segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A ESCOLA DIANTE DESSE NOVO PANORAMA DA SOCIEDADE

“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.” (DOWBOR, 2001, não paginado).
As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola. Hoje, já é realidade para muitas unidades escolares a existência de biblioteca, sala multimídia, rádio, câmera digital, filmadora, computador, tablet, lousa digital etc.

Refletindo sobre a minha realidade

Analisando a minha realidade e o contexto em que estou inserida posso dizer que as escolas da rede estadual de educação dispõem de biblioteca (os centros de multimeios); sala multimídia, câmera digital, filmadora, ambientes de aprendizagem equipados com computadores conectados à internet; lousa digital; e, através do FNDE alguns professores receberam o tablet educacional. Ainda dispomos de formação continuada na área de TICs – seja através da Plataforma E-Proinfo, ou até mesmo, pelo Projeto Professor Aprendiz. Sendo que ainda se possibilita encontros entre os professores lotados nos Laboratórios Educacionais de Informática-LEI para a troca de experiências entre os professores.
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Falando da escola onde trabalho posso dizer que além do Laboratório de Informática temos também o Laboratório de Línguas.
Com os recursos tecnológicos disponíveis é possível os professores elaborarem aulas mais dinâmicas e criativas. Sem falar que as pesquisas realizadas nos laboratórios tendem a ser um complemento muito importante para os conteúdos ministrados em sala de aula. A nossa Biblioteca também compõe parte muito importante da aprendizagem por dispor de livros didáticos e paradidáticos.
Aliar a tecnologia ao desenvolvimento de projetos também abre um leque de possibilidades, pois é possível romper os muros da sala aula. Usar as tecnologias como um aporte ao nosso desenvolvimento social e cultural.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!