quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SOU NORDESTINO SIM!!!

***OBS.: POR FAVOR, NÃO CURTA NEM COMPARTILHE ESTE TEXTO ANTES DE LER O MESMO ATÉ O FINAL.

NÃO ME OMITI, DISSO TENHO CERTEZA. AO LONGO DESSE PERÍODO POLÍTICO ELEITORAL, APENAS, EVITEI TECER COMENTÁRIOS ONDE E COM QUEM NÃO ACHEI SER CONVENIENTE...

No entanto, ME SINTO, AGORA, não sei se de luto; envergonhado; com medo; revoltado; decepcionado com alguns comentários... Talvez, num misto de todas essas sensações...

SOU CEARENSE, NORDESTINO; "EU SOU BRASILEIRO", E TENHO MUITO ORGULHO DAS MINHAS ORIGENS. E, DEIXO CLARO QUE, "NÃO QUERO, AQUI, AGREDIR OU DENEGRIR A IMAGEM OU NATURALIDADE DE NINGUÉM." MAS, EM MEU NOME E DO POVO NORDESTINO, QUERO DESABAFAR... AGRADEÇO A TODOS, OU MELHOR, AOS QUE SÃO "TÃO BONS", QUE SE ACHAM ATÉ NO DIREITO DE NOS CHAMAR DE: ANALFABETOS; MISERÁVEIS; IGNORANTES; PREGUIÇOSOS E OUTROS TANTOS ADJETIVOS PEJORATIVOS, OS QUAIS ACABEI DE LER - ATÉ MESMO, DE ALGUNS "AMIGOS" DA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK.
NO ENTANTO, FIQUEM TRANQUILOS, NÃO IREI EXCLUÍ-LOS; BLOQUEÁ-LOS, OU ALGO DO TIPO, "APENAS POR ISSO" - ATÉ MESMO PORQUE PRECISO SABER QUE TIPO DE AMIGOS SÃO ESSES -... MAS, FIQUEM LIVRES E TRANQUILOS PARA TOMAREM SUAS DECISÕES A ESSE RESPEITO.
ACREDITO E RESPEITO O FATO DE QUE TODOS NÓS TEMOS O DIREITO DE MANIFESTAR NOSSAS OPINIÕES, MAS, AO MESMO TEMPO QUESTIONO: E O RESPEITO PELO OUTRO, PELO SER HUMANO E SEU DIREITO DE MANIFESTAR, TAMBÉM, SUA OPINIÃO; O DIREITO DE ESCOLHA???
*** TAMBÉM, PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ANTES QUE ACHEM QUE, POR SER NORDESTINO, TAMBÉM, VOTEI NO PARTIDO VENCEDOR: INFELIZMENTE, NEM TIVE A OPORTUNIDADE DE VOTAR, APENAS JUSTIFIQUEI MEU VOTO. E, A PARTIR DO MOMENTO QUE FICAMOS SEM OPÇÃO DE ESCOLHA PARA ESSA VOTAÇÃO, TEMIA MUITO POR ESSE TIPO DE REAÇÃO. POIS, DO CONHECIMENTO QUE TENHO DAS VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL E PARTE DO SEU POVO, APRENDI A CONHECER, MUITO BEM ESSE TIPO DE ATITUDE E "PRECONCEITO" DA PARTE DE ALGUMAS PESSOAS - ALGO QUE NUNCA CONSEGUI ENTENDER E, SEMPRE ACHEI HORRÍVEL!!! ISSO, SIM, PARA MIM: É ALGO QUE NÃO TEM CLASSIFICAÇÃO...
AQUI, AGRADEÇO A DEUS, POR ESSA OPORTUNIDADE, A QUAL ME FEZ PERCEBER QUE ESSE BRASIL É MUITO MAIS QUE UMA CIDADE, UM ESTADO OU UMA REGIÃO. INDEPENDENTE DE SERMOS NORDESTINOS, SULISTAS, NORTISTAS, OU DE QUALQUER OUTRA REGIÃO; POBRES OU RICOS; BRANCOS, ÍNDIOS OU NEGROS; "PREGUIÇOSOS", É... NÓS SOMOS GENTE, SOMOS POVO, SOMOS SERES HUMANOS... E, MAIS: ACREDITO QUE SOMOS TODOS FILHOS E FILHAS DE DEUS. POR MAIS QUE VOCÊ SE ACHE TÃO BOM ASSIM...
EU NÃO SOU APENAS DE UMA REGIÃO, DE UM ESTADO, DE UMA CIDADE... MAS, SOU, FAÇO PARTE DE UMA NAÇÃO, SOU BRASILEIRO, NORDESTINO E, REPITO: TENHO ORGULHO DE SER.
*** "NÃO SOU MELHOR, MAS TAMBÉM, NÃO SOU PIOR DO QUE NINGUÉM."
PODERIA PEDIR AQUI UM POUCO DE RESPEITO... SIM: RESPEITO!!! POIS, ISSO EU, SEMPRE, PROCURO TER PELO OUTRO, POR MEU SEMELHANTE... MAS, SEI TAMBÉM QUE NINGUÉM PODE OFERECER ALGO ALÉM DAQUILO QUE POSSUI...
PORTANTO, RESTA-ME AGRADECER A VOCÊ QUE SE ACHA NO DIREITO DE NOS DEFINIR - A NÓS NORDESTINOS -, DESSA MANEIRA. SIM TE AGRADEÇO... A VOCÊ MESMO, MUITO OBRIGADO!!! NO ENTANTO, APESAR DE TUDO, ACREDITO NAQUILO QUE SE DIZ A RESPEITO DO SER HUMANO: "CADA UM DEVE SABER O VALOR QUE TEM."
DIANTE DESSE TRIBUNAL "DEMOCRÁTICO", A TODOS AQUELES QUE NEM SABEM QUE ESTÃO INCLUSO, NAQUILO QUE "HOJE" SE DEFINE COMO A "ESCÓRIA DO NOSSO BRASIL" - NÓS: POVO NORDESTINO -, DEIXO AQUI A PALAVRA DAQUELE A QUEM NÃO SE DEFINE, MAS, SIMPLESMENTE É, E QUE NÃO SE ACHA NO DIREITO DE JULGAR, NEM CONDENAR NINGUÉM: "SE CLAMAR POR MIM, EU O OUVIREI, PORQUE SOU MISERICORDIOSO" (cf. Ex 22, 25b - da liturgia desse domingo, 26 de outubro de 2014).
*** DIANTE DE TUDO ISSO, CONSAGRO: O MEU PAÍS; MEU POVO, NOSSOS IRMÃOS; MINHA VIDA E TODOS AQUELES QUE FORAM ELEITOS PARA NOS REPRESENTAR, À MISERICÓRDIA INFINITA DE DEUS. TE PEÇO, SENHOR, QUE TOME CONTA DE TODOS NÓS, QUE O TEU PODER PREVALEÇA SOBRE TODAS AS COISAS. CAMINHA, SENHOR, À NOSSA FRENTE...
HOJE E SEMPRE REPETIREI: JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!
SOU NORDESTINO SIM!!! MAS, A TODOS AQUELES QUE ACEITAREM, E NÃO TÊM PRECONCEITO, UM GRANDE ABRAÇO E UMA ABENÇOADA SEMANA. 

Padre Francisco Anchieta, MIC.

(texto postado no Facebook no dia 27/10/2014)

Um comentário:

  1. Não sou nordestina, mas me senti envergonhada com o povo brasileiro. Um povo que discrimina um irmão, que menospreza por seu sotaque, que julga a cultura alheia, que diminui o grau de importância de uma raça. Chamo isso de ignorância (Condição da pessoa que não tem conhecimento da existência ou da funcionalidade de algo: ignorância dos acontecimentos contemporâneos.
    Estado da pessoa desprovida de conhecimentos; sem cultura; condição de quem não tem estudo: ignorância literária.Comportamento carregado de grosseria; quem se comporta de maneira incivil) e o que nos resta diante de tanta ignorância é ter dó da falta de conhecimento de seres tão inferiores espiritualmente.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Blog!!!