Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

31/03/2014

Liderança é Motivação

A necessidade de motivação.

Todos nós precisamos de algum tipo de encorajamento, em algum momento de nossa vida, de nossa carreira ou na vida acadêmica. Não há pessoas por mais entusiasmadas que sejam que nunca sentiram o peso do trabalho, o cansaço da caminhada, as pressões das cobranças por resultados, a hora da provação ou das horas de aperfeiçoamento profissional. Mesmo porque, esta fase é um preparativo para algo maior.

Mesmo o líder mais determinado, mais habilidoso, com maior garra, com melhor empenho ou o mais preparado, já necessitou de um tipo de encorajamento de alguma forma.
Todo líder precisa ser um encorajador por excelência dos seus liderados. Precisamos encorajar as pessoas por quê?

1-Não é todo dia que estamos ou acordamos totalmente dispostos.  Sendo assim Motive!
2-Nem sempre o que as pessoas querem é o que elas precisam;
3- As pessoas enfrentam ciclos diferentes de vida, e muitas delas sem apoio, não conseguem chegar ao pico da montanha, ajude-as!
4- Existem dias de montanhas e dias de vale. Vales e montanhas sempre estarão em nossa caminhada, mas em dias alternados, basta nos prepararmos para as subidas e descidas da vida continuando sempre caminhando. Ajude cada um alcançar sua meta!

Liderar é se esforçar para influenciar de forma consciente um determinado grupo para levá-lo a atingir metas de permanente benefício, que atendam às suas reais necessidades.

"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humildade e experiência da fragilidade." (Augusto Cury) 

26/03/2014

EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda é contemplada com o Prêmio Construindo a Nação

O Evento ocorreu no dia 17 de Março na Estação Julio Prestes em São Paulo-SP.
Na ocasião, em decorrência do desenvolvimento do Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda-CE a escola de EEFM Padre Luís Filgueiras recebeu o Prêmio Construindo a Nação na 13ª Edição deste Evento.
A Professora Lucélia Muniz da França juntamente com a Aluna Ana Beatriz Rodrigues Jacinto representaram a escola no referido Evento.
O PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO é um reconhecimento às escolas que desenvolvem um trabalho social e educativo com o corpo diretivo, professores, alunos e colaboradores, contribuindo de forma efetiva para o Desenvolvimento da Cidadania no Brasil.
O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda surgiu no mês de Setembro de 2010 coordenado por Lucélia Muniz da França, Professora do Laboratório Educacional de Informática – LEI da EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Acontece como uma atividade contínua utilizando-se da Tecnologia de Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação. 
Tem como equipe atualmente, 14 alunos do Ensino Médio e 11 ex-alunos (agora universitários) da EEFM Padre Luís Filgueiras e também como Orientadora Hericka dos Santos Lima, Professora de Língua Portuguesa. A Equipe do Projeto é ampliada em 10 alunos a cada ano.
Vale ressaltar que a escola foi contemplada pela segunda vez com o Prêmio Construindo a Nação realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil e Instituições parceiras.

25/03/2014

Feriado do Dia da Abolição da Escravatura no Ceará - 25 de Março

Cidade Cearense foi a primeira a Abolir Escravidão no Brasil

O município de Redenção (antes chamado de Acarape), localizado no Maciço de Baturité, recebe esse nome por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar todos os seus escravos.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Em relação as demais províncias era a que menos possuía escravos, pois eram traficados para os centros cacaueiros, cafeeiro e açucareiro por bons preços.
Essa exploração foi, aos poucos, despertando repulsa entre os cearenses que iniciaram, em Fortaleza, em 1879, um movimento emancipador denominado “Perseverança e Porvir”.
Sociedade Libertadora

Em 1880, os abolicionistas fundaram a Sociedade Libertadora Cearense com 225 sócios, cujo presidente provisório foi João Cordeiro. Para divulgar seus ideais, em 1881, fundaram o Jornal O Libertador.
As datas festejadas pelo município de Redenção, foram marcantes no processo de libertação dos escravos. Em 25 de março de 1881, por exemplo, a Sociedade alforriou 35 escravos. Outra sociedade contribuiu para o movimento abolicionista. Tratou-se do Centro Abolicionista 25 de dezembro, fundado em 19 de dezembro de 1882. Dessa maneira, em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará.
Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista e, em janeiro de 1881, fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. Eles eram liderados por Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar.
No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. O povo redencionista guarda na memória o gesto heróico de ter libertado seus 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.
O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão.
Dia de Palestra nas Turmas do 3ºB e 2ºD da EEFM Padre Luís Filgueiras. É preciso olhar a História sob uma visão crítica, formando opiniões baseadas em argumentos consistentes! Somos assim, eternos aprendizes!  

24/03/2014

Viagem a São Paulo - SP

No dia 16 de Março fiz uma viagem relâmpago à São Paulo. É que viajamos dia 16 e voltamos dia 18 de Março.
O motivo foi ir a São Paulo para participar do Evento de premiação do Prêmio Construindo a Nação realizado pelo Instituto da Cidadania Brasil e parceiros.
Na ocasião estávamos representado a EEFM Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Junto com uma das componentes do Projeto Rede de Blogs de Nova Olinda, Beatriz Rodrigues, ingressamos nesta viagem.
Depois publicarei uma postagem específica falando do Prêmio Construindo a Nação – momento de grande importância para o desenvolvimento do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
Voltado a viagem... na verdade nunca tinha ido a São Paulo e contamos com a companhia dos parentes de Beatriz, o Tio dela, Cicinho e sua esposa Simone.
Eles foram verdadeiros anjos que nos mostraram um pouco da cidade de São Paulo, ainda em tão pouco tempo.
Ficamos hospedadas no Hotel Linson na Rua Augusta próximo à Avenida Paulista.
Na manhã do dia 17, juntamente com nossa anjo guia Simone, eu e Beatriz podemos conhecer alguns lugares.
Primeiro uma paradinha para conferir a VELOCULT  em sua 5ª Edição na Av. Paulista – Grande Momentos do Automobilismo Brasileiro. Entre modelos de carros antigos, uma homenagem ao 20º Aniversário de falecimento do Tricampeão Mundial de F1 Ayrton Senna e os 40 anos do Bicampeonato Mundial de F1 de Emerson Fitipaldi.

Depois foi hora de ir às compras: não resisti aos livros e vamos lá! Acabei trazendo na mala o livro Violetas na Janela de Vera Lúcia Marinzeck.

Compramos um tripé para câmera, um presente meu e de Beatriz para o Projeto Rede de Blogs. E, uma câmera digital Nikon semiprofissional para mim e Aristóteles – nosso primeiro investimento para trabalhar com filmagens e fotografias em Eventos.

Depois fomos ao Parque Trianon:

“Projetado pelo paisagista francês Paul Villon e o inglês Barry Parker e inaugurado em 3 de abril de 1892, o Parque Trianon está no coração de São Paulo e decora a Avenida Paulista com 48,6 mil m² de vegetação tropical, remanescente da Mata Atlântica.
Seu nome oficial é Parque Tenente Siqueira Ramos, em homenagem ao militar e político brasileiro de mesmo nome que participou da Revolta Tenentista (1924), um dos maiores conflitos bélicos que ocorreram em São Paulo.
O local abriga uma flora repleta de espécies exóticas, como o chichá, a cabreúva, o palmito-jussara, palmeira-de-leque-da-china, cedro, jequitibá, e também é lar de animais silvestres, como o saíra-amarela, tico-tico, sabiá-ferreiro, borboletas e mais de 25 espécies de aves.”
Andamos de metrô e deu pra sentir de perto a agitação de uma cidade grande. Mas, foi maravilhoso está com pessoas especiais e poder aproveitar um pouco das belezas de São Paulo.

09/03/2014

Mais um ano pra contar e agradecer a Deus pela VIDA!

“A vida é um presente que devemos cuidar a cada instante para que tenhamos êxito em nossas propostas, promessas e que creiamos nas oportunidades de ser feliz!
Aniversário é coisa de criança, algo que passa e repentinamente nem nos lembramos mais, porém sempre acreditamos que alguém, de repente vai nos ligar ou nos encontrar pelas ruas e dizer parabéns!
Aniversário é momento de reflexão, de pensar que mais um ano se completou e que a cada dia devemos aprimorar a essência do que vivemos e compartilhá-la com as pessoas que nos fazem bem.
A idade determina o que somos, o que queremos e como seremos!
Por mais que vivamos somos inexperientes e a cada aniversário vamos provando que estamos aprendendo.”

Tenho muito o que agradecer a algumas pessoas especiais... anjos que habitam meu coração e fazem parte do meu viver... Obrigada por tudo!   

08/03/2014

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

07/03/2014

Um Feliz Dia Internacional da Mulher!

Fazendo uma reflexão:
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women´s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.


“Mais do que ser brisa. E ondular searas e flores. Mais do que ser Sol. E inebriar o mundo de mil cores. Acima do que já houve. Do que há e ainda houver. Está a benção insuperável, extasiante e inigualável de ser tão somente mulher!”

Postagem dedicada às mulheres do Clã Muniz:
Nossa matriarca - Maria Constância da França Muniz (in memoriam);
Ana Lucia, Ana Fernanda, Luciana, Geneana, Luma, Alexia, Brenda, Carla Samara e Laura.

03/03/2014

Trilha da Mãe D’água

Neste domingo, dia 02 de Março de 2014, juntamente com amigos e componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda, fizemos a trilha da mãe d’água.
Das três trilhas que existem optamos por seguir rumo a da saída do Sítio Tocalha. Não sei dizer ao certo, o quanto caminhamos, mas acredito ter sido algo em torno de 3 a 5 Km. 
No início até uma trilha de fácil acesso, depois a mata vai se fechando e o caminho estreitando. Na chegada tivemos que atravessar um trecho todo em rochas irregulares, formando um paredão ao pé de uma montanha.
 A Mãe D’água é caracterizada pela nossa cultura como um lugar mitológico, abrigando algumas lendas indígenas. Desde criança, sempre escutava alguém contando estórias deste lugar. Neste local, o curso do rio se alarga ao pé de um paredão de rochas, onde dizem ser a cama da mãe d’água.
Depois de uma longa caminhada dá para se refrescar nas águas do rio. É um lugar lindo e nesta época do ano nos encanta com o verde da floresta e suas belezas naturais.
 Assim, começamos nosso início de feriado, fazendo uma trilha. Se a caminhada faz bem à saúde, ainda temos a companhia dos amigos e um belo lugar para guardar na memória e em fotografias.
Dedico esta postagem aos amigos:
Uma dica:
- É um ótimo lugar para acampar (já tive a oportunidade de acampar na Mãe D’água);
- Colabore com a preservação do Meio Ambiente: não jogue lixo na trilha, nem deixe lixo lá na mãe d’água. A Natureza agradece e nós agradecemos também!
Um abraço a tod@!
Professora Lucélia Muniz.

01/03/2014

Para ser amado, você só precisa se autorizar a ser!


Hoje li uma notícia que me fez chorar. Linda. Sobre amor, claro! Mas antes de ser linda, a notícia é extremamente lamentável. Vou explicar: não sei se você sabe, mas na Índia, havia se tornado prática uma pessoa rejeitada castigar aquela que a rejeitou. E o castigo era medonho! O rejeitado jogava ácido no rosto de quem o rejeitou.
Mais ou menos assim: alguém se declara para você. Diz que te ama e quer se casar contigo. Você, no seu direito, diz que infelizmente não sente o mesmo e que, por isso, não podem ficar juntos. E por ter declinado da oferta do outro, quando menos espera, recebe um banho de ácido que desfigura todo seu rosto e partes do seu corpo para sempre.
Dá para imaginar as próximas cenas: cirurgias, tratamentos, muita, muita dor, tanto física quanto emocional, raiva, desespero, revolta, perda de todas as esperanças, medo de jamais conseguir ter uma vida social. E ser amada, então? Tente supor todos os terrores com os quais esta pessoa tem de lidar. Certamente, vem a sua mente: 'nunca, jamais alguém vai me amar com o rosto desfigurado deste jeito'. Dói só de escrever. E imagino que doa em você só de ler.
Mas sabe por que a notícia que li é tão linda? Porque prova que nada, nada mesmo, é mais poderoso que o amor. Que quando ele toca um coração, as portas e janelas do mundo se abrem. Tudo é novo e as possibilidades são inimagináveis. Vale lembrar, porém, que o amor só pode tocar um coração que se mantenha pulsante, oferecendo ao mundo a sua essência. Porque não é na mera vontade que o amor floresce, e sim nas atitudes, nas escolhas, na permissão que você se dá de ser. De ser você! Como for, onde for...
Laxmi, uma jovem mulher de 24 anos, teve seu rosto desfigurado aos 14, quando recusou o pedido de casamento de um pretendente. Amargou dores dilacerantes por longos anos. Até que tomou uma decisão: usar sua dor para salvar vidas. Decidiu lutar por mudanças. E tornou-se líder da ONG "Stop Acid Attacks", atuando contra esta prática que se tornou um grave problema social em seu país.
Mas apesar de toda a sua coragem, Laxmi ainda considerava impossível ser amada algum dia. Assim, dedicou sua vida a vida de tantos outros que corriam o risco de passar pela mesma tragédia. E por ter se autorizado a ser quem ela é, do jeito que é, com todo seu potencial e também toda sua limitação, Laxmi brilhou. E iluminou tudo ao seu redor. E atraiu o amor. Porque é de luz que o amor precisa!
Conheceu Alok, um homem de 25 anos que também lutava pelo direito ao amor de milhares de meninos e meninas. E por passarem horas e horas compartilhando o mesmo ideal, Alok enxergou Laxmi para além do que seus olhos veem. Alma com alma. Coração com coração. Porque, no final das contas, é sempre assim. Amor de verdade nasce dentro. Nunca fora. Fora é a morada transitória da paixão. Dentro é o castelo sagrado do amor.
Por isso, não se engane: seja como for, existe alguém, em algum lugar, que pode perfeitamente se encantar por você. No entanto, é preciso que você, antes, autorize-se. Permita-se ser. Não sem dor. Não sem medo. Não sem limitações. Não perfeito. Apenas você. Com tudo o que é. Mas disposto a acender suas luzes internas e oferecer ao mundo o que você sabe fazer de melhor. E se ainda não sabe, então que aprenda. Porque é possível. Porque o amor faz milagres!