Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/07/2013

O Papa da liberdade de espírito e da razão cordial

Uma das maiores conquistas da pessoa humana no processo de individuação é a liberdade de espírito. Liberdade de espírito é a capacidade de ser duplamente livre: livre das restrições, regras, regulamentos e protocolos que foram inventadas pela sociedade e instituições para padronizar comportamentos e personalidades que moldam como tais determinações. E, fundamentalmente, significa ser livre para ser verdade, pensar com sua própria cabeça e agir de acordo com seu padrão interno, amadurecido ao longo da vida, em força e em tensão com essas imposições.
E esta é uma luta titânica, porque todos nós nascemos dentro de certas determinações que estão além do nosso controle, seja na família, a escola, o círculo de amigos, religião e cultura que moldam nossos hábitos. Todos estes elementos actuam como superyós que podem ser limitantes e em alguns casos até castração. Obviamente, estes limites tem uma função reguladora importante. O rio atinge o mar porque tem margens e limites, mas estes também podem represar as águas devem fluir, em seguida, derramar sobre os lados e se transformam em poças.
As atitudes e comportamentos do atual bispo impressionante de Roma, como ele gosta de apresentar, comumente chamado de Papa, Francisco, evocam esta categoria como determinante do espírito livre.
Normalmente, o papa nomeou o cardeal imediatamente assume o estilo clássico, papas hierático e sacral, seja no vestuário, nos gestos, nos símbolos do sagrado e do poder supremo, e da linguagem. Francisco, com uma grande liberdade de espírito, fez o contrário: ele adaptou a figura do Papa ao seu estilo pessoal, seus hábitos e suas convicções. Todo mundo sabe que as quebras inseridos sem a menor cerimônia. É mais leve de todos os símbolos do poder, especialmente a cruz de ouro e pedras preciosas e pequenas coat (Mozzetta) carregando o outro, cheio de brocados e jóias, uma vez que um símbolo dos imperadores romanos pagãos. Secretária de sorriso disse que queria colocá-lo em seus ombros, "guarda porque o carnaval acabou". Vestidos com maior sobriedade, de branco, com seus sapatos pretos habituais e, abaixo, com suas calças, preto também. Renuncia a todos os serviços atribuídos ao Supremo Pastor da Igreja, começando com o palácio papal substituído por um presbitério, e comer com os outros. Pense antes de pobre Pedro, que era um pescador bruto, ou em Jesus, que o poeta Fernando Pessoa: "Eu não sabia nada sobre contabilidade ou tem ele tinha biblioteca" porque era um "faz-tudo" e um simples camponês mediterrâneo. Sente sucessor do primeiro e segundo representante. Não quero ser chamado de Sua Santidade, porque ele se sente "irmão entre irmãos", não quer presidir a Igreja no rigor da lei canônica, mas na caridade quente.
Em sua viagem ao Brasil tem mostrado nenhum espetáculo liberdade de espírito como o transporte como um veículo popular, um jipe coberto, a fim de mover-se por entre a multidão, parando para abraçar as crianças, beber um pouco sem graça, a troca de seu branco solidéu papal achatada por outros meios, que fornece um fiel. Durante a cerimônia de boas-vindas do governo, que segue um protocolo rigoroso após o discurso é dirigido a Presidente Dilma Rousseff e beijos, para o desespero da mestre de cerimônias. E há muitos outros exemplos.
Esta liberdade de espírito traz brilho inegável de ternura e vigor, as características pessoais de São Francisco de Assis. Esta é uma pessoa de grande integridade. Essas atitudes pessoais sereno e forte mostrar um homem de grande sensibilidade, que fez uma síntese pessoal significativa entre o seu eu interior e sua auto-consciente. É o que se espera de um líder, especialmente religiosa. Ele evoca leveza e segurança.
Esta liberdade de espírito é reforçada pelo esplêndido resgate amigável torna a razão. A maioria dos cristãos estão cansados de doutrinas e estão céticos sobre as campanhas contra inimigos reais ou imaginários da fé. Estamos todos encharcados até a medula da razão intelectual, funcional, analítica e eficientista. Agora vem a cada vez que alguém fala com o coração, como ele fez em seu discurso para a comunidade (favela) de Varginha ou na ilha de Lampedusa. No coração é onde habita sentimento profundo para os outros e para Deus. Sem o coração as doutrinas são frios e não chamar para a paixão. Em sobreviventes da África, confessa: "Somos uma sociedade que se esqueceu de chorar experiência de" sofrer com ": a globalização da indiferença tem tirado a capacidade de chorar." Julgamento sabiamente: "A medida da grandeza de uma sociedade é determinado pela forma como trata os mais necessitados."Por essa medida, a sociedade global é um pigmeu, anêmico e cruel.
A razão é mais eficaz quente do sono apresentação em Jesus do que qualquer doutrina erudita e transforma o seu diretor arauto, Francisco de Roma, em uma figura fascinante ao coração dos cristãos e outras pessoas.
Leonardo Boff publicado apenas Francisco de Assis e Francisco de Roma, Mar Idéias, Rio 2013.

FONTE: Cebs Intereclesial

28/07/2013

Fórum #OndaCidadã10 (2013)

23/07/2013

Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife. A filha do músico, Liv Moraes, confirmou nesta segunda-feira (22) que o cantor havia voltado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque o estado de saúde dele tinha piorado.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
(...)

18/07/2013

Acredito que a beleza do olhar de uma criança ao descobrir o encantamento dos livros é algo único!

Acredito que a beleza do olhar de uma criança ao descobrir o encantamento dos livros é algo único! Meu sobrinho João Pedro de 01 ano e meio descobrindo o encanto dos livros!

11/07/2013

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada, Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina

A arte de viver bem!!!

-Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar,
mas cobre de cada um sua responsabilidade.
-Não deixe de usufruir o prazer,
desde que não faça mal a ninguém.
-Não pegue mais do que precisa,
mas lute por seus direitos.
-Não olhe as pessoas só com seus olhos,
mas olhe-se também com os olhos delas.
-Não fique ensinando sempre,
você pode aprender muito mais.
-Não desanime perante o fracasso,
supere-se transformando-o em aprendizado.
-Não se aproveite de quem se esforça tanto,
ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer.
-Não estrague um programa diferente com seu
mau humor, descubra a alegria da novidade.
-Não deixe a vida se esvair pela torneira,
pode faltar aos outros...
-O amor pode absorver muitos sofrimentos,
menos a falta de respeito por si mesmo!
-Se você quer o melhor das pessoas,
dê o máximo de si,
já que a vida lhe deu tanto.
-Enfim, agradeça sempre,
pois a gratidão abre as portas do coração.
Paz e Luz nos seus caminhos.

07/07/2013

Mesmo que a palavra "obrigado" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto atencioso e delicado foi importante para mim!

Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar, toda a força das ondas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar... Sua amizade! Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida!
Gratidão é uma sensação tão agradável... Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada. Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas tem tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam. As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade. Obrigada, por se importar comigo, isso ilumina o meu viver.
Gestos de carinho, atenção e delicadeza fazem-nos perceber quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e como são bem vindas as suas ações. Muito obrigada!