19/10/2015

Falta de Planejamento Escolar

Para você que já está se organizando para realizar o Planejamento Escolar vou passar algumas dicas nos próximos dias que vão te ajudar nessa jornada.

Hoje vou contar a primeira dica, e é sobre as Instalações Físicas, Equipamentos e Materiais que a sua Escola tem, ou talvez ainda não tenha!
Pois é, o Gestor quer que o trabalho pedagógico seja realizado e desconsidera que só com giz e lousa o Professor fica desamparado e trabalha de forma precária.

Além do mais os ambientes precisam ter o mínimo de conforto para que tanto o Aluno quanto o Professor consigam permanecer no ambiente.
Imagine uma sala que não há ventiladores, onde o calor é escaldante, como ficar 4 horas “ cozinhando” em uma sala de aula assim? Uma Biblioteca que vive fechada e que não há acervo adequado para consulta por parte dos alunos? Um laboratório de Ciências onde não há o mínimo para que seja realizada uma experiência simples? Uma quadra de Esportes precária ou pior ainda, inexistente?

Outra questão são os materiais de apoio pedagógico, tais como brinquedos, jogos, mapas, cartazes, etc. Como o Professor poderá elaborar uma aula mais criativa, dinâmica ou interessante se a Escola não dispõe de materiais para o seu uso?

E quanto aos Equipamentos: ou a Escola não tem, ou quando tem, muitas vezes vive quebrando por falta de manutenção. É preciso que o Gestor faça uma programação financeira para fazer aquisição do que a Escola precisa.

Dica: converse com os Professores, peça ideias para adaptar materiais, jogos, brinquedos, bem como sobre adaptações nas instalações de modo a possibilitar maior conforto para todos.

Trabalhar todo mundo precisa, só não precisa ter de “sofrer” durante o processo não é? E é VOCÊ Gestor que precisa Planejar tudo isso, pois estas questões estão intimamente relacionadas com a execução do trabalho pedagógico e com a satisfação dos alunos e Professores.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!