01/07/2014

Equipe da Rede de Blogs entrevista Seu Firmino – o primeiro Fotógrafo de Nova Olinda

Na manhã do sábado, 28, a Equipe da Rede de Blogs realizou mais uma entrevista do Quadro Personalidade do Mês.
Dentre as várias categorias entrevistadas, ainda não tínhamos, contemplado a de fotografia. Eis então, a Personalidade do Mês de Maio de 2014 da Rede de Blogs de Nova Olinda - o primeiro fotógrafo de nosso município.
Aos 86 anos de idade, Seu Firmino, afirma que começou a trabalhar com fotografia em 1945.
Casado com Dona Patrocínia, pai de 11 filhos, o mesmo começou a trabalhar com fotografia em Nova Olinda no ano de 1969.
Foi incrível perceber como uma pessoa pôde aprender na prática tanto sobre fotografia. A sua paixão pela fotografia se traduz no acervo de câmeras que mantém até hoje... Quando fala dá pra perceber o brilho no olhar de um profissional que dedicou-se a uma profissão com muito esforço e empenho.
A entrevista e muitas curiosidades desta história vocês irão conhecer em breve através da entrevista da Rede de Blogs de Nova Olinda.
Vou apresentar para vocês alguns modelos antigos de câmeras fotográficas do acervo de Seu Firmino.
Primeiro ele nos mostrou uma lambe-lambe, ou como ele costuma chamar, mão-no-saco. 
Isso porque ela possuí dois orifícios: um para os braços e um para enfiar a cabeça na hora de bater a foto.
Com um tripé antigo, ele nos mostrou com muito orgulho esta câmera, confeccionada pelo mesmo. “O equipamento fotográfico, conhecido como máquina-caixote, é revestido com couro cru, madeira ou metal e coberto na parte posterior com uma espécie de saco negro, com três aberturas: dois orifícios para os braços e um para enfiar a cabeça na hora de bater e revelar as fotografias.”
Logo em seguida, ele exibiu uma Yashica Mat 124 B com manivela. 
A Yashica criou uma longa série de câmeras TLR que evoluíram gradualmente ao longo dos anos. A linha MAT, introduzida em 1957, foi a primeira com avanço do filme por manivela da Yashica, que avança o filme e o coloca na posição do próximo frame automaticamente.” 

Logo depois, nos apresentou uma antiga câmera fotográfica Polaroid Lupa 6 Pró.

“... é um tipo de câmera fotográfica que revela instantaneamente a imagem. A Polaroid Corporation tornou-se mundialmente conhecida em 1948 devido ao surgimento da primeira câmara instantânea criada por Edwin H. Land.

Em seguida nos apresentou uma Zenit 122, câmera antiga com filme fotográfico. “Zenit é uma marca russa de câmeras fotográficas. Estas tem sido produzidas pelas fábricas KMZ (Krasnogorskii Mekhanitcheskii Zavod) a partir do ano 1952 em Moscou e por BelOMO desde os anos 1970 na Bielorrússia. A marca Zenit é associada principalmente as câmeras SLR de 35mm.”

E por fim uma Nikon AF profissional. Ele lamentou afirmando que esta câmera é muito boa, mas como usava filme perdia sua utilidade diante de uma câmera digital. “A Nikon Corporation é uma companhia japonesa especializada em óptica e imagem concorrente da Canon, Sony entre outros. Foi fundada em 1917 como Nihon (Nippon). Esta companhia foi rebatizada Nikon Corporation por suas câmeras, em 1988. Nikon é uma companhia do grupo Mitsubishi.”
Mais curiosidades? Assista o vídeo da entrevista feita pela Equipe da Rede de Blogs de Nova Olinda.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!