Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

26/03/2013

Textos, Artes e Manhas: Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos

Textos, Artes e Manhas: Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos: Saiu a lista oficial dos participantes da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, organizada por Elenilson Nascimento.

AJ Cardiais – POESIA IMPURA
Aldenora Cavalcante – UM (DES)CASO DO QUASE
Alessandro Uccello – dEUs
Alexandre Leão – ROSA DE VELUDO
Alexandre Paiva – LITTLE BRAZILIAN BOYS
Alfredo de Morais – LOUCO, LOBO E INSANO
Ana Beatriz Mendes – EM BUSCA DE SONHOS
Antonio Cabral Filho – CANTO A ILU-AYÊ
Bernando G. B. Nogueira – QUANTAS HORAS?
Bilá Bernardes – DE MINAS GERAIS
Carlos Barros – ÂNSIA
Carola Maria Marques de Castro – RESPOSTA AO POEMA QUINTO
Daniel Matos – POLÍTICO HONESTO
Deborah Dornellas - LOUCA
Di Freitas – AFAGOS NA ALMA
Diego Sant’anna – CASTA VENUSTIDADE
Edimarcio William – O LADO BE
Eduardo Scott – EU NÃO SEI VOTAR
Elenilson Nascimento – CROSSOVER
Eliane Silvestre – AMOR DE PICA
Elizabeth Caldas – MEU RECADO PARA ELA
Fabio Shiva – PROCURA-SE UM BIÓGRAFO
Fernando Diamantino – JORRAM SAUDADES
Glaucia Fortes – O ENCONTRO
Glaucio Cardoso – LA COMMEDIA È FINITA
Herton Gustavo - AMARGO
Jair Fonseca Martins – POR DIVERSOS CAMINHOS ME CONDUZI
Jhe Oliveira – FALANDO AO LEU, PARA TU...
João Carlos Freitas – DEGELO
Karina Araújo – BOSSA
Kelly McCartney – OLHANDO PARA O OCEANO
Leandro Malungu – QUANDO ESTOU DENTRO DE TI
Leo Pirão – SENTIDO
Leonardo Grossi Alvarenga – Sem Título
Lucélia Muniz da França – MINHA ALMA
Marcio Rufino – CURUPIRA
Marco Fugga – 14
Marco Kipman – FLOR NO CAOS
Maurício Zerk - QUALQUER RAZÃO
Mimì De Maio - HO GUARDATO IL MARE
Miriam de Sales Oliveira – BRASÍLIA
Patrícia Mendes – O POETA E O LEITOR
Paulinho Caldas – JOGATINA (BINGO, O JOGO)
Renata Rimet – NÃO SOU POETA!
Rodrigo Perini – VULGARIDADES POETIZADAS
Romeran Ribeiro – SUICIDAS
Rosely Maria Selaro - BERTOLD BRECHT E A POLÍTICA
Sérvulo Barreto – DESPEDIDA
Vânia Coimbra – SAUDADE
Victor Lacerda – POEMA SOL
Vinni Corrêa – TODA CALMARIA TEM SUA RESSACA
(Total de trabalhos enviados do Brasil, Itália e Portugal: 419 poemas) 

24/03/2013

Uma Feliz Páscoa aos meus familiares e amigos! Que o Senhor Jesus possa abençoar a vida de cada um de nós sempre!

Depois do Carnaval e dos 40 dias da Quaresma, chega ao calendário litúrgico, a Páscoa. Entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Ressureição, o Cristianismo celebra a semana mais importante do ano: a Semana Santa, que comemora a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
No Brasil, um país de grande tradição católica, a Sexta-feira Santa (morte) e o Domingo de Páscoa (ressurreição) são as data mais festejadas, com grande conteúdo simbólico. Procissões, missas, rituais, peças de teatro, muitas manifestações rendem homenagem à data, tanto nas grandes cidades, como nos povoados mais remotos.
A Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pela coelhinha da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos. Mas para os pequenos, a imagem está relacionada com diversão. Os ovos são deixados em "ninhos" ou cestos, e a busca desse "tesouro" é uma verdadeira festa.
Além da troca de ovos de Páscoa, as famílias se reúnem no domingo para celebrar um almoço, com direito a pratos especiais, mensagens de Páscoa e inclusive, músicas de Páscoa.

Blogosfera a gente se encontra por aqui... Obrigada por SEGUIR este Blog!


"Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa."

Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004.

20/03/2013

Dia do Blogueiro – 20 de Março

Já é finalzinho de noite, mas não poderia deixar de postar para parabenizar meus amigos que fazem da Blogosfera um espaço de compartilhamento de opiniões, de construção do conhecimento e de tantas manifestações da nossa cultura, de nosso jeito de ser...
Obrigada a tod@s que seguem meu Blog – Reflexões de Lucélia Muniz – agradecimentos aos membros da Cia dos Blogueiros, do diHITT e da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
São vocês que me motivam a continuar alimentando com ideias este Blog! Parabéns Blogueiros! Um abraço!

19/03/2013

Dia de São José, Padroeiro do Ceará – 19 de Março

José de acordo com o  Novo Testamento bíblico, era marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
O padroeiro do Ceará é São José, daí porque o seu dia, no calendário religioso, - 19 de março - é feriado estadual. Segundo a tradição popular cearense e os Profetas da chuva, essa data tem grande significado, pois, se até esse dia houver chuva, o "inverno" (estação chuvosa que na verdade é o verão, devido à latitude) estará garantido. Do contrário, a seca estará inegavelmente caracterizada. Essa data curiosamente coincide com o equinócio.

17/03/2013

“Mandacaru/ Quando fulora na seca/ É o sinal que a chuva chega/ No sertão”

O mandacaru (Cereus jamacaru), também conhecido como cardeiro, é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.
Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.
As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30 cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. 
Seu fruto tem uma cor avermelhada. 
A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga.
Fotografias feitas em Nova Olinda-CE.
Imagens: Hericka Santos/ Lucélia Muniz.