sábado, 9 de agosto de 2014

Técnica oriental do bonsai

O bonsai é uma técnica oriental que controla o crescimento de qualquer tipo de planta, de preferência nativa, mas não a genética da mesma. Por meio desse processo, flores e frutos continuam do mesmo tamanho, apenas a folhagem é reduzida.
Fazer o seu próprio Bonsai não é difícil, mas precisamos fazer algumas escolhas sobre qual planta, qual vaso, e qual substrato utilizar.
Como escolher o vaso para o Bonsai?
Os vasos de bonsai são normalmente rasos, largos, e sempre possuem buracos de drenagem. Há uma grande diversidade de vasos disponíveis, de diferentes formas, cores e materiais, mas devemos escolher aquele que combina mais com a planta e estilo que você pretende criar.
Devemos lembrar que o bonsai irá provavelmente ser mudado diversas vezes de vaso até seu estado final. Quem limita o tamanho do bonsai é o tamanho do vaso, que limita o crescimento das suas raízes.
Que substrato (meio) utilizar?
Em algumas regiões podemos encontrar misturas específicas para tal. Mas caso você queira fazer sua própria mistura, normalmente os substratos são feitos pela mistura composta por partes iguais de areia, argila e húmus. Mas algumas adaptações podem ser feitas de acordo com a espécie usada.
Imagem - Lucélia Muniz
Passo-a-passo para plantar um bonsai
Antes de iniciar o plantio do bonsai, certifique-se de que a planta está bem hidratada, suportando melhor o stress do transplante.
Passe um arame pelo buraco de drenagem do vaso fixando-o lá. Ele será usado para sustentar a planta no vaso enquanto ela ainda não se encontra suficientemente fixada.*
Coloque uma fina camada de pedras britadas no fundo do vaso para auxiliar a drenagem, evitando tampar os buracos de drenagem.
Retire a planta do vaso antigo, descartando o solo retido nas raízes. Inspecione as raízes e remova as partes mortas ou machucadas.
Corte aproximadamente 2/3 do comprimento das raízes com uma tesoura limpa. Essa pode parecer uma medida drástica, mas o controle do crescimento das raízes é essencial à criação e manutenção de um bonsai. Em alguns casos, isso não é necessário.
Acomode a planta no vaso, espalhando as raízes no fundo, fixando o tronco com o auxílio do arame de sustentação preso ao dreno.
Complete o vaso com o substrato (meio) desejado. Dê tapas no vaso para acomodar o solo, mas não aperte muito o substrato para não compactá-lo demais. O solo deve ficar no nível da borda do vaso, e o início do tronco deve ficar exatamente nivelado com o solo.
* Nota: Prenda o tronco no arame de forma simples, pois você terá de retirá-lo quando a planta já estiver fixa, após algumas semanas.
Ao término do processo, regue o vaso lentamente, deixando a terra bem úmida. Se desejar, coloque algum adubo orgânico na superfície do vaso, em um dos cantos. Nas fases iniciais, as regas devem ser mais frequentes, já que há poucas raízes e solo no vaso.
Mantenha o novo bonsai por uma semana em um local com pouca luz (mas nunca escuro), para que haja uma boa adaptação ao novo meio. Após esse período, vá levando-o gradualmente a locais com sol da manhã, até o local definitivo.
Com o passar do tempo, cuidando-se bem do bonsai, ele irá adaptar-se às novas condições.
 
FONTE:
Paisagismodigital - O mundo do paisagismo e jardinagem
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/bonsai_cultivo_album.htm
http://www.cultivando.com.br/bonsai_como_fazer_3.html

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!