Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/04/2014

José Amilton – 02 Anos de Vida Eterna!

“Numa tarde bem tristonha
Gado muge sem parar
Lamentando seu vaqueiro
Que não vem mais aboiar
Não vem mais aboiar
(...)
Nunca mais ouvirão
Seu cantar, meu irmão”
(...)

SAUDADES E LEMBRANÇAS CRAVADAS NA ALMA!
Quando segurei tua mão já não pudestes mais segurar as minhas mãos! Quando gritei por Deus, tu já ia ao encontro Dele!  

27/04/2014

HOTEL PARQUE DAS FONTES em Beberibe-CE

O Hotel Parque das Fontes é o maior e mais belo hotel de praia da costa leste do Ceará. Suas instalações chamam atenção não só pelo conforto e romantismo, mas pelo bom gosto e beleza rústica. 
É um empreendimento em estilo horizontal, localizado de forma estratégica, na Praia das Fontes, no município de Beberibe. 
A praia é banhada pelo Oceano Atlântico e fica próximo à Praia de Morro Branco, a 85 km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. 
Além disso, soluções inteligentes em arquitetura e decoração valorizam tanto a privacidade dos espaços íntimos, quanto a descontração das áreas de conveniência.
Os 80.000m² do Hotel está dividido em 2 setores:
Setor Atlantis / Setor Parque que também abrigam 463 apartamentos, dez salões para eventos, um dos quais com capacidade para 1000 pessoas, ideais para convenções de empresas, workshops, confraternizações e acontecimentos sociais.
Recepções, restaurantes com serviço de buffett e/ou à la carte, com vista para o mar e imponentes falésias, bares, área verde, esporte e lazer, também fazem parte do conjunto de instalações do complexo do hotel.

Atividades:

PARQUE AQUÁTICO;
QUADRAS ESPORTIVAS;
LAGO PARA PESCARIA;
ÁREA FITNESS E SAUNA;
PISCINAS SETOR ATLANTIS;
SALÃO DE JOGOS;
KIDS CLUB.
Conheci em Janeiro/2014 o Hotel Parque das Fontes numa excursão da WL Turismo de Juazeiro do Norte-CE.

26/04/2014

Engenho da Fazenda Tatajuba em Santana do Cariri-CE

No dia 24 de Abril às 14:00h junto com os componentes do Projeto da Rede de Blogs tive a oportunidade de conhecer o Engenho da Fazenda Tatajuba.
O Engenho está desativado e pela placa que homenageia o proprietário, este é um local centenário.
Sempre ouvi minha família falar da beleza deste lugar, mas só acompanhava mesmo por fotografia. Depois que a fotógrafa Lucélia Araújo fez uma sessão de fotografias lá, a vontade de conhecer só aumentou...
Na oportunidade estávamos gravando para o Prêmio Curta Histórias e aí tive a ideia de usarmos este lugar como cenário. Em breve vocês terão acesso ao resultado final, o vídeo que iremos inscrever no Prêmio. 
A Equipe que participa desta atividade é composta por Aristóteles Alencar, Fabrício Alves, Beatriz Rodrigues, Rogerio Xandú, Aline Alves e Yanna Nayra.
Ops... não esquecendo de nosso motorista Hugo Wedson que possibilitou a nossa chegada ao local e ao pai de Aristóteles que cedeu o transporte. Obrigada gente!
Fico pensando, nossa região é belíssima em lugares e riquezas naturais e daí com certeza virão mais e mais atividades. A gente planeja, organiza o roteiro e realiza. 
Gostoso mesmo é trabalhar em equipe e ter o prazer de divulgar a nossa região e a nossa cultura.
No Engenho ainda que desativado, fica o contraste entre o passado e o presente e de como nossa visão e sensibilidade pode ser retratada neste espaço.
Um abraço a todos! Professora Lucélia Muniz.
Foto – Arquivo da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
http://rededeblogsno.blogspot.com.br/

25/04/2014

TUDO QUE VICIA COMEÇA COM "C"

Por alguma razão que ainda desconheço, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vícios... Refleti sobre todos os vícios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia começa com a letra C!
De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diversões, percebi que todo vício curiosamente iniciava com cê.
Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependência que muita droga pesada. Cigarro vicia e começa com a letra c.
Depois, lembrei das drogas pesadas: cocaína, crack e maconha. Vale lembrar que maconha é apenas o apelido da cannabis sativa que também começa com cê.
Entre as bebidas super populares há a cachaça, a cerveja e o café. Os gaúchos até abrem mão do vício matinal do café, mas não deixam de tomar seu chimarrão que também - adivinha? - começa com a letra c.
Refletindo sobre este padrão, cheguei à resposta da questão que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi não? Tendo fórmulas e sabores praticamente idênticos, deveria haver alguma explicação para este fenômeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. É que a Coca tem dois cês no nome enquanto a Pepsi não tem nenhum. Impressionante, hein?
E o computador e o chocolate? Estes dispensam comentários.
Os vícios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e açúcar. Sal é cloreto de sódio. E o açúcar que vicia é aquele extraído da cana.
Algumas músicas também causam dependência. Recentemente, testemunhei a popularização de uma droga musical chamada "créeeeeeu". Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade? cinco. Nesta altura, você pode estar pensando: sexo vicia e não começa com a letra C. Pois você está redondamente enganado. Sexo não tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformação orgânica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia é o ato sexual e este é denominado coito. Pois é. Coincidências ou não, tudo que vicia começa com cê. Mas atenção: nem tudo que começa com cê vicia. Se fosse assim, estaríamos salvos pois a humanidade seria viciada em Cultura.

Luís Fernando Veríssimo

19/04/2014

ÁGUIA OU GALINHA: A DECISÃO É SUA – VENHA VOAR!

Creio, que no mundo em que vivemos onde as exigências da vida material nos obriga a fixarmos nossas atenções e energias na construção de um mundo cada vez mais individualista e materialista, nos sobra muito pouco tempo para refletirmos sobre o caminho que estamos realizando de fato. Faz-se necessário, portanto, dedicarmos algum tempo, ou seja, energia e atenção concentrada para outros caminhos possíveis no sentido de provocarmos uma mudança radical e profunda em nossas convicções e produções de valores humanos. Recentemente o teólogo Leonardo Boff lançou um livro A ÁGUIA E A GALINHA onde procura mostrar a vida limitada e condicionada que a maioria de nós acredita e segue sem perceber as possibilidades de um poder latente e transcendente no seu interior. Segundo esse autor, podemos viver ciscando para trás limitados e presos ao chão da sobrevivência-razão (o modo de ser GALINHA – segundo Boff) ou se libertar desse chão voando na imensidão da existência em direção ao sol da vida-amor pleno e infinito (o modo de ser ÁGUIA - idem). A decisão de escolha é de cada um. Ninguém muda e conquista nada se sua maneira de ver o mundo e a si mesmo também não sofrer uma transformação ontológica radical POSITIVA. Mas, para que isso ocorra de fato, o primeiro passo terá que ser dado saindo da inércia e do comodismo psíquico de acreditar que não existe mais nada a se descobrir ou revelar em si mesmo. Faz-se necessário, romper com a gravidade e o condicionamento energético racional-instintivo que nos força a vivermos como GALINHAS ciscando e pulando de um lado para o outro na luta pela sobrevivência de conquistas efêmeras. A transformação de identidade (de GALINHA para ÁGUIA) não acontece por acaso, mas porque decidimos com vontade realizar a façanha mais espetacular de todos os tempos que é a transcendência, ou seja, a superação de si mesmo. Ao animal foi dada a condição de viver preso ao seu instinto, mas ao homem foi dado a oportunidade de usar o seu poder interior para transcender tanto a sua instintividade quanto a sua racionalidade. Esse poder é também um saber holístico. E sem saber o homem vive a condição que é a inferior, até que movido pelo impulso da força interior do Espírito ele se supere para saber-viver uma nova vida de realização cósmica superior. Em outras palavras, não existe conquista sem o mérito da persistência na disciplina interior de saber-fazer (ou saber-agir de forma ascética – práxis) que os hindus denominam de SADHANA.

Prof. Bernardo Melgaço da Silva

Que a Páscoa aconteça...

Ressuscitei e estou com você...
"porque meu amor é para sempre" (cf. Sl 136).
Estas não são simples palavras...
são gestos concretos da Páscoa de Jesus.
Tudo lhe aconteceu nesta terra:
perseguições, sofrimentos, morte.
Mas nele venceu a fidelidade, o amor, a vida.
Sim, a Vida teve a última palavra.

Com sua ressurreição, Jesus nos fez
renascer como "povo da Páscoa".
Povo que assume a causa pela qual ele
veio a este mundo: "Que todos tenham vida...":
àqueles que buscam paz, dignidade humana,
liberdade, saúde, solidariedade, amor.

É Páscoa: tempo de esperança e ação.
Tempo para começar uma vida nova,
na certeza de que, nas mãos de Deus,
até a morte pode transformar-se em vida.

Depois da ressurreição, a cruz tornou-se
testemunho de amor, sinal de esperança.
É o poder de Deus que se manifesta
na humildade e no serviço dos que creem.

Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho
e lhe dê forças para prosseguir.
Com certeza, todas as noites escuras
acabam tendo sua aurora.
Que a Páscoa aconteça em sua vida!
Creia e alegre-se: ela já está acontecendo.

14/04/2014

Nova Olinda – 57 Anos! Parabéns minha terrinha!

Eu acredito na juventude
É tempo de alegria e esperança
É tempo de amar e ser amado
É tempo de sonhar, é tempo de partilhar
De construir um mundo melhor

É tempo de escolhas, de desafios
De não ter medo de viver
Viver com Deus, viver no amor
E anunciar que posso ser feliz, porque Deus me ama

Eu acredito na juventude
No brilho do seu amor
E na força da sua missão
Eu acredito na juventude
No brilho do seu amor
E na força da sua missão

12/04/2014

SAWABONA!!!

Há uma "tribo" africana que tem um costume muito bonito.
Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.
A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.
A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:

"Eu sou bom".
Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer:
"Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim"

Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é:
"Então, eu existo pra você".