domingo, 5 de abril de 2015

Linhas e Geoglifos de Nazca

Beija-flor
As Linhas de Nazca ou Nasca são um conjunto de geoglifos antigos localizada no deserto de Nazca, no sul do Peru. Eles foram designados como um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1994. O alto planalto árido se estende por mais de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa nos Pampas de Jumana, cerca de 400 km ao sul de Lima. Embora alguns geoglifos locais lembrem a cultura de Paracas, estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criados pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C. As centenas de figuras individuais variam em complexidade a partir de simples linhas até beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões ou orcas, lhamas e lagartos.
Aranha
As linhas são desenhos rasos feitos no chão, removendo as pedras avermelhadas onipresentes na região e descobrindo o chão esbranquiçadas por baixo. Centenas são simples linhas ou formas geométricas, com mais de setenta desenhos de animais, aves, peixes ou figuras humanas. Os maiores têm mais de 200 metros de diâmetro. Os estudiosos divergem na interpretação dos efeitos dos projetos, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso.
Os desenhos geométricos poderiam indicar o fluxo de água ou estarem ligados a rituais para convocar água. As aranhas, pássaros e plantas poderiam ser símbolos de fertilidade. Outras explicações possíveis incluem: sistemas de irrigação ou gigantes calendários astronômicos.
Devido ao clima seco, sem vento e estável, de planalto e ao seu isolamento, a maior parte das linhas foram preservadas. Extremamente raras, mudanças climáticas podem alterar temporariamente os projetos em geral.

FONTE: Wikipédia
Duas mãos com apenas 09 dedos
Acabei de ver uma matéria muito interessante sobre estes geoglifos de Nazca. As figuras gigantes só são visíveis quando as pessoas sobrevoam a área desta região desértica. Geralmente são fáceis de serem observadas nas primeiras horas do dia, por volta das cinco da manhã.
Mais de 30 teorias tentam explica a origem destes desenhos gigantes. Como um povo tão antigo teria demarcado tais desenhos no solo? Qual o objetivo destas figuras? Seriam extraterrestres como afirmam alguns pesquisadores? Ou as crenças e a religiosidade dos antigos habitantes de Nazca? Tudo gira em torno de um grande mistério!!!

Lucélia Muniz

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!