23/04/2015

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS para o Curso de Extensão “Controle Cidadão”

Inscreva-se no Curso de Extensão “Controle Cidadão”, modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária de 120h, pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE – CE).
O curso está organizado em doze fascículos acessíveis em formato impresso e digital que circularão semanalmente junto ao jornal O POVO. Contará, ainda, com vídeo aulas, e a possibilidade de interação por meio de ambiente virtual, que permitirá discussões, contato com os tutores para eventuais dúvidas e questionamentos, além do acesso a todo o material didático pelos cursistas no formato digital.
Os primeiros fascículos tratarão sobre o que é um Tribunal de Contas, sua história, papel e funcionamento e suas ações mais importantes. Em seguida, serão apresentadas as principais normas aplicadas ao trabalho dos Tribunais de Contas, enfatizando aspectos como transparência, responsabilidade fiscal, probidade administrativa, processos internos de funcionamento, entre outros temas de relevo.
E por fim, ganharão destaque os múltiplos instrumentos de controle e participação do cidadão no processo de acompanhamento do uso dos recursos públicos e da garantia de direitos e serviços à população, bem como o potencial renovador que a atuação da população pode ter na transformação do Estado brasileiro.

INSCRIÇÃO
A inscrição para este curso é gratuita e ficará aberta durante a circulação dos fascículos. Para realizar a inscrição é necessário ter CPF e e-mail. Só é válido um CPF e um e-mail para cada inscrição. 

CRONOGRAMA  
Fascículos
Temas
Circulação 
1 + Capa
 O que é um tribunal de contas?
18 de maio
2
A história do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
25 de maio
3
O Tribunal de Contas do Estado: papel e funcionamento
1º de junho
4
 Ações do TCE/CE
 8 de junho
5
 Legislação 1
15 de junho
6
 Legislação 2
22 de junho
7
 Cidadania
29 de junho
8
Novas tecnologias e as contas públicas
 6 de julho
9
Transparência, controle das contas públicas e combate à corrupção (Administração e Governança 1)
13 de julho
10
Controle de contas e a transformação na administração pública. (Administração e Governança 2)
20 de julho
11
 Controles Internos
27 de julho
12
Participação Social no controle de contas
3 de agosto

Acesse o site e inscreva-se já: fdr.com.br/controlecidadao

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!