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Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

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29/04/2010

- Projeto - Nossa Origem!!! Nossos Valores!!!











Apresentação O Projeto Nossa Origem!!! Nossos Valores!!! é uma ação realizada pelos professores da área de ciências da natureza em parceria com os demais professores e que tem como protagonista desse processo, o aluno que está matriculado nas turmas de 1°, 2° e 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras. Foi elaborado a partir do Programa Ética e Cidadania: Construindo Valores na Escola e na Sociedade, priorizando as Relações étnico–raciais no campo dos direitos humanos. Como o próprio título do Projeto explicita, da denominação Nossa Origem!!!, temos um olhar que se volta aos nossos troncos raciais: o branco, o negro e o indígena, pensando as relações étnicos – raciais e a importância de cada povo na nossa origem e formação. Enfatiza a valorização da cultura e da história dos afro-brasileiros e africanos com base na Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e da outras providencias. Na segunda parte do título do Projeto – Nossos Valores!!!, uma ênfase a importância de cada ser humano, pensando nossos valores – Amor, União, Cooperação, Respeito, Solidariedade, dentre tantos outros, necessários seja na relação aluno x aluno, aluno x professor, professor x professor, enfim na nossa própria vivência em sociedade.

* FOTOS dos alunos que representaram o Projeto no Desfile do 14 de Abril de 2010.

Educação Especial

“A deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa.”




Não chamo de desafio, mas é uma experiência diferente estar no Laboratório de Informática da E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras com os alunos da Educação Especial. Manusear o computador exige certa coordenação, porém não vejo isso como um fator limitante porque os alunos conseguem utilizar o Programa de desenho do Linux Educacional denominado de Tux Paint e adoram os vídeos do Yootube, normalmente vídeos com músicas de seus cantores preferidos. Também gostam de alguns joguinhos que se pode encontrar através da Internet. Meu carinho por essa turminha é todo especial!!!

28/04/2010

O Papel do Educador










Segundo Paulo Freire:


"O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os "argumentos da autoridade" já não valem. Em que, para ser-se, funcionalmente, autoridade, se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas. Já agora ninguém educa ninguém, como tão-pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo."

Comecei a lecionar no ano de 2001. Minha primeira oportunidade de trabalho foi no Centro Educacional Avelino Feitosa uma escola da CNEC (em Nova Olinda-CE), local onde estudei da 5ª série do Ensino Fundamental ao Pré-Vestibular. Depois desta escola ser extinta fui para o Centro de Educação Básica –CEB (em Nova Olinda-CE). Daí em diante não parei mais...Trabalhei na E.E.F.M. Menezes Pimentel (em Potengi-CE), na E.E.F.M. Raimundo Moacir Alencar Mota (em Assaré-CE), na E.E.F.M. Adrião do Vale Nuvens (em Santana do Cariri-CE), na Escola Santa Tereza (em Altaneira-CE) e na E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras (em Nova Olinda-CE) onde estou atualmente.

27/04/2010

I Want To Know What Love Is de Mariah Carey - Composição: Mike Jones




I gotta take a little time
A little time to think things over
I better read between the lines
In case I need it when I'm colder
In my life
There's been heartache and pain
I don't know
If I can face it again
Can't stop now
I've traveled so far
To change this lonely life
I wanna know what love is
I want you to show me
I wanna feel what love is
I know you can show me
Gonna take a little time(take a litlle time)
A little time to look around me (ooh)
I've got nowhere left to hide (nowhere left to hide)
It looks like love's finally found men (oooh)
In my life
There's been heartache and pain
I don't know
If I can face it again
Can't stop now
I've traveled so far
To change this lonely life
I wanna know what love is (Ooooh-oh)
I want you to show me (Meeeeee-ee)
I wanna feel what love is (Feel what love is)
And I know you can show me (Show me, I wanna know)
I wanna know what love is (I wanna know)
I want you to show me (And I feel you so much love)
I wanna feel what love is
And I know you can show me
Oh, let's talk about love


Tradução

[Quero saber o que é o amor]
Eu tenho que dar um tempo
Um pouco de tempo para pensar melhor nas coisas
É melhor eu ler nas entrelinhas
Caso eu precise quando estiver mais velha

Na minha vida houve mágoa e dor
Não sei se consigo encarar isso de novo
Não posso parar agora, já viajei até aqui
Para mudar esta vida solitária

Quero saber o que é o amor
Quero que você me mostre
Quero sentir o que é o amor
Sei que você pode me mostrar

Vou dar um tempo
Um tempo para olhar a minha volta
Não tenho mais onde me esconder
Parece que o amor finalmente me encontrou

Na minha vida houve mágoa e dor
Não sei se consigo encarar isso de novo
Não posso parar agora, já viajei até aqui
Para mudar esta vida solitária

Quero saber o que é o amor
Quero que você me mostre
Quero sentir o que é o amor
Sei que você pode me mostrar

(Quero saber)
Quero saber o que é o amor
Quero que você me mostre
Quero sentir o que é o amor
Sei que você pode me mostrar

Eu quero saber o que é o amor
Eu quero que você me mostre
Eu quero sentir o que é amor

26/04/2010

Música Hora do Adeus - Composição: Luiz Gonzaga



O meu cabelo já começa pratiando
Mas a sanfona ainda não desafinou
A minha voz vocês reparem eu cantando
Que é a mesma voz de quando meu reinado começou
Modéstia à parte é que eu não desafino
Desde o tempo de menino
Em Exu no meu sertão
Cantava solto que nem cigarra vadia
E é por isso que hoje em dia
Ainda sou o rei do baião
Eu agradeço ao povo brasileiro
Norte Centro Sul inteiro
Onde reinou o baião
Se eu merecí minha coroa de rei
Esta sempre eu honrei
Foi a minha obrigação
Minha sanfona minha voz o meu baião
Este meu chapéu de couro e também o meu gibão
Vou juntar tudo dar de presente ao museu
É a hora do Adeus
De Luiz rei do baião






- Aprendi a ouvir e gostar das músicas que falam de Meu Sertão com o meu pai quando ainda eu era criança. Quando ele chegava da roça costumava ouvir uma Rádio de Farias Brito onde o radialista recitava poemas e tocava músicas que valorizavam as caracteristícas do sertão. Meu pai tinha uma "radiola" onde ele colocava pra tocar seus "LPs". Essa é pra você - Antonio Belo - Papai... música do Rei do Baião!!!

Dica de Filme: Náufrago (Cast Away)

Sinopse:

"Chuck Noland (Tom Hanks) um inspetor da Federal Express (FedEx), multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva (Helen Hunt) e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização."

- Relacionei este filme ao chamado "Isolamento Social" de
Èmile Durkheim. Diante da falta de convivência com outras pessoas o personagem do filme personifica a figura humana num objeto como meio de manter a comunicação.Não um isolamento que parte da ideia de que o indivíduo se exclui da sociedade, mas de uma exclusão social forçada pelas circunstâncias - um acidente aéreo.Dá um bom debate para uma aula de Sociologia.

Dica de Filme: O Clube do Imperador (The Emperor's Club)

Sinopse

"William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear."

25/04/2010

Visitem o site do Movimento Marina Silva: por um Brasil Democrático e Sustentável no endereço: http://www.movimentomarinasilva.org.br/


 

"No Movimento somos todos aprendizes de um novo jeito de fazer política. Por isso, muitas vezes é preciso desaprender - e ousar fazer aquilo que nunca foi feito.”

22/04/2010

Dia 22 de abril – Dia da Terra!!! Preserve!!!


O Dia da Terra foi criado pelo Senador americano Gaylord Nelson. Em 22 de abril de 1970, o político convocou o que foi considerado o primeiro protesto contra a poluição. De acordo com dados divulgados na época, mais de 20 milhões de pessoas participaram do ato em todos os EUA.
Hoje, o Dia da Terra é celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de 1 bilhão de pessoas.
No Brasil
Não há, no país, organismos que reúnam formalmente as atividades para o Dia da Terra. Entre as ações isoladas para a data destaca-se o lançamento da Carta da Terra, da ONG Carta da Terra Brasil. A entidade elaborou uma carta em que defende o respeito à comunidade da vida; a integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia e paz.
Disponível em:
http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23955949
Acesso em 22 de abril de 2010.

Veja logo abaixo o vídeo da

Campanha Carta da Terra 2010 – Começa com você!

 


21/04/2010

O humano como expressão da consciência crítica da vida SOMOS ETERNOS APRENDIZES


É chegado a hora! A vida nos envolve como se num gole adocicado de um manjá divino. Temos muito a percorrer, a caminhada é longa, mas não podemos esperar pelo amanhã. Chega de alegar as amarras do nosso passado, basta de colocar a culpa no sistema e entregar-se ao controle da corrupção política e moral. Já rompemos as correntes físicas da escravidão, porém continuamos presos as correntes do ser interior – de uma ideologia nociva a nosso crescimento espiritual e de nossa formação humana. O que fizeram com a nossa capacidade de enxergar o mundo, de perceber a importância de nossos irmãos? Será que voltamos a viver em um mundo como o descrito na alegoria da “Caverna” - comentado por Platão? Como então falar do que restou de todas as Revoluções realizadas por tantos operários, mundo afora? Ah ... vamos esquecer então? Enterrar no mais profundo de nosso interior, onde ninguém possa perceber ou que nem nós mesmos possamos sentir? Afinal, sentir o que – perceber o que? Sentir que antes de tudo, somos seres humanos e que temos a capacidade de começar a pensar um mundo melhor para vivermos! Sonhar, idealizar, projetar e executar ações que iniciem um “novo momento histórico”! Não um momento fugaz, mas um momento único, transcendental ... construído com base no que somos e no que temos a construir agora! I have a Dream – a quanto tempo Martin Luther King, disse tal frase, mas a força de suas palavras inspiram e traduzem muitos “movimentos” até hoje. Que possamos então sonhar o nosso próprio SONHO – assim como Martin Luther King sonhou uma nação mais justa e igualitária para todos .... que possamos pensar a PAZ para o mundo como Mahatma Gandhi, pensou ... que possamos ROMPER com o que nos destrói a cada dia e ainda ousa permanecer atormentando a vida de muitas gerações! Somos VIDA, somos CONSCIÊNCIA CRÍTICA da voz de um povo que clama por Justiça, Paz, Amor, Solidariedade, Respeito, Liberdade, União, Prosperidade! No fim do túnel, não existe o caos, mas a possibilidade de nos reerguermos – como a “Fênix” da tradição egípcia. Basta de ações que suscitam a chamada “Escravidão Moderna”, de pessoas que nos tratam como objetos, descartáveis, máquinas ... - Mal feitores, nem sabem de nosso potencial ... pois temos muita capacidade: criativa, humana, existencial ... - E eles? Parecem que foram despejados da “caixa de Pandora”! Isso pode até parece uma súbita explosão de idéias, simplesmente idéias ... engano!.... estou escrevendo o que sinto baseado no pouco que li, mas nessas palavras tenho muito a expressar, ainda que talvez não se encontre nestas linhas grandes citações ou nomes de grandes personalidades históricas ... Também quem realmente foi ou é uma grande personalidade histórica? É! Acho que encontrei uma grande arca, uma espécie de “Arca da Aliança” como a dos hebreus! Sabe quem são meus heróis? A maioria já morreu... e tem muitos ameaçados de morte mundo afora, mas eles não desistem! São os operários, são as pessoas do Movimento Social, são as pessoas conscientemente politizadas, armadas pelo desejo e anseio de mudança política, econômica e social. Portanto, a necessidade de nossa formação humana deve ser contínua, precisamos nos saciar na “Fonte da Sabedoria,” caminhar buscando um conhecimento que consiga ilustrar a importância do que somos e de onde vivemos. Que sejamos então eternos aprendizes! E, se precisarmos de uma essência divina, inspiração para encontrarmos força, motivação, ânimo diante da vida, faremos então um chamado as nossas raízes, nosso povo, nossos troncos raciais – que toquem os tambores da África, que a alegria da dança dos rituais de nossos nativos indígenas nos contagie. Assim, não nos vestiremos de uma identidade individualista pautada e voltada apenas para o nosso próprio “eu”, mas nos revestiremos de algo bem maior, da “força coletiva” enraizada numa única imagem, nossa nação. Uma nação expressa por seu povo, representada como um todo, por todas as pessoas que a constituem ... sem diferenças, sem discriminação, respeitando a diversidade cultural intrínseca a cada povo. E assim, como numa marcha que clama numa única VOZ e entoa cantos que se fazem ouvir em todo mundo – gritaremos por JUSTIÇA! Psiu... psiu ... você consegue ouvi-los? Eles estão lá fora! Mas, você está tão ocupado, sua vida já é tão corrida que falta tempo para olhar a sua volta! É, eu entendo! E o pior, é que essa escuridão implantada neste mundo, onde vivem tantas pessoas, as tornam cegas, inválidas, insensíveis! “(...) Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias”. Assim diz o trecho do Salmo – Deus, pastor dos homens – então, que Deus nos proteja e ilumine: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Lucélia Muniz da França.

Nova Olinda, 02 de setembro de 2007.