20/04/2012

Como o professor-tutor pode promover a interatividade em diferentes espaços educativos?


O papel do Professor na Sala de Aula Interativa


            Vivemos na chamada “Sociedade da Informação” onde a relação entre quem transmite e quem recebe a informação passa por mudanças, quebra de paradigmas.
            O agente receptor da informação não é mais passivo diante dessa nova realidade.
            Em uma sala de aula, o professor sai do papel de mero transmissor de informação e cria possibilidades, onde o aluno participa da construção do conhecimento.
            O Professor passa a coordenar esse processo e a sistematizar as experiências de seus alunos.
            Esse novo olhar sobre a relação professor-aluno gera um conhecimento dinâmico capaz de melhorar o ensino-aprendizagem.
            Através da Internet temos um leque de oportunidades para pesquisas e dentro de uma sala de aula interativa somos não apenas receptores de informações, somos colaboradores, pois contribuímos e interagimos neste espaço.


            Costumo utilizar uma das ferramentas de comunicação disponíveis na Internet que é o Blog. A mais de 01 ano desenvolvo um Projeto intitulado - Rede de Blogs de Nova Olinda: uma ferramenta de divulgação e interação. Os alunos que participam desse Projeto passam inicialmente por uma Oficina de criação de Blog, depois realizam entrevistas com pessoas de nosso Município, Nova Olinda. Pessoas que contribuem para nossa cultura, para nossa história. Gravam, editam e publicam os vídeos no Youtube para posteriormente socializar no Blog que hospeda as atividades do Projeto. Para interagir com os blogueiros locais criamos um Selo, uma imagem link-me que interliga todos os blogs. Atualmente 20 pessoas participam do Projeto que acontece no Laboratório de Informática da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Nosso grande desafio é a capacidade de aliar tecnologia a valorização e divulgação da nossa história e da nossa cultura. A página do Blog que hospeda o Projeto é:


            Acredito na aprendizagem colaborativa, respeitando as limitações de cada pessoa envolvida no processo de aprendizagem, tendo o professor como mediador e coordenador desse processo.   

Lucélia Muniz da França – Professora, Coordenadora da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.

8 comentários:

  1. Corretíssima nas idéias e colocações! O Poder Público deveria ter esta concepção.
    Respeitar e valorizar quem educa, ensina e forma cidadãos e cidadãs também faz parte deste processo.

    ResponderExcluir
  2. Agradecida pela sua visita ao meu Blog!!! Muito obrigada!!! Grande Abraço!!! Um final de semana abençoada!!!

    ResponderExcluir
  3. A metodologia educacional vem evoluindo e se aperfeiçoando nos tempos atuais.Acho válido qualquer iniciativa que favoreça alem do aprendizado,uma sintonia perfeita entre aluno e mestre.Antigamente só o professor falava e o discípulo achava que aprendia,era na base do decoreba.Parabéns pelo belo trabalho que fazes dentro do teu município divulgando, orientando e sobretudo fazendo que os alunos façam com prazer.

    ResponderExcluir
  4. Danubio,
    Agradeço por acompanhar as postagens de meu Blog, pela atenção e pelo incentivo!!! Grande Abraço!!! Um final de semana abençoado!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lucélia,
    tbm sou Muniz e vim agradecer a visita ao meu blog. Gosto do trabalho com blogs na educação, fiz isso em 2010 e 2011 com turmas do Ens. Fundamental I. Se quiser conferir, acesse:

    http://turmadapropaty.blogspot.com

    um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tinha percebido que temos o mesmo sobrenome - MUNIZ! Agradecida pela visita!!! Grande Abraço! Um final de semana abençoado!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucélia!!
    Gostei de Reflexões de Lucélia Muniz ..
    Bastante artigos para ser lido e tudo indica que são muito bons!
    Um grande beijo.

    http://trovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por visitar e está seguindo meu Blog!!! Valeu!!! Bjs...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!