08/10/2014

Hoje, dia 8 de outubro, é comemorado o “Dia do Nordestino em São Paulo”


A homenagem foi criada em SP, por ser a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil.

O dia 8 de outubro é considerado, por lei, o Dia do Nordestino, na cidade de São Paulo. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009. O motivo da homenagem ser criada em São Paulo é por ser a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste.
Segundo fontes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Grande São Paulo, 82% da população das cidades têm sua origem nos estados do nordeste e norte.
Apesar dos milhares de migrantes que chegam à São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar, além disso, a lei é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social do nordeste brasileiro.
Entre os nordestinos que fizeram história no nosso país estão o sanfoneiro, Luíz Gonzaga, o primeiro Presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, o ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e tantos outros que enriqueceram a história do Brasil todo.

Um comentário:

  1. Olá, Lucélia!
    O nordestino merece um dia especial só para ele. O nordestino é um povo guerreiro e muito trabalhador. Feliz dia 08 de Outubro, atrasado.
    Bjs

    Estou seguindo seu blog. Obrigada pela visita em meu blog, volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!