Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

25/02/2015

Série – Mulheres que inspiram

Durante o mês de Março estarei lançando aqui em meu Blog – Reflexões de Lucélia Muniz – a Série Mulheres que inspiram.
Durante os 31 dias do mês de Março teremos uma postagem diária com a contribuição de uma mulher que aceitar colaborar com esta Série.
Espero está possibilitando uma reflexão acerca do papel da mulher na sociedade e suas principais conquistas. Será também uma forma de esta homenageando estas mulheres.


“Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.”

Um Feliz Dia Internacional da Mulher!

24/02/2015

Filme – Flores do Oriente

Sinopse
Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Uma vez lá, ele se depara com jovens estudantes de um convento e prostitutas de um bordel próximo do local. Inicialmente, Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado com o conflito existente, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos tão diferentes. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do brutal exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.

23/02/2015

Sertão...

Sertão, argúem te cantô,
Eu sempre tenho cantado
E ainda cantando tô,
Pruquê, meu torrão amado,
Munto te prezo, te quero
E vejo qui os teus mistéro
Ninguém sabe decifrá.
A tua beleza é tanta,
Qui o poeta canta, canta,
E inda fica o qui cantá.

(De EU E O SERTÃO - Cante lá que eu canto Cá - Filosofia de um trovador nordestino - Ed.Vozes, Petrópolis, 1982)

Que as nossas ações contribuam para que 2015 seja, não apenas, mais um Ano Novo. Portanto, sejamos melhores e façamos deste ano um Ano, realmente, Novo, diferente...

Pe. Francisco Anchieta Cardoso de Muniz
Mais uma vez é Natal, Ano Novo. Tempo de reflexão, de novos propósitos, tempo de mudança, tempo de conversão, de ser, de tentar ser melhor, ser diferente... E, ser cristão é ser diferente, procurar agir diferente, talvez em tempos de “onda”, ou “ondas”; em que todos, ou quase todos acabam indo na onda, precisamos remar, surfar ou nadar e, seguir numa direção diferente, “contrária” à onda. Que nada possa nos desanimar em nossa caminhada. Tempestades, provações, poderão surgir, no entanto, não esquecemos: “Deus age na nossa vida sempre, nos momentos bons e difíceis. Não devemos duvidar de sua ação. Muitas vezes não entendemos os caminhos que Ele usa para nos ajudar, mas Ele sempre age em vista do nosso bem, para nos trazer vida e felicidade. Devemos agradecer a Deus por tudo que acontece conosco e de todas as experiências tirar uma lição. Sempre temos algo a aprender, mesmo nas piores ocasiões. [...].” Não esqueçamos que: “Oração, amizade, fé, são meios que Deus usa para manifestar: paciência e calma nos momentos de angústia, sabedoria para extrair boas lições de momentos desagradáveis” (cf. Parábolas de Fé; Paulus, 2005). Não desanime, desistir jamais... Simplesmente confie e siga adiante. Que a Misericórdia Infinita de Deus seja o teu, o meu, o nosso auxílio e companhia em cada instante deste Ano de 2015.
A Deus a nossa gratidão! A todos, mas especialmente a você que é parte desta Família da Divina Misericórdia: Muito obrigado!

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

Um Ano Novo repleto de paz!

Que Deus abençoe a todos. São os votos dos padres: Francisco Anchieta MIC; Fidel, MIC; Sandro, MIC e André, MIC.

22/02/2015

Desaparecidos...

Certo dia assisti uma reportagem feita com Dona Vera, a fundadora de uma ONG intitulada Mães em Luta. A mesma faz um trabalho voluntário na ONG que tem sede em São Paulo tentando localizar pessoas desaparecidas. A filha dela, na época adolescente, está desaparecida a 24 anos. Ela, então, travou uma luta em prol das pessoas desaparecidas e nunca perdeu a esperança de encontrar sua filha.
Uma estatística me chamou bastante a atenção:
70% das pessoas que são encontradas através da ONG ou outras instituições são referentes a pessoas desaparecidas por terem problemas em casa (familiares e de uso de drogas, por exemplo). Já os chamados desaparecidos enigmáticos, os que a causa do desaparecimento é desconhecida, geralmente não são encontrados. O caso da filha de Dona Vera.
O tráfico humano tem estatísticas tão elevadas que fica atrás somente dos dados referentes ao tráfico de drogas. Até pessoas deficientes são alvo do tráfico humano para o tráfico de órgãos e também para serem exploradas como pedintes no trânsito.
No caso das crianças, quando são traficadas, a situação ainda é mais complicada. Como as mesmas não conseguem se comunicar e a fisionomia muda rápido com o tempo, torna-se muito difícil encontrá-las.
A situação é dramática! Geralmente, diante de um desaparecimento, a polícia não registra um BO de imediato. Espera-se no mínimo 48 horas.
Um recurso que tem facilitado na divulgação de pessoas desaparecidas é uma projeção digital em 3D feita pela polícia onde é possível fazer a reconstituição facial, considerando a idade dos mesmos no decorrer dos anos.
Dona Vera apontava que uma das principais dificuldades enfrentadas pela ONG seria o apoio, parcerias e voluntários que colaborem com a causa.
Outra questão, no caso das pessoas desaparecidas, por ser uma situação que não se configura como crime: a ausência de impunidade.
Na maioria dos casos, as vítimas são pessoas oriundas de famílias muito humildes. Falta informação e apoio! É uma luta feita de forma voluntária onde o principal fator motivador é a esperança. Independente do tempo, uma mãe, jamais desisti de um filho!

Visita ao Museu do Couro/Mestre Espedito Seleiro e Casa Grande

Ontem (21) tive a oportunidade de levar duas amigas – Priscila e Ana Estela -  para conhecer um pouco de nosso município.
Primeiro uma passadinha no Museu do Couro para conhecer a história da família do Mestre Espedito Seleiro. 
Depois fazer a tradicional foto com o Mestre que sempre recebe a todos com muito carinho.
E, na loja do Mestre Espedito Seleiro uma diversidade de peças feitas a partir do artesanato em couro. Vai desde bolsas, calçados e até algumas vestimentas. 
Fica impossível não comprar alguma coisa!
Depois fomos até a Fundação Casa Grande.
Para finalizar a nossa tarde de visitação uma passadinha na Cantina Tapera para tomar um cafezinho com tapioca.
Ops... ia esquecendo, mas não posso deixar de falar! Almoço na Vivenda do Peixe com Hericka Santos.
O clima colaborou, um dia nublado e chuvoso é uma bênção para quem tem vivido dias de muito sol.

Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente. Sergio Mamberti

20/02/2015

Nova Olinda Café Cultural

Conheça o Nova Olinda Café Cultural localizado à Avenida Jeremias Pereira, 444 no Centro de Nova Olinda-CE.
Pizzas tradicionais;
Pizzas especiais;
Macarronada;
Pizzas doces;
Bebidas: refrigerantes e sucos;
E, ainda tem o prato especial do dia.
Desfrute do melhor da nossa gastronomia!
Organização: Junior e Meires
Telefones para contato com entrega a domicilio:
(88) 97356142 e 96751465
Curta a página do Café Cultural no Facebook

18/02/2015

Campanha da Fraternidade 2015

Nesta quarta-feira (18) aconteceu a abertura da Campanha da Fraternidade 2015 que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”.
Segundo a CNBB, a campanha da fraternidade 2015 buscará recordar a vocação e a missão dos cristãos e das comunidades de fé a partir do diálogo e colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Sobre a ilustração do cartaz:
O cartaz da CF 2015 retrata o Papa Francisco lavando os pés na Quinta feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte de cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa. Jesus leva em plenitude o ‘Eu vim para servir’ (cf. Mc 10,45).
A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão da Igreja que é evangelizar. Evangelizar pelo testemunho dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo a Igreja (as comunidades), está a serviço de todas as pessoas. Ao servir ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e de paz. No serviço ela edifica o Reino de Deus.

Rio Carnaval 2015

Diferente de todos os anos, desta vez resolvi acompanhar mais de perto o resultado da Escola Unidos da Tijuca por quem estou na torcida desde 1997.
A apuração do resultado para eleger a Campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro se dá através de 09 quesitos. São atribuídas 04 notas por quesito e a menor nota é descartada sendo feito o somatório das demais. Assim segue a pontuação de cada Escola de Samba. A menor nota atribuída por um jurado é 9 e a maior nota é 10.
São 12 Escolas de Samba do Grupo Especial e vou mostrar nesta postagem as notas da Unidos da Tijuca.

1º quesito – HARMONIA
Notas: 10; 10; 10 e 9,8
Classificação: 1º lugar com 30 pontos

2º quesito – FANTASIA
Notas: 9,9; 10; 9,9 e 10
Classificação: 4º lugar com 59,9 pontos

3º quesito – ALEGORIAS E ADEREÇOS
Notas: 10; 10; 9,8 e 10
Classificação: 3º lugar com 89,9 pontos

4º quesito – MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
Notas: 9,8; 9,9; 9,7 e 10
Classificação: 4º lugar com 119,6 pontos

5º quesito – COMISSÃO DE FRENTE
Notas: 10; 10; 10 e 10
Classificação: 3º lugar com 149,6 pontos

6º quesito – SAMBA-ENREDO
Notas: 9,7; 9,9; 9,9 e 9,8
Classificação: 5º lugar com 179,2 pontos

7º quesito – BATERIA
Notas: 10; 10; 10 e 10
Classificação: 4º lugar com 209,2 pontos

8º quesito – ENREDO
Notas: 10; 9,9; 9,9 e 10
Classificação: 4º lugar com 239,1 pontos

9º quesito – EVOLUÇÃO
Notas: 10; 9,8; 10 e 9,9
Classificação: 4º lugar com 269 pontos

Classificação final das Escolas de Samba – Carnaval 2015
1º lugar – Beija Flor, a Campeã;
2º lugar – Salgueiro;
3º lugar – Grande Rio;
4º lugar – Unidos da Tijuca.
A pontuação da Unidos da Tijuca deu um 4º lugar na classificação geral, mas a Comissão de Frente e a Bateria são nota 10. Na torcida pelo próximo ano! Que venha 2016!

17/02/2015

Escola de Samba Campeã 2015 do Carnaval de São Paulo

A cantora Maria Rita, filha de Elis Regina, canta chamando o público no desfile da Vai-Vai, que homenageia sua mãe (Foto: Flavio Moraes/G1)
A Escola de Samba Vai-Vai levou o título de Campeã 2015 do Carnaval de São Paulo. A mesma fez uma homenagem a Cantora Elis Regina que se fosse viva teria 70 anos. Os filhos da cantora participaram do desfile prestigiando a escola. A cantora Maria Rita (filha de Elis) participou da abertura do desfile da escola de samba. A conquista veio com o quesito evolução e a vitória de virada neste último quesito.

Confira o samba enredo da Campeã Vai-Vai:

Samba-enredo 2015

Compositor: Zeca do Cavaco, Zé Carlinhos e Ronaldinho FDQ

Reluziu, seu canto ecoou no meu Brasil
Cantora igual jamais se ouviu
Saracura a cantar, bem mais feliz
Simplesmente Elis

Carnaval a Bela Vista está em festa
Qua qua ra qua qua
Vem viajar, a hora é esta
Mergulhando na emoção
Encontrei inspiração
Divina voz, salve a rainha
Fiz Louvação em aquarela
Na passarela hoje tem arrastão

Upa neguinho na estrada é demais
Vou a romaria como nossos pais
De um falso brilhante eu fiz fantasia
Maria Maria

Águas de março a rolar
Trem azul vai passar, um sonho mais lindo
Na batucada da vida, um samba no Bexiga
Vai amanhecer
A cantar a dor o amor o bêbado e a equilibrista
A voz do povo diz que o show de todo artista
Tem que continuar
Glória fino da bossa com Jair só alegria
Hoje retrato em preto e branco na folia
A grande estrela deste meu país