Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

30/01/2013

“A vida começa todos os dias...”

Chega a noite e é tão frio
E nos braços da noite
Só quero uma coisa – dormir.

E como é silêncio.
No canto da tela do computador
Vejo cada minuto passar.

Só espero os braços da noite
Me acalentar.
Enquanto escrevo só preciso
de uma certeza:

“A certeza de que a vida começa todos os dias...”

Peço a Deus que ilumine minha caminhada, e olhe também pelas vidas de muitas pessoas, anjos, que fazem meu mundo ser muito melhor.

Um Bom Dia!

Lucélia Muniz.

27/01/2013

LUTO pelas Vidas perdidas na tragédia de Santa Maria-RS

"Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça. A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta. Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, página arrancada de um mapa. A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27 de janeiro de 2013. As chamas se acalmaram às 5h30 da manhã, mas a morte nunca mais será controlada. Morri porque tenho uma filha adolescente que sempre demora a voltar para casa.
Morri porque já entrei em uma boate pensando como vou sair daqui em caso de incêndio. Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda. Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de saída. Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa. Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram. Morri sufocado de tanta morte. Como acordar de novo? O prédio não aterrisou da manhã, como um avião desgovernado na pista. A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados. Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro. Mais de duzentos e cinquenta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos. Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal. As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso. Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu.
As palavras perderam o sentido."

- Fabrício Carpinejar
 

26/01/2013

Sandália de Couro

Sempre ou melhor na maioria das vezes uso sandália de couro. Nem lembro desde quando, mas já faz muito tempo. Acho confortável e sem falar que é uma arte muito bela.
Aqui em Nova Olinda-CE é em Seu Espedito Seleiro que encontramos uma variedade de produtos confeccionados a partir do couro. Essa variedade vai desde bolsas, calçados e, arreios para os animais, dentre outros. Tudo é realmente muito belo. 
Tem uma certa curiosidade acerca das sandálias de couro. Dizem que na época do Cangaço, Lampião teria mandado fazer para ele e seu bando sandálias de couro com o solado quadrado, assim quando viessem atrás dele, tentando localizá-lo, não saberiam para que direção estaria indo, já que os rastros deixados na terra seriam quadrado.
Outras curiosidades de acordo com o site www.neusamodas.com.br

Diz a História que:
Mesmo um Faraó como Tutancamon usava calçados como sandálias e sapatos de couro simples (apesar dos enfeites de ouro);
Na Mesopotâmia eram comuns sapatos de couro cru amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolo de alta posição social;
Os calçados de couro dos legionários romanos as vezes eram munidos de pedaços de ferro na sola para dar maior durabilidade e proteção;
Na idade média tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante à das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra;
A partir da quarta década do século 20 grandes mudanças começam a acontecer nas indústrias calçadistas como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos principalmente nos calçados femininos e infantis.

Semana Pedagógica – Texto do SOS Professor! Confira!

De fato o ano letivo começa quando inicia a  Semana Pedagógica dentro da Escola. Infelizmente muitas não sabem verdadeiramente o que fazer na Semana Pedagógica e outras utilizam este precioso tempo apenas para ficar discutindo longos  textos, realizando dinâmicas de motivação, um oba-oba que não acrescenta nada de concreto ao trabalho que deverá ser realizado ao longo do ano.
Mas, o que é a Semana Pedagógica ? Porque ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la? Objetivamente falando a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Geralmente esta Semana Pedagógica ocorre no mês de Janeiro, logo que os Professores retornam do recesso. Em algumas Escolas ocorrem em 5 dias, outras em 7 a 10 dias. O fato é: não importa se você tem mais ou menos tempo, o que importa é que há assuntos ou temas   importantes que não podem deixar de ser discutidos nesse  período.

Pauta/Temas da Semana Pedagógica:
. Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas  da escola a serem atingidas nesse novo ano
. Análise dos dados do ano anterior (aprovação/reprovação/por sala/turma (índices: ex.IDEB)
. Ajustes no PPP com avaliação e monitoramento  das metas estabelecidas
. Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de  ações /soluções para o novo ano que se inicia
. Calendário escolar e estabelecimento da rotina escolar
. Passagem da turma para o novo Professor  (informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados)
. Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Alunos com NEE/Avaliação)
. Formação Continuada: como ela ocorrerá durante o ano
. Avaliação Institucional e da Equipe: informar como ela ocorrerá

Materiais necessários:
. Quadros com índices de aproveitamento por sala/turma
. Quadro de Horário das Aulas
. Calendário Escolar
. Cópias do PPP
. Proposta curricular
. Planos de Ensino

Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande “itinerário”, dessa jornada.
Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se os resultados apresentados ainda não estão satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e  fazer parte da  rotina da Escola.
Caberá ao Coordenador, juntamente com os demais envolvidos na Equipe Estratégica (Diretor, Vice, Supervisor) elaborar um Programa de Educação Continuada para todos os membros da Equipe, pois é a capacitação dos envolvidos que garantirá  que as metas estabelecidas no PPP e compartilhadas na Semana Pedagógica  sejam alcançadas.
A Semana Pedagógica tem seus objetivos atingidos quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que se  esse “todo”  está “doente”  e caminha de modo ineficiente, então cada um deverá mudar. Ficar do mesmo tamanho também já não será mais uma opção, todos deverão  crescer, aprimorar-se, fazer o melhor e sair em busca de mais.
Agora você decide: ou fica do mesmo jeito e  continua contribuindo para deixar a Escola “doente”, ou aceita o desafio de mudar e trazer a “cura”.
Então, o que vai ser ?

Acesso em 26 de Janeiro de 2013.

UNIDOS DA TIJUCA 2013 - SAMBA COMPLETO DO CD

20/01/2013

Unidos da Tijuca no Carnaval 2013 – Novamente na Torcida! Vamos que vamos Tijuca!

“Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem pra contar nessa viagem a Alemanha encantada.”
Em 2013 a Unidos da Tijuca buscará seu quarto título no Grupo Especial com um tema que aborda o ano da Alemanha no Brasil e apresentará ao público da Marquês da Sapucaí e do mundo a Alemanha e seus encantos.
Unidos da Tijuca - Samba-Enredo 2013 

Compositor: Julio Alves, Totonho, Dudu e Elson Ramires

Enredo: "Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada"

Um raio rasgando o céu
Cruzou o Borel é trovoada
Na velocidade da luz é o filho de Odin
Anuncia a Alemanha encantada
Na fantasia de um mundo imortal
Seres, magia do meu Carnaval
Pela floresta surge um olhar
Mistérios que bailam no ar
Tijuca querida, razão da minha vida
Balança o povo, embala a emoção
E mexe com meu coração

Vai brilhar em casa cinema o anjo, sonhar
Em prosa e poema, se eternizar
Feito a sinfonia, legado alemão
Deixado à civilização

Num mundo da imaginação era uma vez...
O conto de fadas, no reino encantado
A infância mais feliz quem fez?
Eu vi a criança em sua ilusão
Erguer um castelo, brinquedo na mão
A mente humana liberta
Desperta o grande inventor
Que move o tempo e faz
Da vida um motor a girar
Brasil e Alemanha "unidos"
Bandeiras, culturas, saber
Vai trovejar, um ano para não esquecer

Deus Thor me chamou, que felicidade
Um brinde à cidade, é festa meu bem
Metade do meu coração é Tijuca
A outra metade Tijuca também
Mais informações em:
Fanpage Oficial:

Lista de Filmes assistidos de Dezembro/2012 a Janeiro/2013

A Vítima Perfeita;
Abraham Lincoln – O Caçador de Vampiros;
Amor a toda prova;
Amor Impossível;
Columbus Circle;
Em busca de um assassino;
Labirinto do Tempo;
O Estudante;
O Segredo da Cabana;
Para Sempre;
Poder Paranormal;
Poder sem limites;
Pronta Para Amar;
Episódios de The Walking Dead

20 de Janeiro – Dia de São Sebastião, Padroeiro de Nova Olinda-CE

História
De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.
(...)
Tal como São Jorge, Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge na Baixa Idade Média, designadamente nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa.
Padroeiro de Nova Olinda-CE, é no dia 20 de Janeiro que a Igreja Católica realiza uma procissão com seus fiéis pelas principais ruas da cidade. A fé que a cada ano leva seus fiéis em procissão clamando por graças - “Livrai-nos da seca, São Sebastião”.
Hoje no finalzinho da tarde, às 16:00h Missa na Igreja Matriz de São Sebastião de Nova Olinda e logo em seguida a procissão.

Hino de São Sebastião

Sois mártir de Cristo
meu santo varão,
livrai-nos da seca
São Sebastião. (bis)

Valente guerreiro
fiel a Jesus Cristo,
Soldado da Graça
do onipotente.(bis)

Sois mártir de Cristo
meu santo varão,
livrai-nos da peste
São Sebastião.(bis)

Fostes prisioneiro
fostes amarrado,
em um verde lenho
fostes traspassado.(bis)

Sois mártir de Cristo
meu santo varão,
livrai-nos da guerra
São Sebastião.(bis)

Fotos: Velda Maria

17/01/2013

Novo salário mínimo em vigor em 2013

O novo salário mínimo, de R$ 678, entrou em vigor desde a terça-feira, dia 01 de Janeiro de 2013. O salário, que em 2012 estava em R$ 622, foi reajustado pelo governo em 9%.
O reajuste foi anunciado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. O novo mínimo deverá ter um impacto anual de R$ 12,3 bilhões sobre as contas da Previdência.
O impacto sobre a Previdência ocorre porque os benefícios pagos aos trabalhadores, tanto previdenciários (como aposentadorias) quanto acidentários ou assistenciais, são atrelados ao salário mínimo. Em outubro, foram pagos pela Previdência quase 30 milhões de benefícios, cujo valor médio foi R$ 937.
Assim como os pagamentos, as contribuições atreladas ao salário mínimo também serão reajustadas. Empreendedores individuais e segurados facultativos de baixa renda, cuja contribuição é fixada em 5% do mínimo, passarão a pagar R$ 33,90. Até 2012, o valor era R$ 31,10.
A proposta de Orçamento para 2013, entregue no dia 17 pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), previa o salário mínimo em R$ 674,96 a partir de janeiro. 
A proposta original do governo previa um mínimo de R$ 670,95, mas o valor foi reajustado de acordo com novos cálculos da inflação. (...)

Acesso em 17 de Janeiro de 2013.

16/01/2013

À você meu amigo: você é muito especial e importante para mim

Durante toda minha vida,
muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas,
ficarão para sempre em minha memória.

Essas pessoas são ditas amigas,
e as levarei para sempre em meu coração,
às vezes pelo simples fato de terem
cruzado meu caminho,
às vezes pelo simples fato de terem dito
uma única palavra de conforto quando eu precisei.
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
e me ouvido falar de minhas angústias,
medos, vitórias, derrotas...

Às vezes por terem confiado em mim,
e me contado também seus problemas,
angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
ficam para sempre em nossos corações,
assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

À você meu amigo:
você é muito especial e importante para mim.
Eu te adoro muito.
Sua amizade para mim tem um valor enorme,
e nada que eu possa dizer à você,
pode ser tão especial ou mais significativo
do que sua amizade para mim.

14/01/2013

Fazendo a Trilha das Virtudes no Rancho Zabelê na Chapada do Araripe

O Rancho Zabelê fica localizado em Nova Olinda-CE na Chapada do Araripe. No espaço do Rancho é possível fazer uma Trilha ecológica denominada de “Trilha das Virtudes”. Esta é dividida em oito estações: Perseverança, Prudência, Tolerância, Paciência, Humildade, Brandura, Pacificação e Caridade, terminando numa área chamada de Meu Deserto.
Na 1ª estação – Perseverança: os visitantes podem apreciar algumas amostras de fosseis;   
Na 2ª estação – Prudência: é exibido tipos de madeira nativa;
Na 3ª estação – Tolerância: uma amostra de frutos, sementes e raízes de algumas plantas nativas, inclusive as medicinais.
Na 4ª estação – Paciência: os visitantes podem observar uma amostra de insetos, em especial as borboletas;
Na 5ª estação – Humildade: nessa estação mudas de várias espécies de cactos;
Na 6ª estação – Brandura: aqui é possível observar em desenhos gravados numa laje as pegadas de alguns animais da floresta;
Na 7ª estação – Pacificação: uma comunidade de cupins, como símbolo do trabalho feito em coletivo e da sua importância para a floresta;
Na 8ª estação – Caridade: um viveiro natural, com destaque para um tronco picado por um pica-pau.
No último espaço chamado de Meu Deserto, uma área bem ampla com bancos, onde os visitantes podem descansar um pouco.
Adorei fazer essa trilha e como diz uma das várias mensagens exibidas em placas durante o trajeto  - “A vida tem a cor que a gente pinta.”