Moradores do Sítio Patos em Nova Olinda-CE, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Jaguaribe, do Grupo de discussão racial Pantera Negra e do Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável-IDSS. Atualmente, sou Presidente da Unidade Executora da EEFM Padre Luís Filgueiras atuando como voluntária. Também tenho um Blog intitulado de Reflexões de Lucélia Muniz com o endereço http://www.luceliamuniz.blogspot.com/ onde procuro fazer postagens divulgando o nosso município, seja no relato de sua história, em estatísticas e dados, na questão ambiental, cultural, dentre outras.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!