Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

28/08/2014

Olhares por Vera Lúcia

Sou Vera Lúcia de Lima Silva, conhecida carinhosamente como, Verinha.
Comecei a fotografar brincando com uma câmera descartável, da marca KODAK, que na época era possível de ser adquirida nos correios. Quando gastávamos todo o filme que era interno totalmente, tínhamos que mandá-la pra Manaus pra ser revelado e mandavam de volta pra gente, junto com as fotos. O mais curioso é que só podíamos fotografar na presença da luz solar ou as fotos ficavam pretas por total. Lembro-me que perdi quase duas, até ter controle de foco, ambiente e horário. Verdadeiro laboratório.
Como trabalho basicamente com crianças de zero a um aninho de idade, pensei em proporcionar às famílias, o registro do crescimento de seus filhos, sendo fotos individuais, com irmãos mais velhos ou mesmo com seus pais; momentos esses, que se fazem importantes a existência desses momentos que, a cada mês, é quase invisível ao olhar diário, mas profundamente notável, quando se compara uma imagem a outra.
Fotografar é de fato pra quem se apaixona; é como produzir uma tela, usando um tipo de pincel definido com o próprio olhar. Eu sempre digo que todo mundo sabe usar uma câmera fotográfica, mas poucos sabem fazer uma boa imagem. Então, fotografar é de fato, fazer uma obra de arte através do olhar que é único e exclusivo de quem ver e eterniza o momento visto numa janela.
Assim como a escrita se faz importante e necessária para a posteridade dos fatos ocorridos, a fotografia também tem seu papel importante como meio de registro. Afinal, ela é o meio perfeito de gravar e reproduzir qualquer manifestação de existência real; é a testemunha ocular do fato e da existência contida na imagem sobre o fato. Como já disse um pensador: "...ninguém desce ao rio todos os dias pra se banhar na mesma água... "; na fotografia também é assim, cada momento é único e cada imagem, incomparável a outra.

27/08/2014

Olhares por Thomás Soares

Meu nome é Thomás Soares de Oliveira, moro em Nova Olinda-CE e sou estudante da EEEP Wellington Belém de Figueiredo do Curso Técnico em Edificações.
Meu interesse começou através de fotografias de Aglécio Dias e Pâmela Soares que via pelo Facebook, desde aí comecei a pesquisar mais sobre fotografia e me interessar cada vez mais. O único problema é que eu ainda não tinha nenhuma câmera fotográfica, foi aí que pesquisei várias câmeras semiprofissionais e decidi pedir uma a minha mãe. Alguns meses depois ela comprou e fui me aprimorando, buscando sempre mais conhecimento através de pessoas que entendem mais que eu.
Procuro retratar o cotidiano, os olhares e as expressões das pessoas e, até mesmo paisagens e animais... Também gosto muito de fotografar em composições preto e branco.
Em minha opinião a fotografia é uma tela imaginária pintada pela sua própria mente e seu olhar.
A fotografia é importante porque nos ajuda a reviver bons momentos que ficaram no passado. Lugares visitados, pessoas, bons amigos, boas festas etc... 

Olhares por Sauana Araújo

Sou Sauana Araújo de Nova Olinda-CE, estudante da EEEP Wellington Belém de Figueiredo do Curso Técnico em Finanças.
Sempre gostei de me auto fotografar (fazer selfie), amo fotos, sou realmente fascinada, e uma aula da Profª Lucélia Muniz me ajudou muito.
Procurei retratar em minhas fotografias fatos do cotidiano e a natureza em si.
Na minha opinião fotografia é algo marcante para toda a vida, um relato de um momento especial.
Fotografar para mim, é sentir-se completo por apenas um acontecimento, um fato real, a simples visita de um animal que pode estar ali, numa planta, no chão ou nos galhos de grandes árvores. Fotografia é uma arte, onde todos podem ser artistas, basta querer.

Olhares por Lucélia Araujo

Meu nome é Lucélia Araujo Duarte conhecida como Lucélia fotógrafa.
Moro na Rua Pedro Antonio nº 319 em Nova Olinda – CE. Minha Profissão é Fotógrafa Amadora.
Sempre gostei de fotografia, então fiz uma Oficina de fotografia e me apaixonei mais ainda. Desde então, comprei uma câmera e comecei a fotografar.   Hoje, além de hobby é minha profissão, uma das coisas que mais gosto de fazer.
Cada fotografia tem um significado diferente você nunca consegue fazer uma foto igual a outra. Cada click é único e, tento capturar o que há de mais belo.
Nas pessoas eu tento capturar seus sentimentos, sensibilidade, alegria e tristeza, muitas vezes capturamos algo que só o fotógrafo percebe.
Um olhar diz muita coisa, por traz de um sorriso, muitas vezes há uma tristeza no olhar. E, sempre percebo quando alguém não está bem.
Nas crianças eu capturo a pureza, a delicadeza e a espontaneidade. Capturo a essência do ser humano!  Gosto também de clicar paisagens que é um espetáculo e faz bem aos olhos de quem ver. Se você observar algumas fotos do sol se pondo perceberá a perfeição de cada pôr-do-sol. Cada dia é um espetáculo diferente! Uma flor a desabrochar, um beija flor, não tem como explicar, a natureza é perfeita.  
A Fotografia pra mim é guardar memorias e momentos que jamais serão vistos outra vez.  É contar histórias através da sensibilidade do olhar de quem captura a imagem.  É ao mesmo tempo o registro da realidade que será lembrado para sempre. Fotografia é eternizar momentos.
Fotografias - são lembranças e memorias que devem ser guardadas para contar histórias para as futuras gerações. É através da fotografia que conhecemos nossa história e nosso passado. 
De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-las voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória.