31/07/2015

Visita a Jamaica Brasileira – O Maranhão!

Capital brasileira do Reggae ou terra do bumba meu boi – este é o Maranhão
No período de 22 a 27 de julho tive a oportunidade de conhecer São Luís - MA e Barreirinhas também no Maranhão.
O Maranhão fica mais pra região Norte do que para a região Nordeste e São Luís é uma ilha. É a localidade que tem o maior litoral do Nordeste sendo da sua colonização fundada pelos franceses, depois invadida pelos holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Aqui deu para perceber logo de cara que o processo de escravização dos negros foi bem latente.
Voltando a viagem! Fiquei hospedada no Calhau Praia Hotel e logo em frente fica a Praia do Calhau. Teria sido numa colônia de pescadores cearenses que a renda de bico chegou ao Maranhão.
Quando fui no período da noite no Centro Histórico de São Luís pude assistir ao Show da Banda Filhos de Jah.
“O reggae, nascido da confluência de ritmos africanos e caribenhos, ressoa entre a população negra da periferia de São Luís e cria laços de identidade entre essa população, ao aproximar-se ritmicamente de outras manifestações maranhenses, como o tambor de criola, o bumba meu boi, a dança do lelê e outras que se somam e fazem de São Luís a Capital Brasileira do Reggae.”
Curiosidade: Enquanto no Ceará a gente dança reggae solto dando os nossos pulinhos, no Maranhão o pessoal dança agarradinho, bem agarradinho mesmo, de forma bem sensual.
Acabei comprando uma boina rastafári de tricô nas cores da Jamaica e fiquei feliz quando uma senhora disse que agora eu estaria parecendo uma maranhense mesmo!
Durante esse percurso no Centro Histórico também comprei uma garrafa de tiquira. “Tiquira é uma bebida artesanal, oriunda da mandioca, típica de cidades do interior do Maranhão, de forte teor alcoólico e, geralmente, de cor azulada. Não é produzida industrialmente, sendo encontrada, comumente, nos mercados de produtos regionais.”
FOTO - Gilson Teixeira

E acabei me deparando com uma repórter e um fotógrafo de um jornal local. Dei uma pequena entrevista e posei para fotos. Os mesmos escreveram uma matéria intitulada “Patrimônio Histórico é o principal atrativo para turistas que visitam São Luís”. Trata-se da repórter Sandra Viana e do fotógrafo Gilson Teixeira do Jornal O Imparcial.

 

Confira a matéria clicando AQUI.

 

Essa é a primeira parte da viagem que estou compartilhando com vocês! Depois contarei mais algumas histórias bem interessantes! Espero que tenham gostado! Um abraço! 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!