sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

REGRA Nº 05 - Evite falar demais e se alongar nas explicações

Quer fazer aluno dormir na sala? Ou ainda ter alunos chamando atenção com gracejos? É só ficar mais de 15 minutos falando e dando explicações extensas. Quanto menor a criança, menor o tempo de concentração, e não pense que só porque o seu aluno é do Fundamental II ou Médio, que o tempo de concentração é maior: no máximo 15 minutos.

Depois de 15 minutos, sabe o que o seu aluno quer fazer no restante do tempo? Qualquer coisa, menos prestar atenção na aula! E isso inclui: gracejos, piadas, provocar algum colega, fazer barulho, conversar... enfim eles são muito criativos para ocupar o tempo OCIOSO.

Não fique com raiva não! Para eles, aula assim, é tempo OCIOSO, PERDIDO. Por isso coloque-os para trabalhar, para fazer algo, mas algo que VOCÊ tenha planejado e não eles.

Já que eles gostam de conversar, planeje atividades em que eles tenham que se expor, opinar, interagir com os demais colegas, isso vale desde o Infantil até o Médio. Faça-os se mexer, como diz no popular `suar a camisa` você verá como a aula será mais produtiva, para você e para eles.

No final da aula, como atividade para acalmar os ânimos você pode pedir que façam um resumo oral dos pontos principais aprendidos neste dia, pode também pedir um feedback do que acharam dessa aula.

O bom de tudo isso é que uma aula concebida desta forma possibilitará com que eles falem (coisa que eles amam fazer), e participem mais, porém com uma grande diferença: Você estará no controle todo o tempo.

Tenha como máxima essa regra de ouro: “ouça mais, e ao ensinar, se precisar: fale.”

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!