08/03/2015

Mulheres que inspiram – Cicera Eunilce Cordeiro

A oitava homenageada da Série Mulheres que inspiram é Cicera Eunilce Cordeiro.
Cicera Eunilce Cordeiro
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialização em Gestão Escolar; Português, Arte e Educação; e Psicopedagogia;
EMEIEF HERMANO CHAVES FRANCK.

ENTREVISTA
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Eunilce Cordeiro - A mulher conseguiu se inserir no meio econômico social e as conquistas foram surgindo gradativamente, tais como: o direito de sair de casa desacompanhada, frequentar escolas, participar e opinar nos meios de comunicação, trabalhar fora e por fim participar da vida política como cidadã (votar e ser votada). Sendo que este último abriu as portas para outras conquistas como: leis específicas, centro de proteção para mulheres que sofreram algum tipo de violência, delegacias especializadas, entre outros.

Lucélia Muniz - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Eunilce Cordeiro - Ser mulher, não me curvar diante dos obstáculos que a vida impõe e ter escolhido exercer umas das profissões mais belas e ao mesmo tempo mais difícil no contexto atual, ser professora, ser formadora de opinião, ser transmissora de conhecimentos...

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Eunilce Cordeiro - Algumas das barreiras enfrentadas por mulheres são as dificuldades de autoconceito e aceitação, falta de suporte afetivo e social, dificuldade para atuar no mercado internacional, dificuldade em conciliar trabalho e família, dilema entre a obrigação e o desejo.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Eunilce Cordeiro - No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. De acordo com o filósofo teórico da área da Pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. 

Lucélia Muniz - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Eunilce Cordeiro - Ser feminista sem deixar de ser feminina, participar das decisões sociais, econômicas e políticas, lutar por nossos direitos e acima de tudo valorizar cada vez mais o nosso espaço e como diria Lana Alpino – “das Mulheres Nordestinas, que com garra, brio e determinação quebram arraigados paradigmas no interior do sertão... Não acreditando mais em socorros paliativos, promessas e politicagem! São Arquitetas de Sonhos e Esperança ... Exemplo da força e da grande expressão da mulher brasileira.”
Parabéns a todas as mulheres!

Um comentário:

  1. Retribuindo a visita....
    Seguindo teu Blog
    Abraço!
    Ahh obrigada por seguir meu Blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!