10/10/2013

O Sonho de Seu Seu Françuli: o menino que queria voar

Hoje conheci o Museu  “A Invenção do Sertão” localizado no Município de Potengi-CE.

Em um grupo de Professores da Formação parceria Itaú Cultural/Fundação Casa Grande conhecemos de perto as histórias de um grande inventor conhecido como Seu Françuli.


Desde criança, quando viu um avião passando no céu, Seu Françuli resolveu que queria fazer história construindo uma invenção baseada em seus sonhos.


O menino que queria voar, resolveu fazer um aviãozinho. Começou a tentar faze-los usando pedaços de madeira. Viu que não estava dando muito certo e então começou a trabalhar com latas de óleo.


Seu Françuli explicou que seus primeiros moldes de aviões não ficavam tão bons, mas nunca desistiu de tentar melhorar cada vez mais.


Hoje ele utiliza placas de zinco para através de um desenho moldar e dá forma a suas criações. O mesmo afirma que constrói suas próprias ferramentas de trabalho. 


No Museu podemos observar uma variedade muito grande de modelos: desde o 14 BIS, o Zeppelin, helicópteros, jatinhos, caças, asa delta, para quedas e balões.


E de onde vem tanta inspiração?


O inventor do Sertão, Seu Françuli, diz que todas às noites sonha com um avião. Quando acorda rabisca num papel o modelo e depois coloca em prática sua criação.


Além de ser um grande inventor, Seu Françuli, se mostra um grande parceiro da Educação, inclusive dando Oficinas em Escolas para crianças.



Para visitar o Museu “A Invenção do Sertão” no Facebook acesse:


https://www.facebook.com/franculipotengi?hc_location=stream


Contato: (88) 9298-0585

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!