Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

27/06/2013

Testando o Vocabulário - I

 Teste o seu vocabulário para saber o quanto você conhece a língua portuguesa.
FONTE: Racha Cuca
Acesse o QUIZ no link:

Regras de Acentuação Gráfica

Alguns exercícios de acentuação gráfica para você treinar a sua escrita. Um dos exercícios é sobre as novas regras do acordo ortográfico.
FONTE: RACHA CUCA

Acesse o QUIZ pelo link abaixo:

Palavras Difíceis da Língua Portuguesa

Faça este teste de palavras difíceis do Português e veja se você tem um bom vocabulário.
Quiz enviado por: Paulo Rogerio de Freitas

FONTE RACHA CUCA:
Acesse em:

22/06/2013

Impunidade, não! MP com poder de investigação! #NãoPEC37

Está em votação no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37, também conhecida como "PEC da Impunidade", que tira o poder de investigação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Caso seja aprovada, praticamente deixarão de existir investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos.
A proposta atenta contra o regime democrático, a cidadania e o Estado de Direito e pode impedir que outras Instituições também investiguem (Receita Federal, COAF, TCU, CPIs etc).
A Constituição Federal permite que o Ministério Público investigue, assim também o fazem outras leis como, a Legislação Eleitoral, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso. O STF já proclamou que o MP também deve investigar.
Os grandes escândalos sempre foram investigados e denunciados pelo Ministério Público, que atua em defesa da cidadania de forma independente.
A QUEM INTERESSA ENTÃO RETIRAR O PODER DE INVESTIGAÇÃO?
A PEC da Impunidade já foi aprovada em comissão e poderá ser votada em plenário pela Câmara dos Deputados a qualquer momento. Defenda o MP para que ele continue fazendo um trabalho sério, competente e tão necessário para combater o crime e a corrupção no Brasil!

LINK PARA VOTAÇÃO! CLIQUE E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

20/06/2013

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.” (Carlos Drummond de Andrade)

“Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos”, organizada pelo ex-professor, escritor, poeta, jornalista e blogueiro Elenilson Nascimento, traz uma coletânea com os melhores versos oriundos da internet de uma geração de autores sem mídia. Poemas populares, rurais, eruditos, simples, ácidos, iconoclastas e complexos escritos por homens e por mulheres que oferecem um panorama da atual poesia brasileira, sob a óptica da contemporaneidade e da qualidade. Essa antologia reúne versos essenciais e inesquecíveis que marcam e ajudam a decifrar o sentido do caos da brasilidade. A seleção rigorosa de Elenilson nos permite uma interessante visão dessa geração de autores que atravessa esse conturbado século. Jhe Oliveira, ator da minissérie global “Gabriela”; Fernando Diamantino, do filme “Heleno”; Eduardo Scott, vocalista da banda Camisa de Vênus; os músicos Fabio Shiva, Rebeca Matta, Carlos Barros, Mimì De Maio, além de Bernardo G. B. Nogueira, AJ Cardiais, Wanderley Montanholi, Daniel Matos, Eliane Silvestre, Marco Fugga, Aldenora Cavalcante, Di Freitas, Giselle Galvão, Alessandro Uccello, Carola Maria Marques de Castro, Francisco Marengo, Alexandre Leão, Ivan de Almeida, Diego Sant’anna, Alexandre Paiva, Deborah Dornellas, Leandro Malungu, Alfredo de Morais, João Carlos Freitas, Ana Beatriz Mendes, Marco Kipman, Anna Carvalho, Leo Pirão, Antonio Cabral Filho, Edimarcio William, Elizabeth Caldas, Elmo Férrer, Kelly McCartney, Glaucio Cardoso, Jair Fonseca Martins, Leonardo Grossi Alvarenga, Karina Araújo, Lucélia Muniz da França, Marcio Rufino, Patrícia Mendes, Renata Rimet, Rosely Maria Selaro, Vânia Coimbra, Rodrigo Perini, Vinni Corrêa e Maria Pimentel estão entre os poetas selecionados de uma das melhores antologias de poesia brasileira dos últimos tempos. (“ANTOLOGIA DE POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS”, Org. Elenilson Nascimento, poesias, 2ª Edição, 83 págs, Editora Clube de Autores – 2013)

19/06/2013

Um dia sem Rede Globo - 01/07/2013




►►►►►►►►► O Brasil acordou◄◄◄◄◄◄◄◄◄◄
Curtam nossa página e ajudem a crescer o movimento por um Brasil melhor!

Um dia sem Rede Globo - 01/07/2013

O país entrara em greve nessa data, vamos nos unir e junto a greve desligar a TV! CONVIDEM SEUS CONTATOS E VAMOS CHEGAR A 1 MILHÃO DE CONVITES! EU ACREDITO NO POVO BRASILEIRO!

Precisamos da ajuda de todos, compartilhem e convidem seus amigos!
No Facebook:






14/06/2013

Mestre Espedito Seleiro: Artesanato em couro uma arte de pai para filho

Desde os 08 anos de idade Seu Espedito já ajudava seu pai na Oficina com os trabalhos artesanais. Aos 73 anos de idade tem vários certificados de reconhecimento pelo trabalho com o Artesanato em couro. Dentre esses reconhecimentos o de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará recebido em 2008.
“Em 2006, participou da São Paulo Fashion Week, desenvolvendo uma coleção de bolsas e calçados para a grife Cavalera e, depois disso, criou coleções para outras grifes renomadas. Para o filme O homem que desafiou o diabo, de Moacyr Góes, lançado em 2007, é da marca Espedito Seleiro a indumentária de vaqueiro do personagem vivido pelo ator Marcos Palmeira. No ano passado, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.”
Com um sorriso estampado no rosto e muita história para contar Seu Espedito Seleiro nos recebeu em seu ateliê. Gravamos mais um dos vídeos para a Rede de Blogs de Nova Olinda e assim vocês poderão conhecer melhor o Mestre Espedito Seleiro.
Durante a gravação propomos fazer um desfile, onde os alunos do Projeto pudessem desfilar com algumas vestimentas e acessórios em couro para mostrar a diversidade dos trabalho artesanais de Seu Espedito.
Logo em breve vocês poderão conferir a entrevista na página da Rede de Blogs e também farei uma postagem aqui em meu Blog.
Rede de Blogs de Nova Olinda em:
Confira as imagens do Arquivo da Rede de Blogs! 
 Ana Valéria 
 Mariane Morato
 Lidio Neto
 Ivana Lima
 Alexia França
 Lucas Nunes
 
Fabricio Alves
 Jair Ribeiro
 Aline Alves
 Ana Georgia
 Daiane Araújo
 Haiane Sampaio

12/06/2013

"Na relação professor/aluno o professor é o educador e o aluno o educando"

Na relação professor/aluno o professor é o educador e o aluno o educando. O primeiro é o “agri-cultor” e o segundo o solo onde se planta a semente do conhecimento. As relações humanas estão sustentadas por esse princípio cultural. De um lado o “agri-cultor” e do outro aquele que recebe a cultura (o solo).
A partir dessa visão podemos agora compreender a importância da cultura e da educação na sociedade humana. A cultura, a educação e a civilização são portanto inerentes à condição evolutiva humana.
A palavra cultura muitas das vezes é empregada de forma reducionista e promocional. Usa-se essa expressão, como tantas outras, no bojo da incompreensão dos seus verdadeiros significados. E assim educa-se a criança, o jovem e o adulto não se sabendo em que contexto cultural está se apoiando para edificar o caráter do ser humano. Uma multidão de indivíduos é “educada” segundo as convenções e os interesses promocionais econômicos em jogo. Em outras palavras, planta-se o que está em moda e que tem retorno político ou promocional.
A cultura passa ser um movimento natural que conduz a todos a um grau de realização individual e social altamente questionável. As forças desse movimento empurram e obrigam as consciências em desenvolvimento na mesma direção das “consciências desenvolvidas”. Forma-se, então, uma relação de dependência entre os do primeiro grupo (“culturalmente”) desenvolvido e os do segundo grupo (“culturalmente”) menos desenvolvido.
Nesse contexto, o significado de cultura perde o seu significado original relacionado ao ato espontâneo de plantar e cuidar do solo e da consciência. E começa a ser definido e compreendido como sendo parte de um ato premeditado de poder utilitário das camadas mais privilegiadas sobre as camadas menos privilegiadas. Em outras palavras, perde-se o sentido ético e no seu lugar é estabelecida uma visão consumista de propagação de valores morais e de ideias oriundas de interesses de grupos particulares ou de uma determinada força social privilegiada em busca da manutenção do poder e do controle social. O grupo social menos privilegiado se torna “massa” de um bolo a ser confeccionado pelas mãos caprichosas dos seus mentores.
Assim sendo, recuperar o sentido verdadeiro da cultura é antes de tudo recuperar o sentido ético e espiritual da existência humana, ou seja, o que importa não é só o que se planta, mas principalmente como se planta. E qual é a finalidade e em que condições se é plantado. Se o cultivo é feito apenas para obtenção de resultados promocionais de momento, ou, se é feito objetivando o aprimoramento das qualidades éticas e espirituais intrínsecas na formação do caráter da pessoa humana.
Professor Adjunto aposentado URCA-CE.
Mestrado em Engenharia de Produção PELA COPPE/UFRJ
Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ

Ana Fernanda França Parabéns!

Aprovada no VESTIBULAR da Faculdade Leão Sampaio para o Curso de Gestão Comercial! Tia é só alegria! Agora segura esta conquista com toda fé e vai adiante que se Deus quiser vai dá certo! Parabéns!

11/06/2013

Texto de amor para o dia dos namorados com lindas palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade

Não deixe o amor passar...

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.
(Carlos Drummond de Andrade)

10/06/2013

Determinante de uma matriz de ordem 3

Como calcular o Determinante de uma matriz de ordem 3 online?
Acesse pelo link abaixo! É só inserir os elementos da matriz e depois clicar em calcular.

09/06/2013

Simples assim...

Hoje dei uma pausa e estou repensando algumas situações da minha vida... É preciso dá mais sabor às pessoas que nos colocam de pé quando precisamos caminhar, porque é desta doçura que encontramos novos sentidos e novas razões de ser feliz! Lucélia Muniz.  

06/06/2013

O que é Namastê?

 
Namastê significa: " O deus que habita no meu coração,  sauda o deus que habita no seu coração "
Namastê é um cumprimento ou saudação utilizada geralmente no Sul da Ásia. Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação e faz-se um gesto com as mãos dobradas, sem ser necessário falar algo.
Namastê é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa "curvo-me perante a ti", e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo, portanto o termo e a ação possuem uma força pacificadora muito intensa.
Namastê também é muito utilizado na ioga, e é algo que se diz ao instrutor, para demonstrar que o praticante é um criado, e o gesto significa "curvo-me perante ti"; e o próprio termo significa “fazer uma saudação.”
Como saudação, namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax e com uma ligeira curvatura, para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, e no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo e Namastê é aceito em todas as religiões.

04/06/2013

Feliz Aniversário Alexia França!!!