11/02/2015

O projeto na escola

Ao desenvolver projetos em sala de aula, apresenta-se a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. Nessa perspectiva, a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e para a resolução de problemas da realidade.
O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente, uma nova visão educacional ao:
Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento;
Promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade;
Construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes;
Desenvolver ações em prol da transformação individual e social;
Identificar o currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.
Essa nova visão educacional traz certezas provisórias e dúvidas temporárias no sentido argumentado por Fagundes e colaboradores:
A elaboração do projeto feita em parceria entre alunos e professores deve ser entendida como uma organização aberta, que articula informações conhecidas, baseadas em experiências do passado e do presente, com antecipações de outros aspectos que surgirão durante a execução. Essas antecipações representam algumas certezas e dúvidas sobre conceitos e estratégias envolvidos no projeto. (FAGUNDES, et al., 1999).
Em vista disso, vale pontuarmos que, na concepção de Prado (2005), “No momento em que o projeto é colocado em ação, evidenciam-se questões, por meio do feedback, comparações, reflexões e de novas relações que fazem emergir das certezas, novas dúvidas e das dúvidas algumas certezas”.

FONTE
Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs

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