Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

31/08/2012

Te Ofereço Paz

“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”

30/08/2012

13ª Romaria das Comunidades (CEBs) ao Caldeirão Beato Zé Lourenço - 2012


CALDEIRÃO DAS LUTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CARIRI

FONTE (Facebook): Cebs Intereclesial

22/08/2012

Babosa: uma planta bioativa de múltiplas finalidades


A babosa, ou aloés, é uma planta de origem africana, amplamente conhecida na cultura popular mundial e brasileira, especialmente por suas propriedades medicinais no tratamento de queimaduras e doenças da pele. Na indústria de cosméticos, a babosa é identificada, também, por seu nome científico, Aloe vera ou, ainda, Aloe barbadensis e possui grande aplicação na produção de xampus e sabonetes. Contudo, seu uso remonta à história de muitos povos, como egípcios, judeus, árabes e africanos. Na Bíblia, é citado o seu uso na aromatização de ambientes.
Embora a espécie mais conhecida e estudada seja a Aloe vera, existem pelo menos outras 350 espécies, algumas com ocorrência no Brasil. Este fato justifica um cuidado maior na identificação da espécie, uma vez que elas possuem propriedades terapêuticas diferentes, bem como efeitos toxicológicos distintos.
Existem muitos estudos sobre a babosa, comprovando suas propriedades medicinais que vão desde laxante, depurativa, hepática e vermífuga, passando por tônico capilar, cicatrizante da pele e mucosas, até atividades antitumorais, anti-inflamatória e antidiabética. O acemanano, principal polissacarídeo das folhas e substância responsável pelas propriedades terapêuticas da babosa, é reconhecido cientificamente como um extraordinário imunoestimulante. Pesquisadores do mundo todo têm dedicado tempo ao estudo da babosa no tratamento de doenças como câncer, leucemia, psoríase, lúpus entre outras. Com tanto interesse sua dosagem e forma de uso já está bem documentada, assim como sua contra indicação para gestantes e lactantes e uso interno em crianças e portadores de apendicite, varizes e afecções renais.
Contudo, as utilidades da babosa vão além da esfera médica. A mucilagem das folhas, devido à sua viscosidade, já foi testada para diversas finalidades: adesivo natural para próteses dentárias; a essência das folhas é utilizada na indústria de bebidas para fabricação de licores, tônicos digestivos e alguns tipos de cerveja; o óleo extraído das raízes é empregado como aromatizante em bebidas tipo licores e vermutes, além de pudins, gelatinas e outros doces; as fibras das folhas podem ser usadas na fabricação de cordas, esteiras e tecidos de textura mais grosseira.
A babosa, por ser uma planta perene de fácil manutenção e rústica, também apresenta um aspecto ornamental bastante interessante, sendo comumente usada na composição paisagística de jardins particulares e passeios públicos. Na agropecuária, a babosa é citada como inseticida, larvicida, no combate às pulgas e à mamite bovina.
Uma das mais recentes descobertas sobre o potencial da babosa diz respeito à possibilidade de se obter biodiesel a partir de suas sementes. Um estudo realizado na Índia com duração de dois anos verificou ser possível extrair 20% a 22% de óleo das sementes de babosa. Nesse estudo, verificou-se ainda que o óleo de semente de babosa possui propriedades semelhantes a do óleo comestível de girassol.
No Brasil, um estudo realizado em Santa Catarina mostrou a viabilidade econômica do cultivo da babosa em sistema orgânico e sua industrialização para a fabricação de uma bebida em forma de suco. Nesse estudo, o lucro da agroindústria, a partir do segundo ano de cultivo, foi em torno de R$ 30 mil por hectare de babosa, com lucratividade acima de 20%. Evidentemente, os custos envolvidos na implantação de uma agroindústria são relativamente altos e requerem um estudo aprofundado do mercado que se pretende atingir e, em geral, de financiamentos para sua execução. Não obstante, pode vir a se tornar uma opção interessante para comunidades ou grupos de agricultores familiares que já possuam a estrutura física da agroindústria em sistema de associativismo ou cooperativo. 
Apesar de fazer parte do dia a dia de muitas famílias do meio rural e urbano por sua multifuncionalidade, seja como planta medicinal, ornamental ou de uso veterinário, a babosa apresenta baixa tolerância à geada e aos ventos frios, comuns em grande parte da região Sul do Brasil. Para seu aproveitamento em matrizes produtivas de maior escala, como a produção de biocombustível, ou como matéria-prima para indústria alimentícia ou farmacêutica são necessárias pesquisas para desenvolver cultivares e adaptar sistemas de produção que permitam sua adoção como alternativa econômica.

Gustavo Schiedeck - possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atualmente é pesquisador na Embrapa Clima Temperado e lotado na Estação Experimental Cascata. Tem experiência na área de Agroecologia e agricultura familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: horticultura, minhocultura e produção de húmus e plantas bioativas.

Acesso em 22 de Agosto de 2012.

Confira as imagens de uma babosa ornamental:
Fotos: Lucélia Muniz

20/08/2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA/ EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS “Em busca de igualdade. Estamos aqui.” 21 a 28 de agosto de 2012


TERÇA – FEIRA – 21/08
·        Abertura da Semana – Sensibilização;
·        (Histórico da Semana, participação de amigos e parceiros da Sala de Educação Especial e apresentações culturais);

QUARTA - FEIRA – 22/08
·        Visita a Sala de Atendimento Educacional Especializado de Santana do Cariri – CE – Caminhada de Sensibilização.

QUINTA - FEIRA – 23/08
·        Caminhada de Sensibilização pelas ruas de Nova Olinda – CE – participação da Fanfarra Filgueiras.
·        Oficina de Artes – professores da EEFM Padre Luis Filgueiras.

SEXTA - FEIRA – 24/08
·        Atividades esportivas com integração de jogos populares – Professores Romero Sisnando e Joana D'arc Duarte – Educação Física.

SEGUNDA - FEIRA – 27/08
·        Visita a APAE – Crato – CE.
Bem aventurados os que compreendem o meu estranho passo a caminhar.
Bem aventurados os que compreendem que ainda que meus olhos brilhem, minha mente é lenta.
Bem aventurados os que olham e não vêem a comida que eu deixo cair fora do prato.
Bem aventurados os que, com um sorriso nos lábios, me estimulam a tentar mais uma vez.
Bem aventurados os que nunca me lembram que hoje fiz a mesma pergunta
duas vezes.
Bem aventurados os que compreendem que me é difícil converter em palavras os meus pensamentos.
Bem aventurados os que me escutam, pois eu também tenho algo a dizer.
Bem aventurados os que sabem o que sente o meu coração, embora não o possa expressar.
Bem aventurados os que me amam como sou, tão somente como sou, e não como eles gostariam que eu fosse."

* (Autor desconhecido) *

19/08/2012

Dia Mundial da Fotografia – 19 de Agosto


O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto.
A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.
Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
·        O daguerreótipo é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa.

   O calótipo ou talbótipo foi um processo fotográfico pioneiro, antecessor da atual fotografia empregando negativo/positivo.

Dedico esta postagem, em especial, aos componentes da Rede de Blogs de Nova Olinda pelas tantas imagens já registradas durante as gravações feitas em Nova Olinda. A vocês meus parceiros incansáveis!
Arquivo de Imagens: Rede de Blogs de Nova Olinda – CE.

18/08/2012

DEFINIÇÕES...


Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.

Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.

Angústia é um nó muito apertado bem no meio do sossego.

Preocupação é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento.

Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa.

Certeza é quando a ideia cansa de procurar e pára.

Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.

Pressentimento é quando passa em você o trailer de um filme que pode ser que nem exista.

Vergonha é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora.

Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja.

Interesse é um ponto de exclamação ou de interrogação no final do sentimento.

Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado.

Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes.

Tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração.

Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma.

Amizade é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros.

Culpa é quando você cisma que podia ter feito diferente mas, geralmente, não podia.

Lucidez é um acesso de loucura ao contrário.

Razão é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato.

Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele.

Paixão é quando apesar da palavra “perigo” o desejo chega e entra.

Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado.
Não... Amor é um exagero... também não.
Um dilúvio, um mundaréu, uma insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego?

Talvez porque não tenha sentido, talvez porque não tenha explicação,
Esse negócio de amor, não sei explicar.

13/08/2012

13 DE AGOSTO – DIA DO ECONOMISTA!


Compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia.
Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo.
Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.
Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo. 

Acesso em 13 de Agosto de 2012.

11/08/2012

Trabalhando Jogos Antigos em Sala de Aula – Pentaminós


Trabalhei com meus alunos do Ensino Médio, turmas de 1º e 2º Ano a montagem do Jogo dos pentaminós.
Primeiro falei sobre a origem do Jogo e da explicação dada para as 12 peças que o compõe. Apesar de ser possível trabalhar várias resoluções de problemas, optei pela montagem de um retângulo.
Assim, o desafio seria utilizar todas as peças na montagem de um retângulo. Hora de utilizar estratégias de como memorizar a posição de cada peça! 
Distribui a xérox do desenho das peças, colamos em uma cartolina e em seguida recortamos. 
Ao colar as peças sobre a cartolina melhoramos a textura para poder manusear as peças na hora de formar o retângulo.  

Explicando o Jogo:
Pentaminós   
Os pentaminós pertencem a classe dos "poliminós", assim como o conhecidíssimo dominó. O termo "poliminó" teria sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.
Atentando para a forma, só existe um único tipo de dominó (dois "cubos" ou "quadrados" unidos por um dos lados). Se há um único tipo de dominó, existem dois tipos de triminós e cinco tipos de tetraminós. Já com os pentaminós o número pula a doze.
A proposta do pentaminós é a seguinte: cada peça é formada por 5 cubos, unidos pelos lados. O total são 12 peças diferentes, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções.
Para melhor entendimento, costuma-se nomear as peças pelas letras do alfabeto com as quais elas se parecem.
É importante esclarecer que, para solução dos problemas, as peças podem ser giradas em todos os sentidos.
Os problemas resumem-se na construção de formas geométricas, com a utilização de algumas ou todas as peças do jogo. Um problema interessante é o de se selecionar uma das peças, e com as demais (não há necessidade de se utilizar de todas) e reproduzi-la em escala maior.

Feliz dia dos estudantes!!!


´Estudar é olhar a vida com olhos de aprendiz: em cada momento novo achar motivos para ser feliz.`

08/08/2012

Acorde para Vencer


Não deixe que nada afete seu espírito. Envolva-se
pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo.
O bom humor é contagiante espalhe-o, fale de
coisas boas, de saúde de sonhos, de amor.
Ajude as outras pessoas a perceberem o que
há de bom dentro de si. Tudo que merece ser feito,
merece ser bem feito. Torne suas obrigações
atraentes, tenha garra e determinação. Mude,
opine, ame o que faz. Não trabalhe só por dinheiro
e sim pela satisfação da missão cumprida.
Lembre-se de que nem todos têm a mesma
oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo
melhor espere sempre o melhor.
Você pode tudo que quiser. Perdoe!!
Seja grande para os aborrecimentos, pobre para
a raiva, forte para vencer o medo. O trabalho é
uma das contribuições que damos à vida,
mas não se deve jogar nele todas as nossas
expectativas de realizações. E finalmente,
ria das coisas à sua volta, de seus problemas,
de seus erros, ria da vida. E... ame.
Antes de tudo, a você mesmo!


(autor desconhecido)

02/08/2012

Mais de 100.000 Acessos! Marca atingida hoje por meu Blog!


Cheguei agora a pouco do trabalho e quando acessei meu Blog, uma surpresa! Isso mesmo! Uma marca de mais de 100.000 acessos! Estou muito feliz!

Veja as estatísticas de hoje:
São 444 Comentários publicados, 748 Postagens, 207 Seguidores. Sendo que meu Blog foi criado em Setembro de 2009!

Agradeço e dedico essa marca dos 100.000 acessos aos seguidores do Blog e aos leitores que dão uma passadinha para conferir as postagens! É essa interação que mobiliza o “Mundo da Blogosfera”! Obrigada a tod@s!