Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

26/11/2013

*Aos encontros mágicos que transformam as nossas vidas*

Para iluminar seu caminho
Eu te ofereço uma chama
Guarde com muito carinho...

*Aos encontros mágicos que transformam as nossas vidas*

#Libertária
Imagem: kakotomirai

15/11/2013

VI Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz

Formação na área de Tecnologia Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI

VI Encontro de Professores – Dia 12/11
No dia 12 de Novembro, nos reunimos na Escola Dona Carlota Távora para o VI Encontro de Professores da Formação do Projeto Professor Aprendiz.
Roteiro da Formação
Na abertura foi feito uma dinâmica com dobradura de papel com o objetivo de trabalhar a importância da fé em nossa caminhada, seja ela pessoal ou profissional;
Em seguida foi feito a dinâmica intitulada “morador-casa-sem teto” e no último comando desta dinâmica foi escolhido um professor para receber como premiação um livro;
O livro da premiação é um romance, A Escolha, do autor Nicholas Sparks. Este foi dado como parte da sugestão das Enquetes que vem sendo desenvolvidas pela Rede de Blogs, e que pode ser adotada pela demais escolas. O aluno interage no blog da escola, seguindo alguns critérios e regras, cumpre tarefas e, participa comentando na postagem. A escola adota um tema a cada mês para desenvolver esta enquete e como prêmio pode utilizar livros, para três alunos selecionados, por exemplo. Além de dinamizar o uso do blog da escola é um incentivo à leitura.
Em seguida foi apresentado um vídeo com algumas imagens editadas no site PhotoFunia. E, também apresentado outras imagens editadas no referido site.
Cada cursista pode acessar o site do PhotoFunia e aproveitar para aprender como este funciona, onde podemos editar imagens de uma forma bem criativa.
Aproveitando o momento, em que se comemora o Dia do Diretor Escolar, editamos algumas imagens para homenagear nossos diretores.
Este site fica como uma sugestão para a edição das imagens que vão ao blog das escolas, bem como, a confecção de lembrancinhas em datas especiais.
Para finalizar nosso último Encontro de Professores foi exibido um vídeo da Rede de Blogs sobre uma temática relacionada ao Dia Nacional da Consciência Negra como parte da inscrição do referido Projeto no Prêmio Curtas História do MEC.

Compartilhamento de material com os Professores:
Livro de Nicholas Sparks.

Atividade para ser feita à distância:
Postagem no blog das escolas com imagens editadas no PhotoFunia.

Agradecimento especial aos Cursistas desta Formação:
Aparecida Jéssica Silva
Cícera Andrade F. de Lima
Denise de Sousa Barreto
Fabrício Lima de Matos
Francinalva Barbosa da Silva
Francisca Lucimeire B. da Silva
Francisco Diógenes R. da Silva
Gilson Rodrigues de Lima
José Ronildo Oliveira Silva
Manoel Neto de Sousa
Maria Alves de Oliveira
Maria Daniele Oliveira Martins
Maria Edvânia da Silva
Rafael Oliveira Galdino
Ricardo Oliveira Cacau
Rosângela da Mota Oliveira

Professora:
Lucélia Muniz da França

10/11/2013

V Encontro de Professores no Pólo Araripe – Projeto Professor Aprendiz

Formação na área de Tecnologia Educacional para Professores do Laboratório Educacional de Informática – LEI
V Encontro de Professores – Dia 05/11

No dia 05 de Novembro, nos reunimos na Escola Dona Carlota Távora para o V Encontro de Professores da Formação do Projeto Professor Aprendiz.

Roteiro da Formação
Realização de uma Avaliação de Revisão referente aos Encontros da Formação elaborada no formato de um questionário digital;
Instalação do Quiz Faber nos computadores dos Cursistas;
Sugestão da apresentação de Projeto através de vídeos, onde foi usado como exemplo, a apresentação feita pelos componentes do Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda da EEFM Padre Luís Filgueiras;
Aprendendo a utilizar o Quiz Faber na Elaboração de questionários digitais como sugestão para elaborar quiz para avaliar os alunos.
Compartilhamento de material com os Professores:
Entrega do material do Projeto de Comunicação SerTão Sonoro desenvolvido na Fundação Casa Grande.

Atividade para ser feita à distância:
Seleção de fotografias para no VI Encontro de Professores trabalharmos a edição das imagens no site PhotoFunia.

Professora:
Lucélia Muniz da França

04/11/2013

ESPETÁCULO “QUANDO NOS ENCONTRAMOS FOI TARDE DE MAIS” DO GP. CÍCERA DE EXPERIMENTOS CÊNICOS SE APRESENTA NA QUINTA EDIÇÃO DA GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE

O Gp. Cícera de Experimentos Cênicos criado em 2010 por um grupo de estudantes acadêmicos, participará, pelo terceiro ano consecutivo, da Guerrilha do Ato Dramático Caririense, que há cinco acontece na Cidade do Crato. 
Este ano além do espetáculo o grupo oferece uma oficina onde “Os participantes poderão ter um encontro com os procedimentos de trabalhos usados por nós em sala de ensaio e que nos ajudam a criar cada cena de cada espetáculo de nosso repertório”, diz Luka Severo. Luka Severo e seu elenco estarão no evento com dois espetáculos: “Pelejas de um Coração” (2013), e “Quando nos encontramos foi tarde de mais” (2013), dirigido pelo próprio Luka e interpretado por ele e mais três intérpretes: Wiarlley Spears; Amilton Duarte e Leandra Nunes. 
Este espetáculo, conta, através de poemas da autoria do próprio grupo, uma historia que trata das pessoas que vivem infectadas pelo Vírus do HIV, tendo como plano de fundo os relacionamentos amorosos que deram certo e os que deram errado, mostrando que a felicidade está dentro de nós e não depositadas nas outras pessoas como cada um de nós. Grande parte do espetáculo foi baseada na vida dos próprios intérpretes. Wiarlley Spears, que faz parte do elenco, diz que a peça é “muito forte e nos faz refletir sobre o que temos e o quanto valorizamos essa posse... ele nos faz pensar sobre as nossas crenças e até devemos ir quando levados por ela.” 
Para Leandra “no início tive um pouco de medo quando vi a forma de trabalho que Luka propunha nos ensaios, mas quando percebia que o que deveria fazer apenas ser eu mesma em cena: uma pessoa que ama, que sonha e que tem preconceitos, fiquei mais tranquila”, Amilton Duarte diz que o peso está justamente ai “em fazer com que nós possamos pensar sobre nós mesmos e como nossas convicções interferem na construção de opinião dos outros e isso pode ser bom ou ruim.” Serviço: Dia 18 (seg) 19h – QUANDO NOS ENCONTRAMOS FOI TARDE DEMAIS (14 anos, dança-teatro, 50min, Grupo Cícera de Experimentos Cênicos, Juazeiro do Norte). 
ENCENAÇÃO: Luka Severo ELENCO: Luka Severo, Wiarlley Spears, Amilton Duarte e Leandra Nunes. TÉCNICA: Kássia Kidman. LOCAL: Teatro Municipal Salviano Saraiva Arraes – Crato, CE. OFICINAS: - AQUILO QUE EU LEMBRO FAZ CORPO EM MIM: OUVINDO A VOZ DOS MOVIMENTOS CORPORAIS Dias 15 e 16, das 14 às 18h (08 h/a | Luka Severo - Grupo Cícera de Experimentos Cênicos).