05/10/2015

A importância da conscientização e preservação do Patrimônio Público

Andando pelas ruas de nossa cidade é possível perceber desde os bancos da praça, ao calçamento das ruas, a arborização, escolas e tantos outros ambientes que fazem parte de nosso patrimônio. O que precisamos sentir ao observá-los é que sendo públicos nos pertencem e se nos pertencem é nosso dever cuidar para preservá-los, pois fazem parte da nossa história.
Tudo que é construído no intuito de melhorar o nosso município passa a fazer parte de algo que pertence a todos e que compõe o meio no qual vivemos.

Recentemente foi feito a sinalização do percurso que leva a um atrativo turístico, a Agrofloresta aqui em nosso município, lá em Seu Zé Artur no Sítio Patos. Placas com design em formato de folha mostrando a quilometragem ida e volta no percurso de 4 Km guiariam os visitantes ida e volta durante a visita a Agrofloresta. A sinalização se estendia da área urbana até a área rural e já era uma reivindicação dos visitantes que muitas vezes acabavam por errar o percurso.
Porém, 05 das 07 placas foram furtadas de cada local onde foram instaladas. Mesmo sendo feitas de madeira e estando presas por correntes, foram retiradas de cada local.
É entristecedor ter conhecimento de tais fatos e observar quão além está o conhecimento das pessoas em relação a algo que pertence a todos e compõem a história da sociedade que estão inseridos.
Então, fica aqui uma reflexão: até onde vai a nossa consciência sobre a importância da preservação de nosso patrimônio público? Quem perde com este tipo de ação degradadora? E aí a essa última pergunta já posso adiantar a resposta: - Todos nós perdemos!

2 comentários:

  1. Oi Lucélia!
    Realmente é muito triste e posso até dizer revoltante!
    Eu fico perplexa, mas as pessoas estão perdendo a noção de tudo atualmente. Não existe mais respeito, amor, consideração. Mas isso é culpa do próprio ser humano que perdeu a noção dos valores.
    Infelizmente, apenas uma minoria se preocupa, que não é o suficiente para conseguir dar a volta e acabamos todos perdendo, uma lástima.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... mas temos que dá um alerta pra ver se as pessoas repensam suas atitudes!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!