quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Reflita sobre o sistema de avaliação. Isso mesmo!

Como você avalia os seus alunos?
Em relação a que eles tiram nota 5 ou 7 ou 10? É por meio de uma prova escrita, valendo de 0 a 10 que eles são medidos no que refere-se a quantidade de conteúdos que conseguiram memorizar?

Agora a minha pergunta é:
. Professor de Educação Infantil, que nota uma criança recebe quando consegue esquecer a chupeta ou sair das fraldas?
. Professor, que nota o aluno ganha quando consegue encontrar uma solução criativa para uma questão do dia a dia?
. Quanto tira um aluno que aprendeu a executar uma nota difícil em um instrumento musical?
. Que nota você dá a uma flor? E ao sol? E ao alimento que está na sua mesa?

Em uma jornada, no cumprimento de um propósito os indivíduos são medidos pela sua performance em executar uma ação e alcançar um dado resultado. O sol tem um propósito diário de trazer luz, fazer as plantas crescerem, contribui com a nossa saúde auxiliando na produção de vitamina E.
A flor, o alimento, também tem o seu propósito a atingir.

E os alunos que estão na sua sala de aula? Qual o propósito de todos estarem ali? Quais performances também mereceriam ser avaliadas e levadas em consideração?

Ao adotar este novo olhar, você estaria tratando como relevante a avaliação formativa desses alunos, em detrimento da avaliação somativa.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!