quarta-feira, 10 de abril de 2013

Letônia

Localizado no continente europeu, o território da Letônia faz fronteiras com a Estônia (ao norte), Rússia (a leste), Bielorússia (a sudeste), Lituânia (ao sul), além de ser banhado pelo mar Báltico (a oeste e ao sul). Juntamente com a Lituânia e Estônia, a Letônia é uma das Repúblicas Bálticas.
Ex-integrante da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Letônia conquistou sua independência no dia 21 de agosto de 1991, esse país não se tornou membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo bloco econômico é formado por nações da extinta União Soviética. No dia 1° de maio de 2004, a Letônia passou a ser país membro da União Europeia (EU).
Aproximadamente 45% do território da Letônia é coberto por florestas, o país também possui um litoral pantanoso, com dunas de areia, além de cavernas e bosques, em especial na cidade de Sigulda. Essas características físicas proporcionam o turismo ecológico no país. Outro destino turístico na Letônia é Riga, capital nacional, com edifícios medievais e prédios de art nouveau, declarados patrimônio da humanidade.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Letônia são a agricultura, que se baseia nos cultivos de beterraba, cereais e batata; o turismo e a indústria, cujos principais segmentos são: alimentício, têxtil, madeireiro e de maquinário.
A população nacional desfruta de boa qualidade de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Letônia tem média de 0,769 (alto); a expectativa de vida é superior à 72 anos e a taxa de analfabetismo é uma das menores do planeta: 0,2%.
(...)
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
FONTE: http://www.brasilescola.com/geografia/letonia.htm
FOTOGRAFIA: Leonardo Mic

Um comentário:

Obrigada por visitar meu Blog!!!