quinta-feira, 5 de março de 2015

Mulheres que inspiram - Luciana Muniz da França

A quinta homenageada da Série Mulheres que inspiram é Luciana Muniz da França.
Luciana Muniz da França
Graduada em Letras pela URCA;
Pós-graduada em Gestão Escolar pela UDESC, Língua Portuguesa pela URCA e Avaliação e Gestão Escolar pela UFJF.
EEEP Wellington Belém de Figueiredo – Nova Olinda – CE.

ENTREVISTA
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Luciana Muniz da França - Considero como principais conquistas obtidas: o direito ao voto e a concorrer a cargos eletivos governamentais, atuação nos esportes e no mercado de trabalho, direito ao divórcio, cursar nível superior e exercer cargos executivos, salários mais próximos dos pagos aos homens e mais aceitação social na diversidade de gênero (opção sexual). Tais conquistas estão atreladas ao surgimento de políticas públicas, garantindo benefícios e direitos políticos, culturais e sociais a mulher.

Lucélia Muniz - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Luciana Muniz da França - Ver na Educação a oportunidade de quebrar paradigmas sociais estereotipados, buscando o sucesso profissional e a realização pessoal.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Luciana Muniz da França - Muitas situações relacionadas ao preconceito, violência, discriminação e desigualdades sociais ainda atingem a mulher e geram entraves na sua atuação social.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Luciana Muniz da França - Fazendo uma releitura de acontecimentos históricos dos últimos anos podemos observar que a mulher mostra, através da educação que tem tanta capacidade quanto o homem, através de sua competência, criatividade e maneira de encarar os desafios. É preciso a prática de uma Educação mais contextualiza no fazer social que leve a mulher a ser conhecedora dos seus direitos.

Lucélia Muniz - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Luciana Muniz da França - Não basta ser homenageada com flores e mensagens no Dia Internacional da Mulher. É necessário fazer valer os direitos de qualquer mulher independente da sua etnia ou condição social, pondo um fim a discriminação, violência, oportunizando a todas o direito ao trabalho em condições dignas, à saúde e a educação.

3 comentários:

  1. Já fizemos tanto e ainda tanto por fazer. ;)
    www.mini-mi.pt (cool moms, cool kids, cool ideas)

    ResponderExcluir
  2. E que venham mais mulheres inspiradoras!

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Excelente posicionamento!
    bjs Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Blog!!!