Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

25/04/2012

Geneana com José Amilton! Zé – Meu irmão, Rezamos pela sua recuperação!!!


 “O tempo de fé é a reconstrução de nós mesmo, é acreditarmos em Deus.”

21/04/2012

Confira o Site diHITT – muito mais notícias!!!


O “diHITT é um site para a troca e divulgação de notícias, blogs e opiniões. O diHITT tem textos e artigos interessantes, gente formadora de opinião e muita interatividade. No diHITT você vê o mundo com o olhar da diversidade dos seus participantes.”

Acesse pelo endereço:

Minha Conta no diHITT:

20/04/2012

Como o professor-tutor pode promover a interatividade em diferentes espaços educativos?


O papel do Professor na Sala de Aula Interativa


            Vivemos na chamada “Sociedade da Informação” onde a relação entre quem transmite e quem recebe a informação passa por mudanças, quebra de paradigmas.
            O agente receptor da informação não é mais passivo diante dessa nova realidade.
            Em uma sala de aula, o professor sai do papel de mero transmissor de informação e cria possibilidades, onde o aluno participa da construção do conhecimento.
            O Professor passa a coordenar esse processo e a sistematizar as experiências de seus alunos.
            Esse novo olhar sobre a relação professor-aluno gera um conhecimento dinâmico capaz de melhorar o ensino-aprendizagem.
            Através da Internet temos um leque de oportunidades para pesquisas e dentro de uma sala de aula interativa somos não apenas receptores de informações, somos colaboradores, pois contribuímos e interagimos neste espaço.


            Costumo utilizar uma das ferramentas de comunicação disponíveis na Internet que é o Blog. A mais de 01 ano desenvolvo um Projeto intitulado - Rede de Blogs de Nova Olinda: uma ferramenta de divulgação e interação. Os alunos que participam desse Projeto passam inicialmente por uma Oficina de criação de Blog, depois realizam entrevistas com pessoas de nosso Município, Nova Olinda. Pessoas que contribuem para nossa cultura, para nossa história. Gravam, editam e publicam os vídeos no Youtube para posteriormente socializar no Blog que hospeda as atividades do Projeto. Para interagir com os blogueiros locais criamos um Selo, uma imagem link-me que interliga todos os blogs. Atualmente 20 pessoas participam do Projeto que acontece no Laboratório de Informática da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Nosso grande desafio é a capacidade de aliar tecnologia a valorização e divulgação da nossa história e da nossa cultura. A página do Blog que hospeda o Projeto é:


            Acredito na aprendizagem colaborativa, respeitando as limitações de cada pessoa envolvida no processo de aprendizagem, tendo o professor como mediador e coordenador desse processo.   

Lucélia Muniz da França – Professora, Coordenadora da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.

18/04/2012

Andragogia e a arte de ensinar aos adultos



“Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados.
Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla.
São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da motivação e da experiência dos aprendizes adultos.
Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo.
Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas, do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.”
Ref: Gabriel Perissé
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

17/04/2012

Hoje respondi um Questionário de uma Pesquisa voltada para o mapeamento dos usuários da Blogspot


O Programa de Pós-graduação de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com a UFAM e a UFMG, esta envolvida no projeto InWeb (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Web) para mapear alguns dados da internet e comportamentos dos usuários no Brasil. 

Henrique Dias
Master Student at PPGC - UFRGS
http://www.inf.ufrgs.br/~hdpsantos
Membro desse grupo está fazendo analises sobre os blogs no Brasil, particularmente a plataforma do Blogspot.

A pesquisa é voltada para o mapeando dos principais autores do Blogspot. Fui convidada através de e-mail por Henrique Dias para responder um questionário sobre o meu perfil no Blogspot. Desde já, agradeço pelo convite! E, parabenizo pela iniciativa da pesquisa.
Ao final da pesquisa irão fornecer um link com os resultados e pretendo divulgar para socializa-los com todos!

16/04/2012

Nome da Doença: Tensão nervosa (controla o emocional) (ajuda nos sintomas)


Tratamento: Segundo Abdalla (dirceu@paz.com.br), uso interno composto Dirceu: Calma, com as seguintes plantas: alecrim, artemisia, cevada, alfavaca, hortela, melissa, mulungu, passiflora, poejo, camomila, 3 vezes ao dia. Em casos de perda de controle emocional ao ponto de encaminhar para um descontrole tipo "surto psicótico", Teles recomenda o uso da planta MULUNGU (Erytrina mulungu), na forma de decocto da casca, ou uma formulação farmacêutica já encontrada nas boas farmácias fitoterápicas.
 
Sintomas: Emoções em Exagero: Nervosismo, Tensão e Ansiedade Podem ser Responsáveis por Doenças Psicossomáticas Conhecidas há mais de um século, as doenças psicossomáticas podem influir na saúde do corpo de maneira intensa. O mecanismo que faz surgir a doença é aparentemente simples: o cérebro possui uma região chamada hipotálamo, diretamente ligada a uma glândula - a hipófise. Essa glândula, localizada bem embaixo do cérebro, produz hormônios que praticamente controlam todas as funções do organismo. Como o hipotálamo é uma espécie de antena captadora das emoções e sentimentos mais intensos, essas emoções acabam alterando o funcionamento do hipotálamo e sua relação com a hipófise. O resultado é quase sempre catastrófico: doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa. O processo é particularmente grave nos adolescentes. Eles desenvolvem desde uma simples acne até casos de câncer, fazendo chegar ao organismo alterações emocionais provocadas por conflitos familiares. O problema tende a se agravar com o tempo. É necessário o atendimento psicológico para que a pessoa reconheça e compreenda que a origem de suas dificuldades está nos distúrbios emocionais. Cefaléia Entre os vários sintomas causados ou agravados por distúrbios psicológicos está a cefaléia. A causa principal é uma contração crônica da musculatura facial e cervical posterior. Gastrites e Úlceras Tanto a gastrite quanto a úlcera do duodeno são doenças profundamente ligadas ao estado emocional da pessoa. Uma das causas do distúrbio é uma elevação da quantidade de ácido clorídrico produzido pelo estômago, que passa a corroer a parede do próprio órgão. Os sintomas são dor de estômago, azia, enjôo e sensação de peso na barriga. Asma e Bronquite A dificuldade respiratória que um asmático sente provém de um estreitamento do calibre dos brônquios, o que impede a passagem do ar para os pulmões. A doença evolui através de crises e quase é causada por fatores hereditários e alérgicos. O estresse agrava o quadro. Dermatite Seborréica, Acne e Eczemas É difícil acreditar mas a caspa e a acne estão também relacionadas com a tensão nervosa. Tanto uma como a outra são manifestações que fazem as glândulas da pele produzirem secreção oleosa em excesso. Os eczemas que provocam vermelhidão e descamação da pele, pioram muito quando a pessoa está angustiada ou ansiosa. Muitos médicos acreditam que o estresse seja uma das principais causas do eczema. Tensão Pré-Menstrual e Cólicas A síndrome pré-menstrual ocorre no período de três até catorze dias antes da menstruação. Essa fase corresponde à elevação de hormônios femininos na circulação. Um dos sintomas mais característicos da tensão pré-menstrual é a retenção de líquidos que dá origem a um grande mal-estar, cansaço, dores no seio e náuseas. Muitas vezes o problema é acompanhado de depressão e de nervosismo intensos. Para muitos estudiosos estes problemas estão ligados a fatores psicossexuais, além é claro, das alterações hormonais. Hipertensão Arterial Esta pode ser a doença que mais sujeita as alterações por interferência de fatores emocionais. A hipertensão pode ter causas desconhecidas ou origina-se de doenças dos rins ou do coração. Este é um mal que atinge mais de 15% da população brasileira. O perigo é o não reconhecimento do mal pois seus sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. São geralmente a dor de cabeça, tontura, zumbidos nos ouvidos, cansaço e fraqueza. Se você se encaixa neste perfil, vive mais que intensamente as emoções, e abala por muito pouco – procure a orientação de um médico. Copyright © 2006 Bibliomed, Inc. 09 de maio de 2006.
   
Dieta e Recomendações: Dr Degmar recomenda a dieta: diminuir alimentos estimulantes, tais como carne vermelha, café, refrigerantes (mesmo diet pois tem cafeina), chocolate, guaraná, etc. e gorduras saturadas. Aumentar consumo de mel, frutas e legumes. Praticar técnicas de relaxamento, yoga, tai chi, meditação, exercícios físicos, etc.

Acesso em 16 de Abril de 2012.