Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/06/2014

Aplicativo “Proteja Brasil”

Prezados Professores,

O Proteja Brasil é um aplicativo para smartphones e tablets criado para facilitar denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A partir do local onde você está, o “Proteja Brasil” indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.
O aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente no Tablet do Professor, App Store e no Google Play.


Equipe Portal do Professor

Projeto Recortes da Literatura Nordestina: dos livros impressos aos e-books

EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Projeto Recortes da Literatura Nordestina:
dos livros impressos aos e-books

Professora: Lucélia Muniz da França
Laboratório Educacional de Informática - LEI

Apresentação
A literatura é a abertura maior da imaginação, pois é através dela que os autores abrem seus corações...
Esta troca entre autor e leitor é que faz a magia da leitura, pois os textos são escritos sem destino certo, e acabam fazendo milagres onde quer que cheguem.
Os autores nordestinos, em sua grande maioria, cresceram ouvindo o Cordel, e por isso, sofreram grande influência deles, valendo-se de suas rimas, suas estratégias de criação, seu vocabulário e muitos outros.
Os mais famosos deles são Patativa do Assaré, representante da Literatura de Cordel e ainda outros, que têm o gênero literário diferenciado como Graciliano Ramos, que como ninguém, soube retratar as agruras vividas pelo povo nordestino em seu célebre romance Vidas Secas.
Além deles ainda podemos citar Jorge Amado, que mostrou a verdadeira face da Bahia, e ainda a beleza e a sensualidade da mulher brasileira em todos os seus romances, principalmente em Gabriela.
Também representantes femininas descreveram o nordeste e seu povo, como Rachel de Queiroz e autores mais tradicionais como José de Alencar, Aluízio Azevedo, Gonçalves Dias, e ainda muitos outros.
A Literatura Nordestina merece todo apreço, pois nos deixou inúmeros representantes que enriqueceram ainda mais a Literatura Brasileira.

Justificativa
Através do Projeto Recortes da Literatura Nordestina pretendemos utilizar livros da Literatura Nordestina para estimular a produção textual contextualizada em sala de aula. Tais produções passam a compor um acervo de uma Biblioteca virtual da Escola. Utilizando-se da Plataforma ISSUU será possível transformar os textos produzidos em e-books. Sendo os mesmos disponíveis para hospedagem em redes sociais e blogs. Sabendo estabelecer a diferença entre uma carta e um e-Mail, certamente, por analogia, saberemos que livros e e-Books se encaixam no mesmo conceito. Termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, uma mídia digital.
Quanto a ISSUU esta é a mais rápida plataforma de publicação digital que mais cresce no mundo. Criada por um grupo de geeks apaixonados pela indústria editorial, ISSUU cresceu e se tornou uma das maiores redes de publicação no planeta.
Neste contexto, o aluno deve ser considerado como produtor de textos, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constituem como ser humano. O texto só existe na sociedade e é produto de uma história social e cultural, único em cada contexto, porque marca o diálogo entre os interlocutores que o produzem e entre os outros textos que o compõem. O homem visto como um texto que constrói textos.

Objetivo Geral
- Identificar e analisar dados sobre as competências desenvolvidas no ensino de literatura em sala de aula, dando a oportunidade do aluno ter contato com a experiência cultural que emana da Literatura Nordestina e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens – verbal oral, verbal escrita, musical e visual e quanto aos diversificados temas que a abordam.

Objetivos específicos
- Melhorar a leitura e a escrita dos alunos envolvidos no Projeto;
- Incentivar a leitura de obras da Literatura Nordestina, fomentando a valorização de nossa identidade cultural e social;
- Produzir e-books a partir dos textos desenvolvidos em sala de aula;
- Criar a Biblioteca Virtual da Escola;
- Disponibilizar os e-books oriundos do Projeto como incentivo e fonte de Leitura.

Parceiros envolvidos no Projeto
- Alunos das Turmas de Ensino Médio da EEEP Wellington Belém de Figueiredo;
- Professores e Núcleo Gestor;
- Colaboradores externos.

Ambientes de Aprendizagem envolvidos no Projeto
- Sala de Aula;
- Laboratório Educacional de Informática-LEI;
- Laboratório de Línguas;
- Biblioteca.

Avaliação das Atividades do Projeto

- Observar o desempenho e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, bem como, a melhoria de sua aprendizagem ao longo do Projeto.

28/06/2014

Brasil vence o Chile nos pênaltis e está nas quartas-de-final da Copa do Mundo de Futebol

Neste sábado, 28, num jogo de muita tensão o Brasil conseguiu passar às oitavas-de-final.
No jogo normal o placar foi de 1 x 1 – pela Seleção Brasileira David Luiz marcou primeiro e logo depois o chileno Alexis Sánchez marcou também. O juiz ainda anulou um gol do jogador Hulk.
Na prorrogação um 0 x 0 e logo depois a decisão nos pênaltis.
Foi com direito a sufoco, drama e expectativa até o último pênalti. O Brasil está nas quartas-de-final da Copa do Mundo.
O Brasil não jogou bem contra o Chile neste sábado, no Mineirão, empatou no tempo regulamentar e não conseguiu fazer gol na prorrogação. Nos pênaltis, venceu por 3 x 2. 
Destaque para o goleiro Júlio César da Seleção Brasileira que defendeu dois pênaltis.
Agora, nas quartas-de-final na próxima sexta-feira (4), em Fortaleza – o Brasil enfrenta a Colômbia.  Vamos que vamos Brasil! Rumo ao Hexa!

23/06/2014

Brasil 4 x 1 Camarões

Hoje, 23, uma vitória fantástica do Brasil! No 100º jogo da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, vencemos e Neymar ainda desponta como o artilheiro da competição.
Para quem pensava que Camarões iria entregar o jogo, errou feio, eles jogaram muito e ainda marcaram um gol.
Do lado do Brasil 02 gols de Neymar, 1 gol de Fred e 1 gol de Fernandinho na vitória de 4 x 1 sobre a Seleção de Camarões.
E, além da comemoração da vitória da Seleção Brasileira, ainda teve o Aniversário de meu amigo Aristóteles Alencar.
Para terminar a noite pude aproveitar um pouco da fogueira de São João na casa da minha irmã Ana Lucia. 
Pra frente Brasil! Rumo ao Hexa!  

22/06/2014

Entrevista da Equipe da Rede de Blogs de Nova Olinda com a Escritora Laudecy Ferreira

Na sexta feira, 20, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Escritora novolindense Laudecy Ferreira.
Atualmente a mesma reside em Fortaleza e tem se destacado como Escritora e Educadora, principalmente do lançamento de seu 10º Livro - “O Brasil que temos, o Brasil que queremos” – Manual do Fazedorismo.
Na quinta-feira, 19, em reunião com um dos Coordenadores do Projeto Rede de Blogs, o Professor Aristóteles Alencar, colocamos em pauta o nome da Escritora Laudecy Ferreira no Quadro dos entrevistados para a Personalidade do Mês.
Ao retomar às atividades da Rede de Blogs, agora como Professora Colaboradora, pensei que poderíamos fazer esta entrevista quando a Escritora respondesse ao nosso convite, caso viesse agora nas férias para Nova Olinda.
Lembrando da frase - “Quando você realmente deseja uma coisa, todo universo conspira ao seu favor” – pois foi bem assim... eis que na sexta-feira pela manhã, Laudecy foi visitar a EEEP Wellington Belém de Figueiredo. Ela deixou alguns livros para a Biblioteca da Escola e também presentou nossa Diretora Lúcia Santana com o Livro – Manual do Fazedorismo.
Quando ela estava de saída, tive a oportunidade de conhece-la e fazer o convite pessoalmente para que desse uma entrevista para os componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda. 
A mesma estava de passagem por Nova Olinda e gentilmente aceitou nosso convite. Para minha surpresa, ainda consegui participar deste momento, logo após mais um expediente de trabalho.
A Entrevista foi bastante enriquecedora e de muito aprendizado. Fiquem de olho, pois daqui para sábado estará saindo o vídeo com a entrevista.
Aproveitando aqui a oportunidade para agradecer a Escritora Laudecy Ferreira pela atenção e o carinho com que recebeu a Equipe da Rede de Blogs! Muito Obrigada!

Visite a Rede de Blogs de Nova Olinda em:

21/06/2014

“Para eles, mulher nasceu para ser objeto de cama e mesa, para nós é agente da transformação”, ressalta Lula em evento que confirmou candidatura de Dilma

“Quero confirmar a presidenta Dilma Vana Rousseff como nossa candidata”, aclamou o presidente do PT, Rui Falcão, junto com a militância e os delegados na Convenção Nacional do partido. O encontro aconteceu neste sábado, 21, em Brasília e reuniu lideranças do PT, de partidos aliados, além de ministros, governadores e pré-candidatos, entre outras autoridades.
“Se tivemos orgulho de ir às ruas em eleições passadas, precisamos agora ter orgulho de ir às ruas defender a Dilma de qualquer preconceito”, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Para eles, mulher nasceu para ser objeto de cama e mesa, para nós é agente da transformação”, avaliou. Lula disse não ter medo algum de fazer qualquer comparação entre os governos Lula e Dilma com gestões anteriores. “Fizemos mais em todas as áreas”.
O ex-presidente ressaltou inclusive os avanços feitos nos últimos 12 anos no combate à corrupção.
Lula fez questão de começar sua fala mostrando o vídeo de uma catadora de material reciclável que fala sobre o impacto da Copa na sua vida e em nosso país. “Estádios estão prontos, metrô funcionando. Quem passou dois anos dizendo que ia dar errado, aprendeu a lição”: Catadora de BH e a Copa no Brasil
A Presidenta Dilma Rousseff falou do desafio de levar informações à população sobre o que tem sido feito no país: “Agora, a verdade deve vencer a mentira e a desinformação”. Ela lembrou que “quando Lula assumiu, o Brasil era um. Quando deixou a Presidência, era um país completamente diferente e muito melhor”. Ela destacou que também em seu governo o cenário mudou muito com a crise internacional, mas enquanto em boa parte do mundo o desemprego cresceu, no Brasil foram criados 11 milhões de empregos.
“Fizemos muito, mas precisamos fazer mais. O povo precisa de mais”, afirmou Dilma. Ela ressaltou a importância da entrada do Brasil na sociedade do conhecimento e o papel central que a valorização da educação tem nisso. Melhorar a qualidade do emprego também foi um desafio apontado pela presidenta como crucial.
“Não nos propomos apenas a realizar um novo ciclo de crescimento, mas um novo ciclo histórico, construído junto com o povo brasileiro”, afirmou Dilma, citando a reforma política e a reforma urbana, como questões a serem enfrentadas.
O vice-presidente Michel Temer, que continuará ao lado de Dilma nesta eleição, ressaltou que “o PMDB tem a honra de estar ao lado de um governo que deu certo”. “Hoje a festa é sua, mas em outubro a festa será do povo brasileiro”.

20/06/2014

Plataforma online gratuita ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM


O projeto Geekie Games, lançado em Brasília na última quarta-feira (18), pretende auxiliar os estudantes das escolas públicas brasileiras a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Por meio de textos, videoaulas, simulados e jogos, a plataforma online adaptativa vai testar os conhecimentos dos candidatos para a avaliação.
Os alunos poderão fazer quatro simulados para identificar quais conteúdos já dominam e quais ainda é preciso estudar mais. Com base nessa avaliação, a plataforma vai sugerir um plano de estudos personalizado e o estudante receberá um novo programa a cada etapa. As notas serão calculadas conforme o formato do Enem. Além disso, a plataforma também permite que os professores acompanhem, em tempo real, o desempenho dos alunos.
A startup responsável pela iniciativa foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2013, por meio de edital. Atualmente, 11 secretarias de Educação fazem parte do programa (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins). Está em andamento a adesão das unidades de São Paulo, do Espírito Santo e do Distrito Federal.
A participação é gratuita, porém, na primeira etapa, somente escolas públicas dos estados parceiros e estudantes com convite terão acesso ao site. O convite pode ser solicitado no portal do projeto. A partir do dia 17 de julho, a plataforma estará aberta ao público, dispensando a necessidade de convites.
Presente no lançamento, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, José Francisco Soares, destacou a importância do uso das ferramentas digitais na educação. “Os jovens e as crianças de hoje já foram criados em outro ambiente, da máquina, do computador. Precisamos de ferramentas novas”, disse.
Com informações da EBC, do G1 e da Geekie Games

19/06/2014

Roda de Conversa com o Profº Dyego Feitosa

Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora?

17/06/2014
Pertence à cultura popular do futebol a vaia a certos jogadores, a juízes e eventualmente a alguma autoridade presente. Insultos e xingamentos com linguagem de baixo calão que sequer crianças podem ouvir é coisa inaudita no futebol do Brasil. Foram dirigidos à mais alta autoridade do país, à Presidenta Dilma Rousseff, retraída nos fundos da arquibancada oficial.
Esses insultos vergonhosos só podiam vir de um tipo de gente que ainda têm visibilidade do país, “gente branquíssima e de classe A, com falta de educação e sexista’ como comentou a socióloga do Centro Feminista de Estudos, Ana Thurler.
Quem conhece um pouco a história do Brasil ou quem leu Gilberto Freyre, José Honório Rodrigues ou Sérgio Buarque de Hollanda sabe logo identificar tais grupos. São setores de nossa elite, dos mais conservadores do mundo e retardatários no processo civilizatório mundial, como costumava enfatizar Darcy Ribeiro, setores que por 500 anos ocuparam o espaço do Estado e dele se beneficiaram a mais não poder, negando direitos cidadãos para garantir privilégios corporativos. Estes grupos não conseguiram ainda se livrar da Casa Grande que a tem entrenhada na cabeça e nunca esqueceram o pelourinho onde eram flagelados escravos negros. Não apenas a boca é suja; esta é suja porque sua mente é suja. São velhistas e pensam ainda dentro dos velhos paradigmas do passado quando viviam no luxo e no consumo conspícuo como no tempo dos príncipes renascentistas.
Na linguagem dura de nosso maior historiador mulato Capistrano de Abreu, grande parte da elite sempre “capou e recapou, sangrou e ressangrou” o povo brasileiro. E continua fazendo. Sem qualquer senso de limite e por isso, arrogante, pensa que pode dizer os palavrões que quiser e desrespeitar qualquer autoridade.
O que ocorreu revelou aos demais brasileiros e ao mundo que tipo de tipo de lideranças temos ainda no Brasil. Envergonharam-nos aqui e lá fora. Ignorante, sem educação e descarado não é o povo, como costumam pensar e dizer. Descarado, sem educação e ignorante é o grupo que pensa e diz isso do povo. São setores em sua grande maioria rentistas que vivem da especulação financeira e que mantém milhões e milhões de dólares fora do país, em bancos estrangeiros ou em paraísos fiscais.
Bem disse a Presidenta Dilma: “o povo não reage assim; é civilizado e extremamente generoso e educado”. Ele pode vaiar e muito. Mas não insulta com linguagem xula e machista a uma mulher, exatamente aquela que ocupa a mais alta representação do país. Com serenidade e senso de soberania pessoal deu a estes incivilizados uma resposta de cunho pessoal: “Suportei agressões físicas quase insuportáveis e nada me tirou do rumo”. Referia-se às suas torturas sofridas dos agentes do Estado de terror que se havia instalado no Brasil a partir de 1968. O pronunciamento que fez posteriormente na TV mostrou que nada a tira do rumo nem a abala porque vive de outros valores e pretende estar à altura da grandeza de nosso país.
Esse fato vergonhoso recebeu a repulsa da maioria dos analistas e dos que saíram a público para se manifestar. Lamentável, entretanto, foi a reação dos dois candidatos a substitui-la no cargo de Presidente. Praticamente usaram as mesmas expressões, na linha dos grupos embrutecidos: “Ela colhe o que plantou”. Ou o outro deu a entender que fez por merecer os insultos que recebeu. Só espíritos tacanhos e faltos de senso de dignidade podiam reagir desta forma. E estes se apresentam como aqueles que querem definir os destinos do país. E logo com este espírito! Estamos fartos de lideranças medíocres que quais galinhas continuam ciscando o chão, incapazes de erguer o voo alto das águias que merecemos e que tenham a grandeza proporcional ao tamanho de nosso país.
Um amigo de Munique que sabe bem o português, perplexo com os insultos comentou: “nem no tempo do nazismo se insultavam desta forma as autoridades”. É que ele talvez não sabe de que pré-história nós viemos e que tipo de setores elitistas ainda dominam e que de forma prepotente se mostram e se fazem ouvir. São eles os principais agentes que nos mantém no subdesenvolvimento social, cultural e ético. Fazem-nos passar uma vergonha que, realmente, não merecemos.
Leonardo Boff - Professor emérito de Ética e Escritor.

17/06/2014

Brasil 0 x 0 México

Muita expectativa neste jogo do Brasil, afinal, foi em casa, aqui no Ceará. Deu empate, esperávamos mais, porém foi um jogo bem difícil.
Valeu mesmo está com a família e dá boas risadas.
Quem sabe a vitória não vem no próximo jogo!
De olho na Seleção Brasileira!

14/06/2014

Sobre o que aprendi no último encontro do Curso de História, Teoria e Linguagem do Cinema

 
Tive a oportunidade de participar ontem no Teatro Violeta Arraes do último encontro do Curso de História, Teoria e Linguagem do Cinema ministrado por ELVIS PINHEIRO - Programador e Mediador de Cinema no CINEMARANA, CINEMATÓGRAPHO e CINE CAFÉ. 
Elvis Pinheiro informou que os encontros do Cine Café Volante continuarão acontecendo em Nova Olinda, no Teatro Violeta Arraes, a cada 15 dias. O mesmo ficou de repassar as datas dos próximos encontros através do Facebook.  Os encontros são organizados nos turnos da tarde e da noite, sempre no mesmo dia – nos horários das 14:00h às 17:00h (Teoria) e a partir das 19:00h (sessão de Cinema).

Sobre o que aprendi...

Cinefilia
A cinefilia é o gosto pelo cinema e o interesse demonstrado por tudo aquilo que se relaciona com a sétima arte. Quem se interessa pelo cinema é considerado cinéfilo.
O próprio cinema tem produzido filmes onde a cinefilia é retratada, como em Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Os realizadores de cinema fazem frequentemente referência a clássicos de cinema ou parodiam sequências de filmes, demonstrando assim que pertencem ao círculo dos cinéfilos.
A cinefilia está muito ligada ao fenômeno dos Cineclubes que, por exemplo, em Portugal tiveram um importante papel cultural na divulgação de filmes menos comerciais ou clássicos do cinema que despertam o interesse de quem gosta desta arte.
“Filme não é igual a Cinema.”
“Cinema não é igual a Filme.”
Cinema é Evento. Filme é uma imagem em movimento.

Quando aconteceu a 1ª Sessão de Cinema?

A Primeira sessão pública de cinema aconteceria em 1895.

O dia 28 de dezembro de 1895 é tido como o nascimento do cinema comercial. Com um programa fílmico de 40 minutos, os irmãos franceses Lumière perseguiam a meta que norteia a 7ª arte até nossos dias: maravilhar o público.

Cinema na Sala de Aula
Depende do foco didático que o Professor quer dá ao filme. Podendo, inclusive, fazer interferências durante a exibição do filme.

Como a gente vê a abordagem do filme?
Cada pessoa tem uma visão particular do filme. Isso seria o “olhar de cada pessoa”, de acordo, com o entendimento que o mesmo tem do conteúdo abordado no filme.
Se a pessoa não gostou do filme, então, não entendeu o enredo do mesmo.

Análise Sintagmática
Filme de Gênero e Filme de Enredo.
Outras abordagens:
Quando o filme aborda outras culturas, por exemplo, prende a atenção do expectador. Como uma abordagem étnica, onde poderemos aprender mais a partir de outros hábitos, costumes, culturas.
Quando há análise psicológica, o filme envolve o expectador.
OBS – a abordagem é a maneira que o expectador vê o filme.

Como é quebrado a quarta parede no Cinema?
A quarta parede é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado. A origem do termo é incerta, mas presume-se que o conceito tenha surgido no século XVIII, com as teorias propugnadas por Diderot, quando este aponta: "Então, caso façais uma composição, ou caso representeis, pensai no espectador apenas como se este não existisse. Imaginai, na borda do teatro, uma enorme parede que vos separe da plateia; representai como se a cortina não se levantasse".
Quando o ator ou atriz olha diretamente para a câmera se dirigindo ao expectador, a quarta parede é quebrada.

Sobre a Mimese no Cinema:
Mímese, grosso modo, significa “imitação” e, nesse sentido, pode possuir diversas interpretações.
Para Platão, a arte, sob o prisma mimético, dizia respeito às opiniões e às aparências representadoras do mundo dito real. Segundo esta concepção, portanto, a mimese representa a imitação das aparências (da realidade).
OBS – a representação no Cinema não é a realidade, é apenas uma imitação do real. Convencer com a representação.
“Nós não conseguimos ver a realidade, mas sua representação.” – CONDIÇÃO HUMANA.

Filme - A Paixão de Joana d'Arc

La Passion de Jeanne d'Arc (A Paixão de Joana d'Arc) é um filme mudo francês de 1928, dirigido por Carl Theodor Dreyer. O roteiro é baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido mundialmente como um marco na história do cinema. Foi o primeiro filme produzido sobre a heroína francesa Joana D'Arc, interpretada por Renée Jeanne Falconetti. A renomada crítica de cinema da revista The New Yorker, Pauline Kael, considerou o trabalho de Falconetti como talvez a melhor interpretação de um ator já gravada em película.
Tive a oportunidade de assistir ontem no Teatro Violeta Arraes através do Curso de História, Teoria e Linguagem do Cinema ministrado por ELVIS PINHEIRO - Programador e Mediador de Cinema no CINEMARANA, CINEMATÓGRAPHO e CINE CAFÉ.

12/06/2014

Brasil 3 x 1 Croácia – 1º Jogo da Seleção Brasileira de Futebol

Hoje, dia 12 de Junho de 2014, aconteceu o 1º Jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Contra seu primeiro adversário, o Brasil acabou marcando primeiro, mas contra... momento de grande tensão... Mas, depois veio o empate e a virada! Isso mesmo, foram três gols – 2 gols de Neymar e 1 gol de Oscar.
Marcelo marcou o primeiro gol do jogo, porém marcou contra! Como disse meu amigo Arigrenis Pereira é que o Brasil é tão generoso que resolveu dá um gol para o adversário.
O importante mesmo foi começar vencendo e dá mais alegrias aos brasileiros nos próximos jogos! Então que venha o México!
Vi o jogo na casa de minha irmã Ana Lucia que é só alegria!
Vamos que vamos Brasil! Rumo ao Hexa!
Na torcida pela Seleção Brasileira de Futebol! 

11/06/2014

Brasil – Rumo ao Hexa!

Amanhã começa a Copa do Mundo 2014!

Então, Vai Brasil, afinal estaremos todos juntos num só ritmo!

10/06/2014

Presidenta Dilma Rousseff, em cadeia de rádio e televisão, sobre a Copa do Mundo 2014

10 de junho de 2014

Minhas amigas e meus amigos,
A partir desta quinta-feira, os olhos e os corações do mundo estarão voltados para o Brasil, acompanhando a maior Copa da história. Pelo menos três bilhões de pessoas vão se deixar fascinar pela arte das 32 melhores seleções de futebol do planeta.
Para o Brasil, sediar a Copa do Mundo é motivo de satisfação, de alegria e de orgulho. Em nome do povo brasileiro, saúdo a todos que estão chegando para esta que será, também, a Copa pela paz e contra o racismo; a Copa pela inclusão e contra todas as formas de violência e preconceito; a Copa da tolerância, da diversidade, do diálogo e do entendimento.
A Seleção Brasileira é a única que disputou todas as Copas do Mundo realizadas até hoje. Em todos os países, sempre fomos muito bem recebidos. Vamos retribuir, agora, a generosidade com que sempre fomos tratados, recebendo calorosamente quem nos visita. Tenho certeza de que, nas 12 cidades-sede, os visitantes irão conviver com um povo alegre, generoso e hospitaleiro e se impressionar com um país cheio de belezas naturais e que luta, dia a dia, para se tornar menos desigual. Amigos de todo o mundo, cheguem em paz! O Brasil, como o Cristo Redentor, está de braços abertos para acolher todos vocês.
Brasileiras e brasileiros,
Para qualquer país, organizar uma Copa é como disputar uma partida suada – e muitas vezes sofrida – com direito a prorrogação e disputa nos pênaltis. Mas o resultado e a celebração final valem o esforço. O Brasil venceu os principais obstáculos e está preparado para a Copa, dentro e fora do campo.
Para que esta vitória seja ainda mais completa é fundamental que todos os brasileiros tenham uma noção correta de tudo que aconteceu. Uma visão sem falso triunfalismo, mas também sem derrotismo ou distorções. Como se diz na linguagem do futebol: treino é treino, jogo é jogo. No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo. Foram derrotados pela capacidade de trabalho e a determinação do povo brasileiro, que não desiste nunca.
Os pessimistas diziam que não teríamos Copa porque não teríamos estádios. Os estádios estão aí, prontos. Diziam que não teríamos Copa porque não teríamos os aeroportos. Praticamente, dobramos a capacidade dos nossos aeroportos. Eles estão prontos para atender quem vier nos visitar; prontos para dar conforto a milhões de brasileiros. Chegaram a dizer que iria haver racionamento de energia. Quero garantir a vocês: não haverá falta de luz na Copa, nem depois dela. O nosso sistema elétrico é robusto, é seguro, porque trabalhamos muito para isso. Chegaram também ao ridículo de prever uma epidemia de dengue na Copa em pleno inverno no Brasil!
Além das grandes obras físicas e da infraestrutura, estamos entregando um sistema de segurança capaz de proteger a todos, capaz de garantir o direito da imensa maioria dos brasileiros e dos nossos visitantes que querem assistir os jogos da Copa. Estamos entregando, também, um moderno sistema de comunicação e transmissão que reúne o que há de mais avançado em tecnologia, incluindo redes de fibra ótica e equipamentos de última geração, em todas as 12 sedes.
Minhas amigas e meus amigos,
A Copa apressou obras e serviços que já estavam previstos no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Construímos, ampliamos ou reformamos aeroportos, portos, avenidas, viadutos, pontes, vias de trânsito rápido e avançados sistemas de transporte público. Fizemos isso, em primeiro lugar, para os brasileiros.
Tenho repetido que os aeroportos, os metrôs, os BRTs e os estádios, não voltarão na mala dos turistas. Ficarão aqui, beneficiando a todos nós. Uma Copa dura apenas um mês, os benefícios ficam para toda vida.
Os novos aeroportos não eram necessários apenas para receber os turistas na Copa. Com o aumento do emprego e da renda, o número de passageiros mais que triplicou nos últimos dez anos: de 33 milhões em 2003, saltamos para 113 milhões de passageiros no ano passado, e devemos chegar a 200 milhões em 2020. Por isso, precisávamos modernizar nossos aeroportos para, acima de tudo, melhorar o dia a dia dos brasileiros que, cada vez mais, viajam de avião.
Agora, também temos estádios modernos e confortáveis, de Norte a Sul do país, à altura do nosso futebol e dos nossos torcedores. Além de servir ao futebol, serão estádios multiuso: vão funcionar também, como centros comerciais, de negócios e de lazer, e palcos de shows e festas populares.
Minhas amigas e meus amigos,
Tem gente que alega que os recursos da Copa deveriam ter sido aplicados na saúde e na educação. Escuto e respeito essas opiniões, mas não concordo com elas. Trata-se de um falso dilema. Só para ficar em uma comparação: os investimentos nos estádios, construídos em parte com financiamento dos bancos públicos federais e, em parte, com recursos dos governos estaduais e das empresas privadas, somaram R$ 8 bilhões.
Desde 2010, quando começaram as obras dos estádios, até 2013, o governo federal, os estados e os municípios investiram cerca de 1 trilhão e 700 bilhões em educação e saúde. Repito: 1 trilhão e 700 bilhões de reais. Ou seja, no mesmo período, o valor investido em educação e saúde no Brasil é 212 vezes maior que o valor investido nos estádios. Vale lembrar, ainda, que os orçamentos da saúde e da educação estão entre os que mais cresceram no meu governo.
É preciso olhar os dois lados da moeda. A Copa não representa apenas gastos, ela traz também receitas para o país; é fator de desenvolvimento econômico e social; gera negócios, injeta bilhões de reais na economia, cria empregos.
De uma coisa não tenham dúvida: as contas da Copa estão sendo analisadas, minuciosamente, pelos órgãos de fiscalização. Se ficar provada qualquer irregularidade, os responsáveis serão punidos com o máximo rigor.
Minhas amigas e meus amigos,
O Brasil que recebe esta Copa é muito diferente daquele país que, em 1950, recebeu sua primeira Copa. Hoje, somos a 7ª economia do planeta e líderes, no mundo, em diversos setores da produção industrial e do agronegócio.
Nos últimos anos, nosso país promoveu um dos mais exitosos processos de distribuição de renda, de aumento do nível de emprego e de inclusão social. Reduzimos a desigualdade em níveis impressionantes, levando, em uma década, 42 milhões de pessoas à classe média e retirando 36 milhões de brasileiros da miséria.
Somos também um país que, embora tenha passado há poucas décadas por uma ditadura, tem hoje uma democracia jovem, dinâmica e pujante. Desfrutamos da mais absoluta liberdade e convivemos com manifestações populares e reivindicações que nos ajudam a aperfeiçoar, cada vez mais, nossas instituições democráticas, instituições que nos respaldam tanto para garantir a liberdade de manifestação como para coibir excessos e radicalismos de qualquer espécie.
Meus queridos jogadores e querida Comissão Técnica,
Debaixo da camisa verde-amarela, vocês materializam um poderoso patrimônio do povo brasileiro. A Seleção representa a nacionalidade. Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Por isso, vocês merecem que um dos legados desta Copa seja, também, a modernização da nossa estrutura do futebol e das relações que regem nosso esporte. O Brasil precisa retribuir a vocês e a todos os desportistas, tudo o que vocês têm feito por nosso povo e por nosso país. O povo brasileiro ama e confia em sua Seleção. Estamos todos juntos para o que der e vier.
Viva a Paz! Viva a Copa! Viva o Brasil!
Obrigada e Boa Noite.