Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

30/09/2014

Ipê Amarelo em Nova Olinda

Como em nossa região não conseguimos perceber as diferentes estações: primavera, verão, outono e inverno, sendo que por conta das condições climáticas fica mais nítido para a gente apenas o verão e o inverno.
Eis que na mata acinzentada da seca surge a florada das plantas nativas. Somos então, presenteados com flores de uma beleza única.
Não é raro para a gente encher os olhos com o amarelo dos ipês nesta época do ano. Então hoje, resolvi me presentear fazendo umas fotos das flores de um ipê amarelo. Espero que gostem!
Mais informações:
Nome científico: Tabebuia serratifolia; 
Nomes populares: Ipê Amarelo, Ipê branco, ipê do cerrado, pau d'arco, pau d'arco amarelo(PA). 
Família: Bignoniaceae.
Planta secundária de tamanho grande chegando até 20 m de altura. Árvore grande com floração abundante e amarela, que desabrocham em dias secos e anunciam a proximidade da primavera, se destaca facilmente na mata no inverno. Em 1961, Jânio Quadros declarou o Ipê amarelo como a flor nacional (Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda). Floresce de agosto a novembro. É produtora de excelente madeira, além de ser belíssima ornamental.

28/09/2014

Cearense Melissa Gurgel é eleita a Miss Brasil 2014

Miss Brasil vai representar o país no Miss Universo nos Estados Unidos.
Candidatas se prepararam durante três meses para concurso no Ceará.

A cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita neste domingo (28) a Miss Brasil 2014. Ela disputou com outras 26 garotas a coroa de mulher mais bonita do país, em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premiação do 60º concurso Miss Brasil. Para Melissa, a torcida que lotou o Centro de Eventos foi importante na sua vitória. "Estou muito feliz com o resultado. A torcida cearense foi fantástica e me deu muita garra. Cada passo que eu dei foi graças a Deus", disse ao G1, ao receber a faixa de miss.
Questionada sobre o que é necessário para ser a Miss Brasil, a cearense destacou a determinação. “O que me levou à vitória foi algo que eu aprendi desde o início da vida: que a gente só perde pra nós mesmos. A partir do momento que você decide uma coisa com determinação, o que você decide fazer você pode ir muito além do que imagina.”

25/09/2014

"O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade." (Ernest Hemingway)

Camilo 13 - Governador
Izolda Cela – Vice Governadora

24/09/2014

Olhares por Karla Vidal

Chamo-me Karla Vidal. Sou comunicadora social formada pela UFPE e sócia diretora da Pipa Comunicação (www.pipacomunica.com.br) que é um estúdio de criação visual e editora especializada em edição de livros, consultoria e desenvolvimento de projetos inovadores em comunicação e design aplicados à educação. Moro em Olinda/PE.
Fotografo desde criança quando meus pais adquiriram uma Kodak Instamatic como câmera da família. Todo mundo queria aparecer na foto e eu gostava mesmo era de estar atrás das lentes. Registrei muita coisa entre festas, aniversários e trelas de bebês. Tinha por volta dos 10 anos de idade. Alguns anos depois ganhei uma Kodak Instamatic só pra mim e não parei mais. A opção pela graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV se deu justamente pelo fato desse curso apresentar uma grade curricular muito rica em relação à fotografia e ao cinema. Meu projeto de conclusão de curso foi o ensaio fotográfico Anônimos, Famosos e Viajantes, em que fotografei um pouco do dia a dia de músicos que se apresentam nos ônibus do Recife. Em breve será lançado em e-book.
Eu gosto de deixar a cena me escolher. Admiro muito aqueles que montam uma cena, mas o que eu gosto mesmo é de registar a cena que escolheu chegar até o meu olhar. Por isso grande parte do que fotografo são cenas que acontecem na rua: manifestações culturais, cotidiano, arquitetura. Amigos jornalistas costumam dizer que minhas imagens têm uma preocupação estética constante, algo que não é prioridade no fotojornalismo. Já outros fotógrafos dizem que o lado documental é muito presente. Assim, acredito que minhas imagens estão no meio do caminho entre a fotografia artística e o fotojornalismo. Eu classificaria como fotografia livre.
A fotografia para mim é uma estratégia para não esquecer o que vemos, tanto nós que a fazemos, como aqueles que irão apreciá-la. E ver é mais do que olhar. Para ver é preciso sentir. Pode perceber que às vezes há um monte de coisas acontecendo ao nosso redor, mas nós só vemos aquelas que nos permitimos sentir. A fotografia é a perpetuação disso. Toda obra fotográfica que existe no mundo foi produzida por alguém que olhou, viu e sentiu. É por isso que é totalmente possível a fotografia feita por cegos. Eles costumam sentir muito mais intensamente do que nós que enxergamos.
A fotografia é uma porta sempre aberta para ver e sentir o mundo ao nosso redor. Costumo dizer que a melhor câmera sempre será o nosso coração. E não há nada mais gratificante do que dizer para o outro através da imagem que ele também pode sentir um momento. Essa é a importância da fotografia para mim, mostrar às pessoas aquilo que pode passar despercebido.

23/09/2014

Olhares por Aristóteles Alencar

Meu nome é Aristóteles Alencar, moro em Nova Olinda-CE e atualmente trabalho na EEFM Padre Luís Filgueiras como Professor do Laboratório Educacional de Informática-LEI e na Click Informática como Instrutor de Informática. Além de estar realizando um sonho, a criação da Frame Produções Áudio Visual.
Comecei a me interessar por fotografia através da Rede de Blogs, Projeto pelo qual participo há 4 anos e hoje estou como Coordenador. Lá ainda aos 17 anos tive contato com foto e filmagem e mesmo me interessando mais pela filmagem e edição, considero a fotografia como um de meus hobbys, além de vê-la hoje como profissão.
Até hoje, minhas fotos em sua maioria são de pessoas, sendo elas posadas ou em eventos, tento apenas seguir algumas regras em minhas fotos, fora isso, nada demais.
Creio que fotografia além de hobby e/ou profissão, é uma arte que requer tempo e dedicação para ser executada. Conhecer técnicas de edição e seu equipamento, também é muito importante para um resultado final satisfatório.
A fotografia vem ao longo dos anos nos mostrando uma outra forma de ver o mundo e as pessoas e, é também uma forma de olhar para o passado e ver que hoje somos melhores. Tire fotos, registre momentos, mostra sua forma de ver o mundo.

21/09/2014

Trilha do Buriti em Santana do Cariri

Neste sábado (20) tive a oportunidade de fazer a Trilha do Buriti – nascente do Rio Cariús em Santana do Cariri-CE.
Esta que foi uma atividade do Projeto Recortes da Literatura Nordestina da EEEP Wellington Belém de Figueiredo onde trabalho como Professora de Informática e do Laboratório Educacional de Informática-LEI da referida unidade de ensino. Junto com meus alunos do Curso Técnico em Edificações e componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda fizemos a Trilha do Buriti rumo a nascente do Rio Cariús. Contamos ainda com a presença dos Professores – Valéria Rodrigues, Janaína Nobre e Aristóteles Alencar. 
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Considerando o que se propõe no objetivo geral do Projeto Recortes da Literatura Nordestina:
- Identificar e analisar dados sobre as competências desenvolvidas no ensino de literatura em sala de aula, dando a oportunidade do aluno ter contato com a experiência cultural que emana da Literatura Nordestina e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens – verbal oral, verbal escrita, musical e visual e quanto aos diversificados temas que a abordam.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
A gente começa por reconhecer as características sociais, políticas e culturais de nossa região. Um povo que não conhece sua história nem se reconhecer diante de sua realidade, não tem identidade.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Começamos por fazer uma Trilha em Nova Olinda e agora realizamos nossa segunda Trilha em Santana do Cariri.
Ir até a fonte do Rio Cariús nos conduz a uma reflexão sobre a preservação de nossas riquezas naturais, bem como da própria importância da revitalização do Rio Cariús.
Como se diz no Hino do Município de Nova Olinda:
(...)
O Cariús com suas águas benditas
Que brotam, que geram riquezas mil”
(...)
Em nossa atual realidade, o rio símbolo de riqueza não passa de um depósito de esgotos a céu aberto. Somente na nascente do Rio pudemos desfrutar de uma água límpida, eu diria bendita também, e porque não?
Além de uma caminhada em contato com a natureza fica a reflexão do quanto perdemos ao não preservar nossas riquezas naturais.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Agradecimento aos colaboradores:
A Secretaria de Cultura de Santana do Cariri, na pessoa de Everaldo e também a Seu Cícero, nosso guia na trilha.
FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda
Professora Lucélia Muniz.

NASCIDOS ANTES DE 1986…

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebê eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo, altamente tóxicas, que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos.

Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas à prova de crianças, ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas numa boa.
Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes, cotoveleiras e joelheiras, e olha que mertiolate ardia mais do que ácido!
Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos de segurança e airbags, ir no banco da frente era um bônus.

Bebíamos água da mangueira do jardim e não de garrafa, que na época nem vendia.
Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e outras porcarias mas dificilmente engordávamos porque estávamos sempre loucos para brincar na rua com os amigos.

Partilhávamos garrafas e copos com dezenas de colegas e nunca morremos disso.
Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pela rua mais íngreme, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar algum tipo de freio.

Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer.

Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso.
Não tínhamos Play Station, X Box, nada de 100 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, celulares, computadores, DVD, Chat na Internet.
A Tv pegava no máximo globo, sbt e manchete!

Tínhamos amigos e para vê-los era só ir pra rua.

Caíamos de muros e de árvores, nos cortávamos, até partíamos ossos, apertavamos as campainhas dos vizinhos, fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados.

Tudo isso sem ninguém processar ninguém!

Íamos a pé para casa dos amigos.

Acreditem ou não íamos a pé para a escola; não esperávamos que a mamãe ou o papai nos levassem.

Criávamos jogos com simples paus e bolas.

Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem.

Eles estavam era do lado da lei.

Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre.
Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas.
Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles?

Parabéns!

Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças!!!

Para todos os outros que não têm a idade suficiente, pensei que gostariam de ler acerca de nós.

Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho… E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios.

A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades e nasceram em 1986, ou depois, chamam-se “jovens”!

Nunca ouviram “we are the world”.

Para vocês sempre houve uma só Alemanha e um só Vietnã.

O HIV sempre existiu.

Os CD’s sempre existiram.

O Michael Jackson sempre foi branco.

Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo foi um Deus da dança.

Acreditam que “Missão impossível” e “As Panteras” são filmes da atualidade.
Não conseguem imaginar a vida sem computadores.

Não acreditam que houve televisão preto e branco e quem tinha era rico.

Agora vamos ver se estamos ficando velhos:

1. Entendes o que está escrito acima e sorri?;

2. Precisas dormir mais depois de uma noitada?;

3. Os teus amigos estão todos casados?;

4. Se surpreende ao ver crianças tão a vontade com computadores?;

5. Se lembra da novela “dancing day”?;

6. Encontra amigos e falas dos bons e velhos tempos?;

7. Vai encaminhar este texto para outros amigos porque achas que vão gostar?

Se a resposta é COM CERTEZA para a maioria dos, SIM, ESTAMOS VELHOS (hehehehe)…
Mas tivemos uma infância maravilhosa.
 

Autor: Maro Mannes

18/09/2014

Olhares por Thiago Lima

Comecei a me interessar por fotografia numa aula realizada pela Professora Lucélia Muniz resultado do Projeto “Recortes da Literatura Nordestina”. E, a partir daí comecei a interessar-me pelas fotografias.
Geralmente fotografo coisas relacionadas a natureza com o intuito de retratar a beleza e a delicadeza.
Como defino fotografia? Como uma forma de retratar uma imensa emoção que ocorre em milésimos de segundos.
A fotografia é uma forma de retratar fatos corriqueiros ou não e, que naquele momento ou não será ou fará muita importância.
Thiago Lima Cordeiro, Sítio Olho D’água em Nova Olinda-CE, estudante do Curso Técnico em Edificações da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.