sábado, 26 de dezembro de 2015

REGRA Nº 07: Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não “enrole”

Visitando Escolas, tanto públicas quanto particulares, observei algo peculiar na hora que bate o sinal para começar a aula: vários alunos ficam no pátio e corredores conversando, brincando, sem a menor pressa de entrar na sala, enquanto os Inspetores de Alunos tentavam, impacientes, fazê-los ir para as salas.

Ao inquirir esses alunos, a fala de todos era:  “ a Professora nunca começa a aula na hora, só depois de 10 minutos, então pra quê entrar agora eu não vou perder nada mesmo”.

Nestes casos, esses Professores eram muito consistentes, só que de uma forma negativa, pois   passavam para os alunos o seguinte ensinamento: você não precisa cumprir com o horário, afinal eu também não estou cumprindo.

Professor, o gerenciamento da sala de aula, envolve gerenciar também o TEMPO. É muito comum os Professores reclamarem que “não deu tempo” de dar toda a aula, de cumprir o Planejamento, de terminar a atividade, etc., etc... As justificativas são muitas, porém o problema é um só: falta de procedimentos para gerenciar o TEMPO.

Se a estrutura da sua aula não está lhe trazendo os resultados esperados, então mude.  Faça os ajustes necessários para aproveitar ao máximo o tempo especificado e principalmente, comece e termine a aula no horário.

Organize-se: coloque a nova estrutura da aula no canto do quadro negro, com o tempo determinado para cada etapa. Trace os objetivos a serem alcançados em cada etapa.

Exemplo para uma aula de 90 minutos: na etapa 1 todos entrarão na sala e deixarão a agenda sobre as carteiras, 5 minutos, na etapa 2 faremos uma roda de conversa da aula anterior, 15 minutos, na etapa 3 dramatização do texto XYZ em grupos de 4, 30 minutos, na etapa 4 registro escrito, 15 minutos, etapa 5 compartilhar ideias do texto, 15 minutos, etapa 6 arrumação para saída, 10 minutos.

Esta é apenas uma ideia de como você pode organizar o tempo da aula, ao fazer desta forma os alunos verão que há várias atividades a serem cumpridas, e que não ocorrerá tempo “ocioso”.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!