24/03/2015

Biografia de Givaldo Ferraz Bezerra

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 10 de abril de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Givaldo Ferraz Bezerra nasceu aos 15 de Julho de 1966 em Caiçarinha, Distrito de Serra Talhada-PE. Filho do casal de agricultores, Francisco de Assis e Lindaura de Assis Ferraz. O terceiro filho de uma família de 14 irmãos.

Pelo fato de ser um dos primeiros filhos do casal, ainda criança teve que abandonar os estudos para ajudar os pais nas atividades agrícolas, garantindo assim o sustento da família.

Depois de adulto, passou a frequentar a escola para continuar os estudos. Concluiu o Ensino Médio Telecurso, modalidade de ensino destinada aos jovens e adultos. Ao concluir a Educação Básica continuou na agricultura, tornando-se também um grande líder comunitário.

No dia 27 de Setembro de 1983 contraiu matrimônio com Maria Pereira Bezerra, conhecida como Fátima, agricultora com quem teve 03 filhos. A mesma foi sua primeira namorada, amiga desde a infância e tinham a mesma idade. Começaram a namorar aos 15 anos de idade e efetivaram a união aos 18 anos de idade. Como esposo foi companheiro, amoroso e atencioso. Um pai de família exemplar, sempre presente na vida dos filhos para quem dedicou-se com muito afeto.

Enquanto líder comunitário assumiu a Associação de Trabalhadores Rurais do Sítio Serrinha, no Município de Nova Olinda-CE, onde permaneceu de 2001 até o ano de 2013. A postura de líder comunitário sempre foi embasada na busca constante em ajudar as pessoas, dando-lhes mais qualidade de vida. Foi responsável pelo abastecimento d’água da referida comunidade em Nova Olinda, benefício conseguido através do Projeto São José do Governo do Estado do Ceará. Trabalhou também durante 12 anos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda.

Foi um dos sócios fundadores do Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável – IDSS, no ano de 2005, permanecendo até os últimos dias de vida. Nesta instituição teve notória dedicação e atuação, encabeçando vários projetos. Dedicando-se ao mesmo tempo a FECONO – Federação das Entidades Comunitárias de Nova Olinda-CE, como membro.

Era evangélico há 14 anos. E, como bom religioso, dedicava-se com fé aos ensinamentos bíblicos vindo a tornar-se Presbítero na Assembleia de Deus Missão Josué de Nova Olinda.

Faleceu aos 11 dias do mês de Julho de 2014 no Hospital Regional do Cariri em Juazeiro do Norte-CE, aos 47 anos, vítima de insuficiência renal aguda, deixando sua esposa, 3 filhos e 3 netos.

Deixou também um legado de ensinamentos voltados para a solidariedade e ações de um líder comunitário preocupado com o bem-estar coletivo.

Foste na vida o orgulho de sua família e amigos pelo seu jeito alegre, calmo e respeitador. Assim poderia definir, aqueles que tiveram a honra de tê-lo em seu convívio.

O Instituto do Desenvolvimento Socioambiental Sustentável-IDSS homenageou Givaldo Ferraz Bezerra dando seu nome ao Auditório da referida instituição.

Biografia escrita pela Profª Lucélia Muniz e revisada pela Profª Luciana França.

5 comentários:

  1. Olá, meu nome é Gilson sou o segundo dos três filhos de Givaldo e primogênito dos homens. Gostaria aqui de agradecer a Profª Lucélia Por essa maravilhosa biografia e homenagem.
    É com lágrimas nos olhos que a leio, não deixando de reviver todos os momentos bons e relembrar todas as conquistas do meu pai.
    Como exemplo de pai e marido e ser humano que ele foi, ainda continua sendo um espelho para mim, não sendo necessário buscar inspiração em ninguém para minha vida, pois ele será meu eterno tutor.
    Hoje ele seria avô de um terceiro neto que é o meu filho que se encontra com 4 aninhos, infelizmente o Joaquim não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o maior e melhor ser humano que já andou sobre a terra, mais mais irá participar do legado deixado por ele através da minha vida.

    Mais uma vez obrigado a todos que têm esse carinho pelo meu pai e que Deus em sua infinita bondade vos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Givaldo é merecedor de todas as homenagens! Foi um grande amigo para mim e uma referência nos trabalhos sociais. Agradeço pelas suas palavras, Gilson! Um abraço!

      Excluir
    2. Na verdade sou eu que agradeço, e espero poder conhecer em breve o auditório que leva o nome dele em sua homenagem.

      Excluir
  2. Parabéns por essa tão bela homenagem. Tive o privilégio de conhecê-lo, e reforço tudo o que foi dito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!