Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

31/07/2014

BETO CARRERO WORLD

Não existe no Brasil um exemplo melhor para ilustrar a máxima “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez” do que a história de João Batista Sérgio Murad, o nosso Beto Carrero. 
Menino pobre, nascido no interior do estado de São Paulo, o menino João Batista sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões. Mal sabia ele que seus humildes sonhos se transformariam com os anos, e que ele construiria um dos maiores parques multitemáticos do mundo!
Foi músico sertanejo, apresentador em shows de rádio, vendedor de anúncios. Construiu com seu empreendedorismo e incansável força de vontade uma agência de propaganda que chegou a ser uma das 20 maiores do Brasil.
Foi nessa aventura pelo mercado publicitário e editorial que nasceu o personagem Beto Carrero, uma homenagem ao pai conhecido como Alexandre Carrero, dono de um carro de boi na sua cidade natal.
E é com essa alma de sonhador que Beto Carrero se transformou no herói que milhares de crianças querem ser.

BETO CARRERO WORLD, UM SONHO QUE NÃO PÁRA DE CRESCER

Após uma visita ao parque da Disney nos Estados Unidos, o sonhador Beto Carrero resolveu transformar seu sonho em realidade e construir com seus próprios recursos o maior e mais incrível parque multitemático da América Latina. Vendeu tudo que tinha e adquiriu uma área no município de Penha, situado num belo trecho do litoral catarinense.
Hoje, chamar de parque de diversões o Beto Carrero World é limitar a grandiosidade do empreendimento. E para conferir de perto toda essa bela história de lutas e conquistas, nada melhor que um passeio por este parque multitemático.

Joinville-SC

Joinville é um município localizado na região nordeste do estado de Santa Catarina. Com uma área de 1152 quilômetros quadrados, possuía uma população de 546 981 habitantes em 2013, o que o configura como o município mais populoso do estado, à frente da capital, Florianópolis, o terceiro da Região Sul e o 36º do Brasil
A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional e a quarta entre os municípios catarinenses. Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". É ainda, conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube.
Os registros dos primeiros habitantes da região de Joinville datam de 4800 a.C. Os indícios de sua presença encontram-se nos mais de 40 sambaquis e sítios arqueológicos do município. O homem-do-sambaqui praticava a agricultura, mas tinha na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.
Índios tupis-guaranis (especificamente, carijós) ainda habitavam as cercanias quando chegaram os primeiros imigrantes europeus. No século XVIII, estabeleceram-se, na região, famílias de origem portuguesa, com seus escravos negros, vindos provavelmente da capitania de São Vicente (hoje estado de São Paulo) e da vizinha cidade de São Francisco do Sul. Adquiriram lotes de terra (sesmarias) nas regiões do Cubatão, Bucarein, Boa Vista, Itaum, Morro do Amaral e aí passaram a cultivar mandioca, cana-de-açúcar, arroz e milho, entre outros produtos.

Colônia Dona Francisca

No dia 1 de maio de 1843, a princesa Dona Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o príncipe de Joinville François Ferdinand, filho do rei dos franceses Luís Felipe, e recebeu como dote de casamento um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco, hoje a cidade de São Francisco do Sul. Em 1846, o engenheiro Jerônimo Coelho viajou ao local para fazer a demarcação das terras.
Em 1848, o rei dos franceses Luís Felipe foi destronado e seu filho François se refugiou na Inglaterra. Ao começar a sofrer dificuldades financeiras, vendeu o território ao então dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, oito das 25 léguas recebidas como dote. O senador lançou, então, um projeto de povoação de parte desse território.
De acordo com o historiador Apolinário Ternes, o projeto iniciouse um ano antes da chegada da Barca Colon, que partiu de Hamburgo em 1851. Em 1850, veio o vice-cônsul Léonce Aubé, acompanhado de duas famílias de trabalhadores braçais, mais o engenheiro responsável das primeiras benfeitorias e demarcações do que viria a ser a nova colônia, e também do cozinheiro franco-suíço Louis Duvoisin. Louis Duvoisin veio ao Brasil anos antes com a expedição do 1842, o Benoît Jules Mure, na instalação fracassada do Falanstério do Saí. A barca Colon partiu de Hamburgo levando os primeiros imigrantes. No dia 9 de março do mesmo ano, a barca chegou ao local e foi fundada a Colônia Dona Francisca. A população foi reforçada com a chegada da barca Emma & Louise, com 114 pessoas. Em 1852, foi decidido que, em homenagem ao príncipe François, a cidade passaria a se chamar Joinville.
Uma residência de verão foi construída para abrigar o príncipe e a princesa de Joinville, com um caminho de palmeiras em frente à casa. Entretanto, nenhum dos dois chegou a conhecer a cidade. A casa que foi construída para os príncipes atualmente é o "Museu Nacional de Imigração e Colonização – Palácio dos Príncipes de Joinville", e a via à sua frente tornou-se a Rua das Palmeiras, hoje ponto turístico da cidade.
Entre as décadas de 1950 e 1980, a cidade tornou-se essencialmente industrial, ficando conhecida como "Manchester Catarinense".

Blumenau-SC

É a terceira cidade mais populosa do estado, a 11ª da Região Sul do Brasil e única cidade média-grande de Santa Catarina, constituindo um de seus principais polos industriais, tecnológicos e universitários.
Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via Rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel
O intervalo ocupado entre as fozes dos ribeirões Velha e Garcia definiu o atual centro da cidade.
A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo, e o stammtisch, tradicional reunião de associações na Rua 15 de Novembro. O núcleo italiano da população realiza a Festitália, além de ainda ocorrerem reuniões do Centro de Tradições Gaúchas e diversas outras manifestações das culturas europeia e brasileira. Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil reconhecida mundialmente. 
Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, sobressaindo-se informática e particularmente indústria têxtil — com empresas de porte nacional e internacional, como a Companhia Hering, a 16º maior do estado, e a maior produtora de etiquetas do mundo, Haco. Nota-se também a relevância regional do setor de serviços e comércio; nomeadamente saúde e educação, com seus cinco hospitais e a universidade de Blumenau, além de abrigar três shopping centers. Conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e uma cobertura vegetal crescente, sediando o Parque das Nascentes, maior parque natural municipal do país, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

15/07/2014

100 livros clássicos para download


Uma compilação com 100 obras, entre autores brasileiros e estrangeiros, escolhidas entre os 10 mil títulos disponíveis no portal Domínio Público. A lista, traz desde livros seminais, formadores da cultural ocidental, como “Arte Poética”, de Aristóteles, até o célebre “Ulisses”, de James Joyce, considerado um dos livros mais influentes do século 20, além de clássicos brasileiros e portugueses. Todo o acervo do portal DP é composto por obras em domínio público ou que tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelos detentores legais. No Brasil, os direitos autorais duram setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente à morte do autor.
Entre os livros escolhidos estão “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri; “Don Quixote”, de Miguel de Cervantes; “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões; “A Metamorfose”, de Franz Kafka; “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne; “Os Escravos”, de Castro Alves; “Via-Láctea”, de Olavo Bilac; “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães; “Poemas”, de Safo; “Uma Estação no Inferno”, de Arthur Rimbaud; “O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos”, de Lima Barreto; “Lira dos Vinte Anos”, de Álvares de Azevedo; “História da Literatura Brasileira”, de José Veríssimo Dias de Matos; “Eu e Outras Poesias”, de Augusto dos Anjos; “A Esfinge Sem Segredo”, de Oscar Wilde; “Schopenhauer”, de Thomas Mann; “O Elixir da Longa Vida”, de Honoré de Balzac; “Cândido”, de Voltaire; “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift; “Utopia”, de Thomas Morus; “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias; “A Carne”, de Júlio Ribeiro; “Os Sertões”, de Euclides da Cunha; além das principais obras de William Shakespeare, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Florbela Espanca e Eça de Queirós. Para fazer o download basta clicar sobre o livro selecionado.

Acesse em:

Te Desejo Uma Fé Enorme

"Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos pesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz - se não tiver, a gente inventa.
Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.
Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
(...)
Que seja bom o que vier, pra você."

(Caio Fernando Abreu )

14/07/2014

Alemanha – Tetracampeã da Copa do Mundo 2014

A Alemanha é tetracampeã no Maracanã! Depois de um tempo regulamentar sem gols, o reserva alemão Gotze marcou no segundo tempo da prorrogação e garantiu a vitória sobre a Argentina na final da Copa do Mundo.
A Alemanha teve mais posse de bola por todo o jogo, mas a Argentina também perdeu grandes chances, duas delas de frente para o goleiro Neuer.
Com o resultado, a Alemanha chega a quatro títulos mundiais, deixando a Argentina com dois. Foi a terceira final entre as seleções: os argentinos venceram em 1986, e os alemães tinham vencido em 1990.
"A nossa intensidade no jogo foi espetacular, nós entregamos de corpo e alma e sempre achamos uma solução para as situações que foram colocadas", disse Thomas Muller, artilheiro da equipe.
A Alemanha se torna a primeira seleção europeia a vencer uma Copa na América do Sul; outra curiosidade é que a seleção alemã demorou 24 anos para chegar ao quarto título após ter três taças, exatamente o mesmo período de Brasil - 1970/1994 - e Itália - 1982/2006.

13/07/2014

Centro de Artesanato Mestra Antonia do Ó


FOTO - Aristóteles Alencar
O Centro de Artesanato fica localizado à Avenida Jeremias Pereira, Centro, em Nova Olinda-CE.
FOTO - Lucélia Muniz
Foi inaugurado no dia 14 de Abril de 2012 durante a Gestão do Prefeito Afonso Domingos Sampaio.
FOTO - Aristóteles Alencar
O prédio é dividido em compartimentos ou estandes, onde os artesãos locais, podem expor seus artesanatos à venda.
FOTO - Aristóteles Alencar
É um local que se volta ao desenvolvimento do turismo em nosso município e também propicia a própria comunidade está em contato com os trabalhos produzidos aqui mesmo.
FOTO - Lucélia Muniz
FOTO - Lucélia Muniz
Lá podemos conferir desde o artesanato em couro, artesanato mineral, arte em biscuit, bordados, blusas com serigrafia personalizada, telas... Você ainda pode tomar um cafezinho com tapioca ou fazer um lanche na Cantina de Dona Terezinha que também está no Centro de Artesanato. 
FOTO - Aristóteles Alencar
Venha conhecer as riquezas de nosso município!

11/07/2014

Um Adeus ao amigo Givaldo Ferraz

É com muito pesar e tristeza que escrevo esta postagem! Dizer adeus a um amigo é algo muito difícil...
De repente passa muitas lembranças na mente da gente... uma espécie de filme...
E aí penso que poderia está dizendo estas palavras para ele... Não costumamos dizer às pessoas o quanto elas são especiais!
Falar de Givaldo Ferraz é lembrar do quanto este foi uma Liderança Comunitária extremamente dedicada dentro de nosso município. Se doou de forma voluntária e comprometida às pessoas mais humildes e as causas sociais.
Aprendi muito com ele, foi um conciliador e conselheiro nas horas difíceis. Se ainda hoje faço atividades voluntárias é por conta da luz e da sabedoria que recebi de pessoas como ele.
Pessoa pacífica e dedicada a família, religioso acima de tudo. Um homem dedicado a obra de Deus! Assim posso definir Givaldo Ferraz.
Quero pedir a Deus que te acolha, amigo! Pelo grande homem que foi e pela belíssima missão que cumpristes aqui na terra. Vai com Deus!
Meus sentimentos a família!