domingo, 1 de março de 2015

Mulheres que inspiram – Sandra Portugal

A primeira homenageada da Série Mulheres que inspiram é Sandra Portugal.

Sandra Portugal
Bacharel em Matemática, Especializada em Informática, Mestrado em Engenharia de Sistemas, MBA em Gestão de Negócios, Personal & Professional Coach.
Executiva de TI numa empresa de Telecomunicações;
Produtora do Site www.projetandopessoas.com.br
Coach e Palestrante.
  
ENTREVISTA
 
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Sandra Portugal - As Mulheres na atualidade, no Brasil, na América Latina e no Mundo têm uma oportunidade única de consolidarem seus papéis enquanto executivas ou empreendedoras, pois comprovadamente se destacam por sua força, determinação, capacidade de planejamento e de execução, e especialmente seu talento nato de equilibrar seus diversos papéis na sociedade – como mulher, mãe, esposa, dona-de-casa e profissional, integrando sua vida com uma habilidade especial. A Mulher, por exercer múltiplos papéis com maestria, é essencial em qualquer cenário, familiar ou profissional, e já comprovou sua importância!

Lucélia Muniz - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Sandra Portugal - Considero a minha maior conquista ter feito escolhas maduras ao longo da minha trajetória de vida que me permitiram acompanhar o crescimento de minhas duas filhas (hoje com 23 e 15 anos), preservar um casamento de 30 anos, ter uma carreira de sucesso ao longo dos meus 33 anos de profissão, investindo em aprimoramento contínuo.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Sandra Portugal - Ainda há muito preconceito corporativo com as mulheres em idade fértil e sua evolução de carreira, há muito receio das mulheres que engravidam de informarem essa deliciosa notícia e serem discriminadas em relação ao futuro (promoções de cargo, de salário, investimento em treinamento), e muita dificuldade para as mulheres que têm filhos menores de 1 ano em retornarem ao mercado de trabalho. Há sempre uma decisão crítica a ser tomada entre ser mãe e evoluir na carreira, não somente a decisão de continuar a ter uma carreira.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Sandra Portugal - A Educação é um instrumento de base para todos os caminhos a serem traçados. Através da Educação é formada um senso crítico, valores sólidos e segurança para se dar cada passo rumo à realização dos seus sonhos e metas.

Lucélia Muniz - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Sandra Portugal - Recentemente tive o privilégio de ser indicada para fazer parte de uma pesquisa que a coach americana Rania Anderson fez com mulheres executivas dos países emergentes, sendo uma das 30 mulheres que representaram o Brasil. Essa pesquisa se transformou no livro Undeterred recém lançado nos Estados Unidos. “Undeterred” é uma palavra forte que significa Resoluta, Determinada!
Lael Brainard, Mulher e atual membro do Conselho de Governadores dos Estados Unidos, ex-sub-secretária do Tesouro Americano, registrou na introdução do Livro Undeterred uma frase que merece ser compartilhada:
“Sem a plena contribuição das mulheres, nenhuma economia irá atingir todo o seu potencial!”
E eu quero dizer para todas vocês no Mês das Mulheres:
“Acreditem, Nós Podemos!
Somos Resilientes e temos um Poder Ilimitado de Realização!
Projetem-se! Brilhem!”

5 comentários:

  1. Lucélia muito obrigada por ter me inspirado sobre esses temas atrás de suas inteligentes perguntas e pela projeção que você está me dando com essa divulgação no 1o. dia do seu Projeto Mulheres que Inspiram!
    Muito feliz e honrada
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Eu é que agradeço por sua valiosa contribuição! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por essa brilhante iniciativa, Lucelia!!!
    Parabéns também a todas as mulheres que com garra, coragem, amor está a cada dia conquistando o seu espaço!!!
    Não buscamos "tomar" espaços de ninguém, mas assegurar os nossos direitos na sociedade.
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi linda,Lucelia, parabéns pela iniciativa.
    Linda Sandra, parabéns, pela entrevista maravilhosa.
    Parabéns para todas nós Mulheres, que somos mães, esposas, avós e filhas, beijinhosssssssssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gratidão pelas mensagens recebidas e em especial pelo carinho da Lucélia!
    bjs
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu Blog!!!