15/10/2013
12/10/2013
Magia Infantil
Rosana
Pinheiro dos Santos
Nas
mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do
sorriso infantil, tudo é possível (...). Crianças são anjos, são pedaços de
Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva que há de fazer ressuscitar a
verdade que vive escondida em cada um. (...). De olhos abertos a criança não
enxerga o feio, o diferente, apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe
dirige o caminho. De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os
sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode
imitar, se inspirar para crescer. Questionando, brincando, a criança está
sempre evoluindo, achando esse mundo um Paraíso, mas a criança sabe no seu
interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, (...).
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, doce de brigadeiro, tintas das
cores: vermelha, laranja, azul, amarelo; me lembra cachoeira, pássaros, dia de
festa. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo
em si. Feliz Dia das Crianças!
11/10/2013
Meninas ganham campanha mundial pela permanência na escola
“Levante sua mão se você acredita que toda garota tem o direito a uma educação.”
O
cruzamento de diversos estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra
que, entre a população mais pobre do planeta, as mulheres são as que mais
sofrem com a fome, o desemprego, a falta de educação e a autonomia sobre seus
corpos e futuro. Para tentar reverter o destino desfavorável ao qual milhões de
crianças estão fadadas apenas por serem do sexo feminino, a campanha "Por
ser menina" será lançada nesta quinta-feira (11) simultaneamente em
diversas cidades do mundo.
Na
quinta também acontece o primeiro Dia Internacional das Meninas, data
comemorativa aprovada pela ONU em 2011 e celebrada na véspera do Dia
das Crianças. Criada pela organização não-governamental Plan International, a
campanha terá duração de cinco anos e pretende afetar positivamente a vida de 4
milhões de meninas em todo o mundo.
"As
meninas têm situação de desvantagem. Mesmo que estejam matriculadas na escola,
quando chegam em casa, elas vão fazer trabalho doméstico, enquanto os meninos
vão brincar e fazer lição de casa", afirmou Anette Trompeter, gerente
geral da Plan International no Brasil, na manhã desta quarta-feira, em evento
de apresentação da campanha, em São Paulo.
A
diferença de oportunidades entre meninos e meninas está retratada em números
oficiais. Estatísticas mundiais de agências da ONU compiladas pela Plan
International mostram que 75 milhões de meninas não frequentam a escola, uma em
cada três mulheres é impedida de entrar no ensino secundário, uma em cada sete
meninas com menos de 15 anos é forçada a se casar, e 150 milhões de meninas já
foram vítima de estupro ou violência sexual (o dobro do número de meninos).
Veja
o vídeo da Campanha "Por ser menina"!
10/10/2013
O Sonho de Seu Seu Françuli: o menino que queria voar
Hoje conheci o Museu “A Invenção do Sertão” localizado no Município de Potengi-CE.
Em um grupo de Professores da Formação parceria Itaú Cultural/Fundação Casa Grande conhecemos de perto as histórias de um grande inventor conhecido como Seu Françuli.
Desde criança, quando viu um avião passando no céu, Seu Françuli resolveu que queria fazer história construindo uma invenção baseada em seus sonhos.
O menino que queria voar, resolveu fazer um aviãozinho. Começou a tentar faze-los usando pedaços de madeira. Viu que não estava dando muito certo e então começou a trabalhar com latas de óleo.
Seu Françuli explicou que seus primeiros moldes de aviões não ficavam tão bons, mas nunca desistiu de tentar melhorar cada vez mais.
Hoje ele utiliza placas de zinco para através de um desenho moldar e dá forma a suas criações. O mesmo afirma que constrói suas próprias ferramentas de trabalho.
No Museu podemos observar uma variedade muito grande de modelos: desde o 14 BIS, o Zeppelin, helicópteros, jatinhos, caças, asa delta, para quedas e balões.
E de onde vem tanta inspiração?
O inventor do Sertão, Seu Françuli, diz que todas às noites sonha com um avião. Quando acorda rabisca num papel o modelo e depois coloca em prática sua criação.
Além de ser um grande inventor, Seu Françuli, se mostra um grande parceiro da Educação, inclusive dando Oficinas em Escolas para crianças.
Para visitar o Museu “A Invenção do Sertão” no Facebook acesse:
https://www.facebook.com/franculipotengi?hc_location=stream
Contato: (88) 9298-0585
09/10/2013
IV Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz
Formação na área de Tecnologia
Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI
IV
Encontro de Professores – Dia 08/10
No dia 08 de Outubro, nos reunimos para
uma aula de campo em Nova Olinda na realização do IV Encontro de Professores na
formação do Projeto Professor Aprendiz.
Roteiro
da Formação
1º
Momento da Formação:
No turno da
manhã fizemos uma visita a Euroville que fica localizada em Santanta do
Cariri-CE na localidade de Araporanga numa propriedade do Sr. José Pereira,
conhecido como Zé Pereira. As construções da Euroville são réplicas europeias.
Um “espaço temático” que dá a oportunidade das pessoas terem contato com uma
estética diferente, “o que pode levar as pessoas a terem interesse por outras
culturas”.
Fomos recebidos pelo Sr. José Pereira
que nos acompanhou falando sobre a Euroville e, em seguida fizemos a prática de
fotografia neste espaço temático.
2º
Momento da Formação:
No turno da tarde
fizemos uma visita ao Memorial Homem Kariri da Fundação Casa guiados por uma das
recepcionistas da casa que nos conduziu aos espaços: do Memorial (a Casa), da
Gibiteca, do Educandário, da Biblioteca para pesquisa, da DVDteca, do
Laboratório de Arqueologia e do Teatro Violeta Arraes.
Em seguida os Diretores da Fundação Casa Grande Aécio
Diniz e Hélio Filho nos conduziram aos espaços da Rádio Comunitária Casa Grande
Fm e da TV Casa Grande, onde pudemos conhecer os projetos de comunicação
desenvolvidos nesta instituição.
Compartilhamento de material com os Professores:
Ficou para que
fosse encaminhado a relação das escolas dos cursistas para que estes possam
receber o material dos Projetos SerTão Sonoro e Radioestória desenvolvidos na
Fundação Casa Grande.
Atividade para ser feita à distância:
Seleção de 3 a 5
fotografias feitas na Euroville para fazer uma análise em grupo;
Fazer uma
postagem sobre o nosso IV Encontro de Professores comentando sobre os dois
momentos da formação deste dia e com ilustração das fotografias feitas durante
este momento.
Professora:
Lucélia Muniz da França
08/10/2013
III Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz
Formação na área de Tecnologia
Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI
III
Encontro de Professores – Dia 01/10
No dia 01 de Outubro, nos reunimos no
Centro de Inclusão Digital - Telecentro em Araripe para a realização do III
Encontro de Professores na formação do Projeto Professor Aprendiz.
Roteiro
da Formação:
Em parceria com o
Professor de Língua Portuguesa, os Professores do LEI escolheram um TEMA para
que os alunos desenvolvessem uma redação. As redações foram corrigidas e
digitadas. Para ilustrações foram usadas fotografias da escola e destes alunos,
bem como imagens do google imagens;
Os professores do
LEI trouxeram este material para o nosso III Encontro. Neste encontro
organizamos os textos e as imagens para ilustrá-los. Seguindo um tutorial
fizemos o cadastro de cada escola na Plataforma ISSU, onde produzimos um e-book
e o compartilhamos nos blogs das escolas e no facebook;
Troca de e-mails entre os professores
que passaram a participar da formação a partir do III Encontro;
Adição destes nos amigos e no Grupo do
Facebook – Rede de Blogs;
2º
Momento da Formação:
Observando e
analisando as fotografias feitas por alguns profissionais de nossa região e
quais técnicas devem ser consideradas ao fazer uma fotografia;
Entendendo que a
fotografia é “(..)
antes de tudo um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou
sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e
conta-se uma história, cabendo a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las.”
Falando sobre a
importância de nos convertermos em biógrafos das imagens, registrando acontecimentos,
tirando fotos do cotidiano das pessoas, etc. Com os anos essas fotos serão
valiosas pelas pessoas, a roupa, os modelos dos óculos, os lugares, a decoração
da casa, os animais de estimação, os veículos, os brinquedos, os
eletrodomésticos…
As câmeras
digitais nos permitem tirar fotos a um custo baixíssimo, com qualidade extraordinária,
sem muito treinamento ou conhecimento e com capacidade de armazená-las,
corrigi-las e compartilhá-las a um baixo custo e muito pouco espaço (um
pendrive, por exemplo).
Compartilhamento de material com os Professores:
Apostila da
Oficina de Fotografia, elaborada pelo fotógrafo Aglécio Dias (material em PDF);
Filme – O Estudante
(The First Grader), sugestão para se trabalhar nas aulas de formação cidadã do
Projeto Professor Diretor de Turma com alunos do 3º Ano do Ensino Médio.
Atividade para ser feita à distância:
Aprofundamento do
assunto sobre fotografia através da leitura da Apostila da Oficina de
Fotografia do fotógrafo Aglécio Dias para fazer a prática no próximo encontro.
Na ocasião faremos a prática de fotografia no espaço temático da Euroville
localizada em Santana do Cariri-CE.
Professora:
Lucélia Muniz da França