Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/08/2013

III E-BOOK - Bloguei... Uma Apostila para criação de Blog!

 
Espero que gostem! Meu III E-book falando sobre criação de Blog! 

I Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz

I Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz

Formação na área de Tecnologia Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI

I Encontro de Professores – Dia 27/08
 
No dia 27 de Agosto, nos reunimos na Escola Dona Carlota Távora em Araripe para a realização do I Encontro de Professores na formação do Projeto Professor Aprendiz.

Roteiro da Formação:
Apresentação do Projeto Professor Aprendiz;
Exibição do vídeo produzido pelos alunos do Projeto Rede de Blogs – entrevista com Seu Espedito Seleiro;
Socialização da experiência do Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda da EEFM Padre Luís Filgueiras;
Troca de e-mails entre os professores e identificação das redes sociais (facebook e blog) utilizadas nas escolas onde estes trabalham;
Adição nos amigos e no Grupo do Facebook – Rede de Blogs.

Prática:
Acessando os blogs das escolas para adicionar gadgets – reposicionamento dos seguidores, adição do Google tradutor, de postagens populares, estatísticas do blog, de caixa de pesquisa sobre as postagens do blog e do atalho para o perfil do facebook;
Reorganização dos gadgets dos blogs das escolas;
E, postagem sobre o Projeto Professor Aprendiz utilizando o marca texto das postagens da Blogger (a cor do plano de fundo do texto).

Compartilhamento da Apostila para criação de Blog.

Atividade para ser feita à distância e socializada no próximo encontro:
Elaboração de material (slides, vídeo, fotografias, etc) referente aos projetos desenvolvidos com utilização do Laboratório Educacional de Informática-LEI em cada escola inscrita na formação.

Visitem os Blogs das Escolas:
EEEP Presidente Médici

EEFM Menezes Pimentel

EEEP Valter Nunes

EEFM Dona Carlota Távora

26/08/2013

Acesse o site do Geekie Games e participe de Simulado preparatório para o ENEM

Na primeira etapa, o estudante vai fazer um teste para avaliar seus conhecimentos do conteúdo do Enem e identificar seus pontos fortes e fracos. A avaliação é dividida de acordo com as quatro áreas do Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. O teste é feito seguindo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.
A inscrição pode ser feita até o dia 9 de outubro, mas o ideal é se inscrever o quanto antes e já poder fazer uso da plataforma na qual o aluno recebe um plano de estudos personalizado feito por professores para que possa estudar usando uma plataforma interativa que identifica como ele aprende melhor.
Na plataforma o aluno tem acesso a textos e vídeos sobre o conteúdo abordado nas provas. Durante esse período o professor e a escola podem acompanhar a evolução e desenvolvimento dos seus alunos e ajudá-los a se preparar para o Enem.
Acesse o Geekie Games em:

Um ranking atualizado diariamente vai mostrar o desempenho dos alunos por área de conhecimento.

Simulado final
De 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos. Não será cobrada taxa de inscrição.
Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.

25/08/2013

Filmes que trazem mensagens valiosas para a carreira

A busca por uma nova oportunidade, a manutenção do emprego atual ou da carreira exigem que o profissional esteja sempre atualizado para encarar os desafios que surgem no dia a dia.
A realização de cursos, treinamentos e palestras são as alternativas utilizadas por aqueles que não desejam ficar para trás no competitivo mercado de trabalho. Porém, saiba que é possível, mesmo nos momentos de descontração, aprender algumas lições que podem ser muito úteis na vida profissional.
Para inspirar quem vislumbra novos horizontes profissionais, o UOL Empregos e Carreiras pediu a dois especialistas que selecionassem filmes que trazem mensagens e lições valiosas para a carreira.
O headhunter Luiz Pagnez sugere o filme "Os Vingadores (2012)" como exemplo de uma equipe que consegue resolver suas diferenças em prol de um bem comum. "Um time de futebol só com atacantes perde de goleada, pois não consegue se defender", afirma.
O especialista também cita o longa "Batman: O Cavaleiro Das Trevas Ressurge (2012)". Segundo ele, é preciso aprender a ouvir, falar, emocionar-se e não deixar que as tarefas do dia a dia acabem com sua vida pessoal.
Roberto Shinyashiki, doutor em administração, deu exemplos de filmes inspiradores como "O Resgate do Soldado Ryan (1998)", chama a atenção para o fato de que cada membro da equipe precisa se sacrificar pelo bem de todos e "À Procura da Felicidade (2006)" que traz uma verdadeira lição de motivação.

FONTE:http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2013/08/21/confira-filmes-que-trazem-mensagens-valiosas-para-a-carreira.htm

24/08/2013

Atenção! Inscrições Abertas na Click Informática!

Estão abertas as Inscrições para o Curso Profissionalizante em Informática da Click Informática Turma 2013-2014!

Programa do Curso
· Windows 8
· Ubuntu 13.04
· Word 2013      · Writer
· Excel 2013      · Calc
· PowerPoint 2013     · Impress
· CorelDRAW X6         · Draw
· Photoshop CS6
·                   Internet
· Curso de Digitação – Digitando 6.0
Certificação Final de 120 H/A
Duração de 10 meses
Taxa de inscrição: R$ 35,00
Mensalidade: R$ 35,00

Reconhecido como Melhor Curso de Informática de Nova Olinda!

Utilização de Datashow e telão durante às aulas/ Apostila digital/ Avaliação Interativa/ Edição de Vídeos e Criação de Blogs.

Nossos Instrutores: Gleidson Macedo, Paulo Ricardo e Alexia França.

A Click Informática fica localizada à Rua Professora Nanô em frente ao Colégio Estadual em Nova Olinda-CE.

Click Informática: Profissionalismo, Qualidade e Competência!
Organização: Valdécia Oliveira, Gleidson Macedo e Lucélia Muniz.

Contato: 92263500/99991900/99643918

Inscrições Abertas na Click Informática!

23/08/2013

Projeto Professor Aprendiz

O que é o Projeto?

O Projeto Professor Aprendiz é uma das ações que contribuem diretamente para o Programa Aprender pra Valer que envolve os professores no fortalecimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com sua atuação na produção de material didático-pedagógico, na formação e treinamento de outros professores e na publicação de suas experiências e reflexões.

Objetivo Geral
Desenvolver e reforçar as práticas de protagonismo docente, segundo os critérios da autonomia intelectual individual e da produção de uma identidade profissional coletiva.

Objetivos Específicos
Possibilitar a autoria docente de instrumentos de ensino e avaliação discente;
Incentivar as condições de socialização das experiências, refleções e conclusões teórico-científicas dos professores da rede junto a seus pares e à sociedade;
Elaborar e construir vias de formação docente tendo como formadores os professores da rede.

Estratégias de Execução
Suporte à produção de materiais didáticos e de itens de avaliação;
Divulgação das experiências docentes sistematizadas pelos próprios professores;
Suporte à realização de processos formativos pelos próprios professores da rede.

Agentes do Projeto
Equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem-CODEA/ Aperfeiçoamento Pedagógico;
Técnicos e Professores Multiplicadores das CREDES e SEFOR;
Professores Formadores.

Público Atendido
Todos os professores da rede estadual envolvidos em processos de formação continuada;
400 professores da rede estadual, efetivos ou temporários, com bolsas de extensão tecnológicas.

Investimentos
Financiamento de publicações com as experiências docentes;
Fornecimento de bolsas de extensão tecnológica;
Contratação de serviços de logística para a execução das formações.

22/08/2013

Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013 da EEFM PADRE LUÍS FILGUEIRAS

PROGRAMAÇÃO
26/08 – Visita da Turma da Sala de Atendimento Especializado(AEE) a APAE/ Crato;
27/08 – Abertura da “Semana Especial”
LOCAL – Teatro Violeta Arraes
HORÁRIO – 08:00h
28/08 – Caminhada Especial “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”
SAÍDA: Escola Padre Luís Filgueiras
HORÁRIO: 08:00h
29/08 – Visita da Turma do AEE ao Memorial do Patativa do Assaré.

Filme – A Onda

Sinopse e detalhes
Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.

Comentários:
O filme é baseado numa história real e assisti ontem, dia 21/08, na programação da Mostra Internacional de Cinema da TV Cultura.

18/08/2013

Formação na área de Tecnologia Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática - LEI


PROJETOS DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA PARA FORTALECIMENTO DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ
Professora: Lucélia Muniz da França

Encontro de Professores
Datas:
27/08
10/09
24/09
08/10
22/10
05/11

Local de desenvolvimento: 18ª CREDE

Pólo Araripe
Escolas:
EEFM Campos Sales
EEEP Presidente Médici
EEFM Menezes Pimentel
EEEP Valter Nunes
EEFM José Waldemar
EEFM Dona Carlota Távora

Objetivos:
OBJETIVO GERAL
Estimular o uso da Informática como via de aprendizagem através da utilização do Laboratório Educacional de Informática-LEI, possibilitando o uso e acesso às formas de tecnologias capazes de gerar conhecimento e transformação do ensino aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Socializar as experiências desenvolvidas no Laboratório Educacional de Informática- LEI das escolas onde será realizada o Projeto Professor Aprendiz;
- Dinamizar a utilização da ferramenta Blogger de cada escola atendida pelo Projeto tornando-o um espaço de interação entre o aluno-professor-escola;
- Utilizar uma Plataforma de criação de E-book como alternativa para compartilhamento de conteúdos produzidos pela própria escola.
   
Justificativa:
Embora, muitos critiquem o uso das redes sociais em escolas e instituições de ensino, essas plataformas podem colaborar e muito no processo de ensino se utilizadas com orientação e foco.
O que antes era julgado como sistema antipedagógico, hoje é visto como um meio a mais de interação e educação entre alunos e professores. As redes sociais e sua infinita conectividade estão modificando o cenário de como os jovens adquirem, produzem, transformam e compartilham conhecimento.
As redes sociais têm como objetivo promover o autoaprendizado, a capacidade crítica, a discussão em grupo, a colaboração e a associatividade.
Tudo está interconectado numa rede de conhecimento sem limites. Basta apostar na inovação para estimular o desenvolvimento de pessoas ainda mais inovadoras.
Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, não basta ter os recursos. A principal questão está em  como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno.
De acordo com Marcelo Araújo Franco, Mestre em Educação, pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.
Por isso o computador sozinho é apenas uma ferramenta e sendo assim faz-se necessário sua transformação em um recurso didático, onde o professor orienta o aluno a produzir conhecimento.
O aluno não é um ser passivo diante do computador. O computador enquanto recurso didático dever ser utilizado de modo a despertar a criatividade, a capacidade de interação, a coletividade e a apropriação do conhecimento.
Sendo assim, o presente Projeto visa propiciar ao aluno a possibilidade de acesso ao Laboratório de Informática, utilizando o computador, enquanto recurso didático capaz de transformar a realidade do aluno, principalmente no tocante ao ensino aprendizagem dos mesmos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação é “reconhecer o papel da Informática na organização da vida sociocultural e na compreensão da realidade, relacionando o manuseio do computador a casos reais, ligados ao cotidiano do estudante, seja no mundo do trabalho, no mundo da educação ou na vida privada.” Assim sendo, fundamentamos o referido Projeto de acordo com as competências e habilidades relacionadas aos conhecimentos de Informática na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.