29/10/2015

40 Anos da EEFM Padre Luís Filgueiras

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luís Filgueiras surgiu no final da década de 1960 com a construção de um prédio com algumas salas de aula isoladas que existia na cidade. A mesma foi oficializada com o nome de Escola de 1º Grau Pe. Luís Filgueiras pelo Decreto Nº 11.493 de 17 de outubro de 1975 publicado no Diário Oficial de 30 de outubro. Esse nome faz homenagem a um Padre Jesuíta português que viveu no Ceará no ano de 1636.
A partir do ano de 1983 passa a funcionar o Segundo Grau (Magistério) e com o Decreto Nº 16.036, de 29 de julho de 1983, artigo 1º, cria a Escola de 1º e 2º Graus Padre Luís Filgueiras com publicação do Diário Oficial de 02 de agosto de 1983.
No início da década de 90 a escola passa a funcionar também com o apoio do Grêmio Estudantil Maria Tereza, uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O Ensino Médio com profissionalização para Magistério foi ofertado em nossa escola até 1998 e a partir de 1999 passamos a oferecer, além do Ensino Fundamental, o Ensino Médio Regular.
No ano de 2008 a Secretaria de Educação do Estado do Ceará lançou o Projeto Primeiro Aprender que atuou como uma política de intervenção pedagógica direcionada aos alunos das turmas de 1º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Essa ação foi vista como inovadora, pois visava melhorar o desempenho dos alunos em Português e Matemática.
No dia 07 de maio de 2009 foi fundada a Unidade Executora Profª Roméria Mary Amorim Fernandes, uma sociedade civil de fins não econômicos tendo por finalidade geral colaborar na assistência e formação do educando, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo a integração: poder público – comunidade – escola – família.
Ainda em 2009 foi implantado o Projeto Rumo à Universidade, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará para ampliar o acesso de jovens das escolas da rede pública às universidades.
Outro fator importante foi a participação de nossos alunos no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998 e, que tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Nossos alunos passaram a concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).
Com a municipalização do Ensino Fundamental, a partir do período letivo de 2010 a nossa escola passou a funcionar apenas com as turmas do Ensino Médio. Além dessas turmas a Escola oferta 02 salas voltadas para a Educação Especial que funcionam há 08 anos.
Neste mesmo ano, no dia 14 de setembro, foi realizado a solenidade de reinauguração da escola pela concretização da obra referente à reforma que teve investimento de R$ 149.500,77. E, pela construção da Academia Professora Maria Minervina Cordeiro, onde foram investidos R$ 77.000,00, e que muito passou a colaborar com as aulas de Educação Física. Ainda recebemos novos equipamentos para a biblioteca, novos livros para o acervo, além da banda marcial que se chamaria Fanfarra Filgueiras.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Pe. Luís Filgueiras está localizada à Rua Professora Nanô, S/N no Bairro Cruzeiro em Nova Olinda-CE. Pertence à rede de ensino oficial, vinculada a 18ª CREDE e mantida pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará – SEDUC.                
   
A escola conta com uma equipe de gestão composta por: uma Diretora Geral, duas Coordenadoras Escolares, uma Secretária escolar e uma assessora administrativo financeiro. Além destas, conta com uma equipe de servidores, funcionários e professores.
Para melhorar o processo de ensino e aprendizagem a escola desenvolve os Projetos: Professor Diretor de Turma, Roda de Leitura, Rede de Blogs, Oficinas de Português e Matemática e Jovem de Futuro – PJF.
Dispõe de ambientes modernos de aprendizagem, como o Laboratório Educacional de Informática - LEI, Laboratório de Ciências, Centro de Multimeios, Quadra Esportiva, uma Academia para prática de educação física e aulas de música para os alunos que participam da Fanfarra Filgueiras.
Os alunos da escola também passaram a serem avaliados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), do ano de sua criação, em 1992, até os dias atuais, o mesmo fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará.
Socializamos nossos projetos anualmente através da Feira de Ciências e Cultura realizada na própria unidade escolar, bem como, participamos da Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE desde o ano de 2009.
Este é um breve relato da história de uma jovem senhora de 40 anos de idade. Teríamos que passar horas pesquisando para conseguirmos muitas linhas escritas. Assim, poderíamos contar suas conquistas, desafios e esperança na concretização de seus ideais educacionais que embalou e acalenta os sonhos de muitos jovens de nosso município. 
Seria ousadia aqui afirmar que fomos capazes de resgatar uma história construída a tantas mãos, desde a pessoa mais humilde a mais intelectual. Esta é uma obra construída tijolo por tijolo num processo contínuo e revolucionário. A Educação é assim, transformadora do meio e das pessoas!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!