Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/05/2013

Mensagem sobre Amizade...

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta.
De sol quando acorda.
De flor quando ri.
Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.
Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete.
Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher.
O tempo é outro.
E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.
Tem gente que tem cheiro de colo de Deus.
 
- Carlos Drummond de Andrade

26/05/2013

Teste de Português

Este Teste de Português online envolve cinco tópicos: gramática, ortografia, concordância, regência e vocabulário. Cada um deles apresenta um determinado número de questões, totalizando 40 perguntas com apenas uma resposta correta cada. Além disso, o teste contabilizará o que chamamos de “erros graves”, erros que, teoricamente, não deveriam ser cometidos. Apesar do teste servir como entretenimento, podemos dizer que é uma ferramenta interessante para avaliar o seu português, pois selecionamos os erros mais comuns de português na internet.
Como sabemos, qualquer um pode escrever algo na internet que pode ser lido por várias pessoas, seja usando blogs, fóruns ou redes sociais. Aliás, são nas redes sociais que encontramos constantemente coisas como “concerteza”, “menas” e outros mais. São erros que podemos considerar graves, pois o normal seria errar escrevendo “excessão”, escrever “conserto” no lugar de “concerto” ou errar a regência de um determinado verbo.
O problema desses erros de escrita na internet é que eles geram um ciclo sem fim. Nós brasileiros, infelizmente, não temos o hábito da leitura, então o pouco que lemos vem muitas vezes das redes sociais, onde quem geralmente escreve não se preocupa muito em escrever corretamente, muito menos em seguir a norma culta. Logo, lemos textos errados e, querendo ou não, ficamos mais suscetíveis a escrever errado. Não é à toa que muitos dos brasileiros tem dificuldade em se expressar através da escrita (é lógico que existem outros fatores).
Separe alguns minutos e desafie-se resolvendo esse teste.

Acesse o Teste pelo link:

24/05/2013

CAMPANHA - Mulheres Semeiam Vida!

O que é?
Uma iniciativa da ABPTGIC (Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia) para divulgar essa importante causa que é a Luta do Câncer do Colo do Útero. O objetivo será promover o engajamento e a discussão sobre a doença e principalmente conscientizar sobre as suas formas de prevenção. Serão realizados eventos com novos dados para os médicos e entidades públicas, além da criação de um canal no Facebook para comunicar a sociedade sobre a gravidade desse problema.
Como funciona?
Como uma forma de engajar a sociedade em torno do problema, será plantada uma árvore para cada vítima do câncer do colo do útero em 2012, sendo um total de 4 mil árvores. A dinâmica vai funcionar de uma forma bem simples, a cada 25 likes na fan page da campanha uma nova árvore será plantada. Todos estão convidados para se envolver com essa importante causa, curta essa ideia e participe.
A cada 25 likes na fã page no facebook, uma árvore será plantada. Com a sua ajuda plantaremos 4 mil árvores, uma para cada vítima do câncer do colo do útero em 2012. Plante essa ideia.

Website

15/05/2013

Entre o Céu e o Mar - Elba Ramalho

quantos labirintos, tem meu coração
pra eu me perder, e te encontrar
quantas avenidas, tem o seu olhar
pra te seguir, e me guiar
meu coração me leva
perto demais do seu
meu coração nem sabe por que
o meu amor é bem maior que eu
quem sabe o destino, ainda vai juntar
o céu e o mar, eu e você
quem de nós um dia, iria imaginar
que o amor pudesse acontecer
seu coração é livre
tanto que prende o meu
seu coração nem sabe por que
o meu amor é tão igual ao seu

13/05/2013

Inscrições do ENEM começam nesta Segunda-feira, dia 13 de Maio, a partir das 10h

 
Candidatos poderão se inscrever a partir das 10h no site do exame.

Provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) serão abertas, segundo o edital, às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais.

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições
13/05 (10h)
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35,00

Data das
provas
26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                   
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10
Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep

12/05/2013

Mãe, Tia ou Professora?

MÃE NA SALA DE AULA:
Os Professores que me perdoem, mas hoje, este artigo é estritamente direcionado às Professoras, que em sua grande maioria já são Mães, muitas vezes fazem o papel de Mãe na Escola e são, equivocadamente,  confundidas com Tias.
Não é de se estranhar que na profissão de Professor as mulheres compõem 81,5% do total de professores da Educação Básica do País. Em todos os níveis de ensino dessa etapa, com exceção da Educação Profissional, elas são maioria lecionando.  No final de 2010 existiam quase 2 milhões de professores, e dentre eles, mais de 1,6 milhão eram mulheres.

Conforme estudos sociológicos, a nossa sociedade associa a profissão de professor melhor adequada ao perfil das mulheres, pois conforme esses estudos, a mulher tem o perfil de ser mais atenciosa, delicada, meiga, paciente, etc. O mais interessante é que devido a este tipo de visão todos esses atributos estão também associados aos de uma mãe. No entanto para ser mãe, até a presente data, não precisa de nenhum tipo de qualificação e/ou formação acadêmica para o desempenho desta tarefa. Já para atuar como Professor, é necessário muito estudo, preparo e profissionalismo.

Mas qual o impacto que esta visão distorcida da realidade, acarreta no desempenho das Professoras?  Afinal, se os alunos e os pais esperam que a Professora aja como uma mãe, você há de concordar que o papel da professora está totalmente desvirtuado, e o que é pior: é desconhecido pelos pais e pelos próprios alunos.

Os pais que esperam que a Professora dê a educação que os pais não estão oferecendo nem cobrando dentro de casa, tratam a Professora com descaso, desrespeito e a profissão como algo de menor valia. Afinal o próprio filho trata os pais desta forma.

O que esperar então dos alunos dentro da sala de aula ? Se eles não obedecem os próprios pais porque obedeceriam e respeitariam a Professora? Afinal, a Professora só sabe falar…falar…. e falar? Reclama de tudo. Vive “pegando no pé deles” como a MÃE faz em casa. Então a saída encontrada é  fazer como eles fazem com a própria mãe: não dão ouvidos, ignoram  e continuam desrespeitando , proferindo impropérios, desobedecendo as regras, agindo de forma indisciplinada.
  
TIA NA SALA DE AULA:
O que fazer então quando a “Tia” incorpora na sala de aula?
Paulo Freire (1997) afirma que “a tarefa de ensinar” não deve transformar “a professora em tia de seus alunos da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve certa tarefa, certa militância, certa especificidade no seu cumprimento enquanto ser tia é viver uma relação de parentesco”
É muito comum nas Creches e Séries iniciais (1º. Ao 5º. Ano) alunos tratarem a Professora por “Tia”, descaracterizando mais uma vez, sua profissão , não apenas perante os alunos, mas perante aos pais, reforçando desta forma a desvalorização da profissão e todo o esforço que se fez e ainda se faz para enaltecê-la.
Além do mais, ao ser chamada de “Tia” pode criar um vínculo ilusório de parentesco que na realidade não existe. Ninguém refere-se a nenhum outro profissional como “tio ou tia”. O que me leva, mais uma vez, a discorrer sobre o malefício que isso causa quando contribui para a desvalorização da profissão de Professor.
Você já imaginou uma “Tia” conversando com a mãe de um aluno ? É óbvio que as orientações que essa “tia” passará para tal mãe, não encontrará ouvidos receptivos, afinal porque levar em consideração o que uma “tia” fala ? Uma “tia” não tem o preparo e nem a formação para lidar com assuntos tão complexos. Uma “tia” geralmente emite apenas juízo de valor e portanto não precisam ser acatados como orientação segura.
Paulo Freire deixa claro: Você tem todo o direito de querer ser chamada de tia, mas não pode desconhecer as implicações escondidas nas manhas ideológicas que envolve a redução da condição de professora à tia.

PROFESSORA NA SALA DE AULA:
Quando Pais e Alunos exigirem de você a postura de Mãe ou Tia, deixe claro a que você veio e qual é a sua função. Se preciso for estampe as paredes com os seus Diplomas e  Certificados que atestarão, quando a sua fala e sua postura não forem suficientes, a sua competência técnica para estar ali, naquela sala de aula, exercendo a sua profissão.

Aproveite também para estampar na parede ao lado o que você espera da Mãe e da Tia, que estão em casa.  
Para vocês que são Professoras e que também são Mães aqui vai um alerta: Dentro da Sala de Aula jamais entre como Mãe ou Tia. Dentro da sua casa, jamais incorpore a  Professora.
Compartilhe no Blog ocorrências da sua sala de aula onde os Pais exigiram mais a postura de “Mãe” ou “Tia”  e como você resolveu a situação.

BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. “Professora sim, tia não”. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

09/05/2013

Compartilhamos essa maravilhosa obra de arte feita na analogia entre os seres humanos e a Mãe Terra

A escultura se encontra na estrada entre Medellin a Santo Domingo Savio na Colômbia!

Fonte: Abrazo x Dar Vida

05/05/2013

Mensagem enviada pelo Professor Bernardo Melgaço

“Enquanto você tiver um traço de ego em si, não poderá ver claramente o Senhor. O ego é a cortina que até mesmo os nobres santos pedem ao Senhor que a remova de suas mentes. O egoísmo será destruído se constantemente disser a si mesmo: "é Ele, não eu." "Ele é a força, eu sou apenas o instrumento." Mantenha sempre Seu Nome na língua, contemple Sua glória sempre que ver ou ouvir algo bonito ou grandioso; veja em cada um o Próprio Senhor. Não fale mal dos outros, veja somente o bem neles. Acolha todas as chances de ajudar, consolar e encorajar os outros ao longo do caminho espiritual. Seja humilde. Nunca se orgulhe de sua riqueza, status, autoridade, erudição ou casta. Dedique todas as suas posses físicas, habilidades mentais e realizações intelectuais a serviço do Senhor e de Sua Glória.”
Sathya Sai Baba