07/08/2014

Curso Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas


Curso Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias - 6ª edição, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ) e executado pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (NUTE-UFSC).

4.000 municípios envolvidos

40.000 pessoas capacitadas

A oferta desta capacitação é parte do programa Crack, é possível vencer. Realizado a distância, o Curso tem por objetivo capacitar quarenta mil conselheiros municipais e lideranças comunitárias para atuarem na prevenção dos problemas relacionados ao uso prejudicial de drogas, com foco tanto na defesa quanto na promoção da saúde e dos direitos humanos, na articulação e no fortalecimento das redes locais e na redução de danos.
O cursistas deverá desenvolver um Projeto de intervenção ao final do Curso

O Curso Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas: Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias é gratuito, com duração de quatro meses e carga horária de 120 horas. Na conclusão do Curso, os cursistas que desenvolverem o Projeto de Intervenção receberão certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Conteúdo programático:
Sujeitos, Contextos e Drogas;
Redes para Promoção, Prevenção, Redução de Danos e Tratamento;
Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas;
Projeto de Intervenção.

Objetivo geral do Curso
Capacitar os conselheiros e lideranças comunitárias para atuarem na prevenção do uso de crack, álcool e de outras drogas através do fortalecimento da rede comunitária.

Apresentação
Meu nome é Lucélia Muniz da França, sou de Nova Olinda-CE. Professora da EEEP Wellington Belém de Figueiredo e professora colaboradora do Projeto - Rede de Blogs de Nova Olinda.
Quanto ao curso, quero desenvolver o Projeto de intervenção na escola onde trabalho, pois considero a temática abordada muito importante para os jovens que aqui estudam. Ainda pretendo poder multiplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso junto a outros públicos. Espero poder contribuir e também está capacitada para desenvolver o projeto de intervenção.

Eu e meu território
O pequeno Município de Nova Olinda está situado na área de maior concentração mundial de fósseis do período Cretáceo e conta também com abundantes reservas de gipsita e calcário laminado também conhecidos como pedra cariri. Desmembrado do município de Santana do Cariri em 1957, o município recebeu este nome em homenagem à cidade pernambucana de Olinda. Com uma população de cerca de 15.000 habitantes, está localizado no Estado do Ceará na Região Nordeste do Brasil.
Assim como em grandes cidades também vivenciamos problemas sociais que carecem de atenção especial.
Além de ser uma Professora, desde o ano de 2001, desenvolvo e participo de Projetos de cunho social e voluntário voltados principalmente para jovens.
Realizar atividades voluntárias faz parte de um processo de formar jovens protagonistas inseridos e comprometidos com a realidade local. A educação transforma e prepara para a vida.
Quanto a minha família, meus pais já faleceram, tenho 07 irmãos, destes um faleceu também. E, tenho 13 sobrinhos que são muito importantes para mim. Penso que a família é o bem mais precioso na vida de uma pessoa.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!