Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

31/12/2014

Seduc divulga relação de alunos premiados com base no Enem e Spaece 2013

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a relação dos alunos do Ensino Médio premiados com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), ambos de 2013, de acordo com as Leis nºs 15.572, de 07 de abril de 2014, e 15.702, de 20 de novembro de 2014.

Clique aqui e confira o resultado!

30/12/2014

O ano está terminando... que venha 2015!

Estatísticas do Blog Reflexões de Lucélia Muniz neste final de ano:

Postagens
Seguidores

Visualizações de página por país
Entrada
Visualizações de página
Brasil
180641
Estados Unidos
28995
Rússia
12234
Alemanha
7330
Portugal
5903
China
2021
França
1355
Ucrânia
534
Malásia
433
Índia
398

Visualizações de página por navegador

Entrada
Visualizações de página
Chrome
88628 (35%)
Internet Explorer
73737 (29%)
Firefox
69743 (27%)

Visualizações de página por sistema operacional

Entrada
Visualizações de página
Windows
217511 (87%)
Linux
14870 (5%)
Android
5179 (2%)
Histórico de todas as visualizações de página
 em 30/12/2014 – 251.496

24/12/2014

Te Desejo Uma Fé Enorme

"Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz - se não tiver, a gente inventa.
Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.
Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
Que 2015 seja doce. Repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Que seja bom o que vier, pra você."

Caio Fernando Abreu

20/12/2014

Sobre a Fotografia...

Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

18/12/2014

Filme Gonzaga – De Pai para Filho

Direção: Breno Silveira
Nome Original: Gonzaga – De Pai para Filho
Ano: 2011
País: Brasil
Gêneros: Biografia, Drama
O longa retrata a relação entre o sanfoneiro de enorme apelo popular Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), que nunca foi valorizado como artista pelo pai.
Um pai e um filho. Dois artistas e dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos. Um de direita, o outro de esquerda. Apesar de tantas diferenças, um ponto em comum: a música que emociona o Brasil até hoje.
O elenco reúne nomes como Chambinho do Acordeon, Julio Andrade, Adélio Lima, Nanda Costa, entre outros.
O filme chegou aos cinemas no ano em que foi comemorado o centenário do "Rei do Baião."

17/12/2014

Inauguração do Memorial Espedito Seleiro será neste dia 19 de Dezembro

Nesta sexta-feira (19) acontecerá a inauguração do Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro, a partir das 17 horas na Rua Monsenhor Tavares vizinho a Oficina de Seu Espedito Seleiro.
Em conversa com Seu Espedito Seleiro o mesmo falou que há mais de 10 anos vem pensando em colocar em prática a ideia de se fazer o Museu.
O Memorial e o Museu serão uma forma de se preservar uma história que vem de geração em geração sendo repassada de pai para filho.
“Já que a História dos Seleiros que era de meu avô, de meu pai, de meu bisavô que também era seleiro e tá findando em mim e depois vai continuar na família, porque a gente vai ficando velho e a gente não pode deixar essa arte abandonada...” – afirma Seu Espedito Seleiro.
O Memorial e o Museu contam com duas seções uma denominada de “O caminho das boiadas” e a outra recebe o nome de “Espedito Seleiro.” Neste local serão expostas várias peças, tais como:
As ferramentas de quando o mesmo começou a trabalhar, a primeira alpercata (as sandálias feitas para Lampião e Maria Bonita), maquinário que pertenceu a seu avô, ferramentas que foram usadas por seu pai, algumas peças feitas pelo seu avô, dentre fotografias e demais peças que pertenceram e remontam a trajetória de uma família de seleiros.
Para Seu Espedito o Museu será “um lugarzinho pra eu deixar essas peças gravadas aqui... aí fica a história...”
Então, fica o convite para que todos possam comparecer para prestigiar este momento de grande importância para a Cultura de nosso município! 

FOTO - Rede de Blogs de Nova Olinda

14/12/2014

Filme - Histórias Cruzadas

Lançamento
Dirigido por
Com
Gênero

Sinopse e detalhes
The Help - Histórias Cruzadas (título no Brasil) ou As Serviçais (título em Portugal) é um filme de drama, baseado no livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma mulher branca, Eugenia “Skeeter” Phelan, e a sua convivência com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.
O filme é ambientado em Jackson, Mississippi, e estrela Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Sissy Spacek, Mike Vogel, Mary Steenburgen e Allison Janney. The Help teve boa crítica e tornou-se um grande sucesso.

09/12/2014

Artista Plástico - Thiago Lima


Thiago Lima Cordeiro, nasceu no dia 26 de Junho de 1999 em Crato-CE. Filho de Erisvam Santana Cordeiro e Rozineide Leite Lima Cordeiro, irmão de Thiarley Melquiades. Reside no Sítio Olho D'água em Nova Olinda-CE, começou seus estudos na Escolinha Laurênio Alves Feitosa e no CEB – Centro de Educação Básica. Cursou o Ensino Fundamental na EEF Avelino Feitosa. Iniciou o Ensino Médio na EEFM Padre Luís Filgueiras, foi aprovado em 4º lugar para o Curso Técnico em Edificações e passou a estudar na EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
Thiago tem a capacidade de pôr em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria entalhando a madeira, modelando o barro, cinzelando a pedra ou mármore, fundindo o metal, afim de representar em relevo, ou em três dimensões, estátuas, figuras, formas abstratas etc. E nessa capacidade criadora ele expressa e transmite sentimentos.
Thiago exerce por conta própria uma arte, um ofício manual. Desde pequeno confeccionava seus próprios brinquedos. Esfarinhando a argila por entre os dedos, na Cerâmica CENOLINDA, o que chamava a atenção de alguns funcionários, escolhia a matéria-prima excelente para a produção de aves diversas, seres inanimados e folclóricos, animais domésticos, selvagens e pré-históricos - os dinossauros. Iniciou seus estudos aos 03 anos de idade e se destacava na precisão dos desenhos e transformação da massa de modelar em objetos diversos.
REALIZAÇÃO PESSOAL
Quando transformou um pedacinho de raiz de cajá em um robozinho. Ficou super feliz ao descobrir que também tinha habilidades para esculpir a madeira. “Fiz uma coisa que gostei de fazer”. Hoje, é a arte que mais aprecia.
Thiago tem a arte e a técnica de representar com lápis, pincel etc, e faz caricaturas; desenho que, pelo traço, pela escolha de detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos da pessoa ou foto. Desenhou a capa dos cordéis CORAÇÃO PARTIDO de Osvaldo Silva e PONTO SEM NÓ de Armando Araújo e fez a caricatura do poeta da roça.

As abelhas enquanto trabalham zumbem. As formigas assim como os poetas, os escultores, os desenhistas trabalham em silêncio. Alda Cordeiro.

07/12/2014

Um Natal de luz e amor

Neste Natal o meu maior desejo é que os nossos corações estejam plenos de esperança e que as nossas almas nos movam sempre em direção ao bem comum.
Que o amor nos ilumine e que cada gesto, cada uma das nossas palavras tenham o dom de nos trazer paz e felicidade.
Que o Natal nos inspire na busca da harmonia e da paz. Que este espírito prevaleça sobre o mal e nos ajude a promover a concordância e a aceitação entre todos os seres humanos.
Desejo-te um Natal muito feliz, e sei que este meu desejo, esta minha proposta, será muito bem acolhida pelo generoso coração que tens.

Sarau Literário da EEFM Padre Luís Filgueiras

No dia 02 de Dezembro de 2014 tive a oportunidade de assistir ao Sarau Literário da EEFM Padre Luís Filgueiras. O Evento aconteceu no Teatro Violeta Arraes da Fundação Casa Grande no período da manhã e contou com a Coordenação dos Professores da Área de Linguagens – Daniel Rodrigues e Hericka Santos e, com a participação das Turmas dos alunos do Ensino Médio.
Como foi dito pela aluna Larissa na abertura do Evento onde a mesma presidiu o Cerimonial, este foi um momento para se celebrar e vivenciar a Arte.

Os alunos das Turmas de 1º Ano A e B que fizeram parte das apresentações, iniciaram os estudos sobre o Trovadorismo desde o início do mês de agosto. E, no Teatro tiveram a oportunidade de compartilhar o resultado deste período em que os mesmos dedicaram-se a ensaiar e compreender tal movimento literário.
Para dá início às apresentações foram convidados os alunos Sávio do 1ºA e Alan do 2ºA que apresentaram de forma instrumental o poema Asa Branca composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Fazendo um breve histórico sobre o Trovadorismo:
O Trovadorismo foi o primeiro estilo de época da Literatura Portuguesa. Ele aconteceu no século XII na Europa dentro de um ambiente de reis e rainhas, príncipes e princesas. Os sentimentos eram representados através das cantigas líricas e satíricas.

Para representar de forma atual às cantigas trovadorescas, assistimos as seguintes apresentações:
Para apresentar as cantigas de maldizer que são sátiras diretas, revelando a pessoa a quem a sátira é direcionada foram convidados os alunos: Luan, Roberto, Taciano e Onofre para recitar o poema Cidadão do cantor e compositor Zé Ramalho.
Já para representar as cantigas de escárnio que são sátiras indiretas, ou seja, sugere o alvo da sátira de forma irônica, mas não revela o nome da pessoa a quem se dirige a sátira foi convidado o aluno John    para interpretar um trecho do poema “Ai Dona feia, foste vos queixar”, de João Garcia Guilharde.
Ainda para representar a cantiga de amor onde o eu lírico é masculino e representa o trovador que dirige elogios a uma Dama de classe superior a sua, fazendo uma releitura de forma atual foi apresentado o poema Amor verdadeiro do poeta Eugénio de Castro - interpretado pelo aluno Renan do 3ºB com participação da aluna Thaynara do 1ºA.
Ainda seguindo este mesmo sentimento maior, o Amor – podemos assistir a apresentação do poema musicalizado, A Carta de Erasmo Carlos. Executada pelos alunos:  Jardel, Ivana com a participação especial do Professor Daniel. Com encenação dos alunos Renan e Janaína do 1ºB.
Para apresentar a cantiga de amigo de autoria masculina, mas eu lírico feminino: uma camponesa de hábitos simples – foi apresentado como uma releitura, de forma atual, o poema “Atrás da porta”, composição de Chico Buarque de Holanda pela aluna Leany do 1ºA.
A poesia em sua essência nasce da música. E, assim ela permanece harmônica até o advento do Humanismo, porém ainda hoje percebe-se esta união entre essas duas formas de representação da arte. Cada cantiga tinha a sua pauta musical. Além de cantada ou entoada, ela era instrumentada.   Logo após esta explanação, assistimos a apresentação da música Disparada, composta por Geraldo Vandré e Théo Barros com os alunos: Sávio, Jardel, Débora e a participação especial de Tomaz.
A última apresentação contou com a esquete teatral “O romance de Clara menina com Dom Carlos de Alencar” de Antonio de Nóbrega. Esta esquete contou com a participação dos alunos: Ana Geórgia, Onofre, Ana Júlia, Roberto, Luan, Júlio César e Welia.
Quero parabenizar a todos pelo belíssimo trabalho, pela dedicação e dizer que foi um belo espetáculo! 
FOTOS - Frame Produções