Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/06/2015

Moringa Oleífera - a árvore dos milagres e da sustentabilidade!

Árvore da Moringa Oleífera
Esta postagem foi elaborada com base nas informações coletadas no Facebook do
Palestrante e Consultor – Wilker Halan Araujo Matos que vem trabalhando com pesquisa e projetos relacionados a árvore da Moringa Oleífera dentro do contexto da sustentabilidade.
Já existe um projeto voltado para atender comunidades no cultivo da moringa. Uma ação voltada para atender agricultores, famílias caririenses e interessados no cultivo desta planta. Este Projeto que acontece com a parceria da W Consultoria, da Cáritas Diocesana de Crato e da QHP.
300 benefícios do chá de moringa
Segundo pesquisas, suas propriedades envolvem muitos benefícios para a saúde, tais como:
Promove a melhoria da pressão arterial e da glicose;
Reduz o colesterol, melhoria nas dores das articulações, combate à asma, combate à anemia, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos;
Estimula o crescimento dos fios de cabelo;
Proporciona energia, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem;
Embeleza e regenera a pele;
Combate tumores e no tratamento de úlceras;
Promove melhores noites de sono;
Também age como desintoxicante do organismo e combate o envelhecimento. Entre seus benefícios podemos encontrar ainda sua ação anti-inflamatória, digestiva, dentre outros.
A planta conhecida como árvore milagrosa, pode ter todas as suas partes aproveitadas, pois todas contêm propriedades medicinais.
São elas: as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas.
Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como o ferro, o cálcio, o sódio, o fósforo, o magnésio e o potássio.
Essa planta fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras.
secagem das folhas da moringa
Quanto aos benefícios do chá da Moringa, esses vão muito mais além! Envolve mais de 90 nutrientes já conhecidos, sendo sua inserção na alimentação essencial para uma saúde equilibrada e qualidade de vida.
O Palestrante e Consultor – Wilker Halan – ao fazer referência a Moringa Oleífera destaca que é “simplesmente um "milagre da natureza, o supervegetal, mãe de todas as plantas com 300 utilidades medicinais e 700 nas demais. Dela tudo se aproveita!”, afirma.
Em seu Facebook o mesmo informa e comunica aos amigos e clientes sobre a participação da W Consultoria Agrícola na EXPOCRATO 2015 juntamente com os parceiros. O evento acontecerá de 12 a 19 de julho de 2015 no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante em Crato-CE. Na oportunidade será apresentado projetos para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar caririense. 

IMAGENS - Facebook de Wilker Halan Araujo Matos

Os Cabras de Lampião

Grupo de Xaxado de Serra Talhada PE

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é um grupo musical e de dança de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. É um dos maiores divulgadores da dança xaxado e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão.
É uma trupe de artistas sertanejos - exatamente da cidade que nasceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião - que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o espectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.
Com músicas ao vivo - acordeão, triângulo e zabumba - e um repertório do cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza.
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião se apresenta em quadras, clubes, praças, palcos, tablados, teatros, etc. Em festas de emancipação, convenções, festivais, eventos culturais e festas tradicionais.

Presidente da Nigéria aprova lei que proíbe a mutilação genital feminina

Escrito por Patricia Sales

Em sua última semana na presidência da Nigéria, Goodluck Jonathan assinou uma lei que criminaliza a mutilação genital feminina.
De acordo com o All Africa, a lei traz esperança de que os nigerianos “comecem a aceitar que práticas culturais e religiosas também devem se sujeitar aos direitos humanos”.
A medida já havia sido aprovada pelo senado do país em maio. Além da mutilação genital, a lei também proíbe o abandono de dependentes – mulher, filhos e outros – sem condições de sustento.
Estima-se que cerca de 25% das mulheres entre 15 e 49 anos tenham sido submetidas à prática no país. No entanto, por se tratar do país mais populoso do continente, os números absolutos da Nigéria estão entre os mais altos do planeta.
De acordo com o International Business Times, especialistas afirmam que a lei pode impactar a criação de outros dispositivos legais em outras 26 nações africanas, onde a prática ainda ocorre.
Ainda segundo analistas ouvidos pelo IBT, a aprovação da lei nos últimos dias de mandato de Jonathan não é uma coincidência: enquanto ele não vai precisar encarar seu eleitorado, pois deixa o poder nesta sexta-feira (29), Muhammadu Buhari, que assume a presidência após uma eleição histórica, já pega o assunto, que envolve delicadas questões religiosas e culturais, “encaminhado”.
Segundo o Guardian, há 13 anos ativistas e grupos de defesa dos direitos humanos pressionavam o governo para que aprovasse uma lei que proíba a prática.
Cabe agora, ao país, conciliar a lei com práticas que façam com que os casos de mutilação genital sejam, de fato, reduzidos. “O fim da violência contra mulheres e meninas demanda investimentos, não apenas leis escritas em livros”, escreveu Stella Mukasa no jornal britânico.
Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma violação dos direitos humanos, esta prática consiste em remover – parcial ou totalmente – os genitais femininos, com a intenção de impedir que a mulher sinta prazer sexual. Não há nenhuma justificativa médica para esse tipo de intervenção, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
De acordo com dados divulgados pela Unicef em fevereiro, há cerca de 130 milhões de mulheres e meninas vítimas da prática vivas atualmente.
Geralmente a operação é feita de forma rudimentar, sem anestesia e em condições de higiene “catastróficas”, de acordo com a Desert Flower Foundation. Facas, tesouras, lâminas e até cacos de vidro podem ser usados nos procedimentos, geralmente feitos até os 15 anos da vítima.
Dados da Unicef mostram que a prática se alastra principalmente na Somália e na Guiné, onde 98% e 97% da população feminina foi mutilada, respectivamente. Caso a prática não seja inibida, 30 milhões de mulheres podem sofrer mutilação genital na próxima década.
A Unicef, no entanto, afirma que a situação está melhorando, ainda que em um ritmo muito abaixo do ideal. A chance de uma menina ser cortada hoje em dia é um terço menor do que era há 30 anos.
A OMS afirma que a mutilação causa sérios riscos como hemorragia, tétano, infertilidade e a necessidade de outras cirurgias para reparar o estrago.

Fonte: Brasil Post

Patricia Sales - Fotógrafa, Redatora e Social Media

27/06/2015

Poesia de Cristiane Santana

Sobre hoje... Frio lá fora quente aqui dentro do meu peito
Chuva insiste a cair La fora e aqui dentro águas correm
E tropeçam nas lembranças de quem se foi
Quem se foi? a velha de mim saiu e partiu
Acabei de chegar no novo de mim
Nem bem nasci e já querem me matar sufocada
Na moralidade descabivel de uma desigualdade descarada
Homem e Mulher
Pobre de animus
Pobre logos
Esta pobreza admissível se instala sem pudor da dor que causa
E já não basta ser pobre tem que furtar a existência alheia
Socorro grite, mas alto se preciso for
Não deixe não se deixe não se abandone
Segure-se em sua descoberta de sim mesma, pois de ti será cheia
No vazio da noite, entre idas e vindas é de você que será rica.
Exista aqui exista agora
Persista
Insista

Cristiane Santana

26/06/2015

Vidas passadas

Há uma crença de que a nossa alma tem sofrido reencarnação em vidas passadas. Nascido em diferentes séculos e corpos e que representa a mesma quantidade de energia, nosso espírito ou alma espiritual.
Ao longo da história, há muitos casos que têm a migração de almas, reencarnação, a divisão do corpo, etc, resumidos em experiências relatadas por pessoas que sofreram casos estranhos e incomuns. É tão difícil de acreditar que a mente pode viajar através do espaço sem ser acompanhado pelo corpo.
O que são vidas passadas? O conceito de vida passada vem da crença de que a alma, espírito ou mente, é capaz de viajar de corpo a corpo, uma vez que é separada de seu corpo e embarca em uma viagem espiritual, para alcançar a reencarnar em outro corpo físico.
Quem eu era na minha vida passada? Não existe com certeza uma fórmula ou uma teoria que mostra 100% a existência dessa ideia, mas para dizer que existem inúmeros casos e experiências para pessoas ao redor do mundo que falam destes fenômenos paranormais que seriam difíceis de provar que não existem, pois caso contrário ... como é que tantas pessoas sofreram experiências ou casos semelhantes, sem saber nada, e para descrever suas experiências de forma semelhante?
Existe a teoria da reencarnação, em que se afirma que a alma viaja por vários órgãos ao longo de sua existência migrando de corpo a corpo, enquanto vai purificar e adquirir conhecimento antigo para fazer o seu caminho para outra dimensão.
Esta teoria pode ser comprovada pelos fatos de que algumas pessoas nascem com certas habilidades sobre-humanas ou habilidades sobrenaturais em esportes ou campo científico ignorando o caminho atual da física moderna. Assim, parece que essas pessoas com tais habilidades atípicas de nascimento, poderia ser derivado de outras vidas passadas. Estas seriam um tipo de pessoa com qualidades semelhantes aos estudos atuais da vida presente.
Como provar que tive vidas passadas? Se olharmos ao redor e aplicar a lógica pessoal, podemos descobrir grande evidência que temos algum tipo de relacionamento com nossos ancestrais. É muito simples, basta analisar nossos gostos pessoais ou hobbies e como nos diferenciamos dos outros.
Como por exemplo, uma pessoa que gosta muito de plantas, ou tem um grande talento para falar em público, como podemos supor que em qualquer de nossas vidas, a nossa alma estava habitando o corpo de uma pessoa que estudou botânica ou ciências naturais, ou um político ou uma pessoa de habilidades sociais essenciais, no caso da pessoa com habilidades em falar em público.
Além disso, há evidências nas memórias da nossa mente ou da alma, chamada de "déjà vus".
A "deja vu" é um fenômeno paranormal em que nossos sentidos têm a sensação de ter vivido ou experimentado uma ação ou experiência passada da mesma forma no presente.
Essa ideia de reviver experiências passadas é muito presente em cada um de nós, e há estudos que afirmam que pelo menos 65% da população atual em algum momento de nossas vidas viveram dejavús. Além de inúmeras histórias em livros de filosofia e medicina antiga de nossos antepassados ​​mais antigos.
É fácil sentir afinidade ou empatia por certas pessoas, etnia, cultura ou raça, a fim de esclarecer que tipo de pessoas viviam perto de nós quando a alma estava em um corpo anterior. É muito típico estar assistindo a um documentário de uma determinada paisagem ou natureza ou lugar que nunca visitou, e nos sentimos em casa e apreciá-la.
Também pode acontecer de olhar um animal ou grupo de animais, e sentir uma atração especial a esta classe de animais, é que os animais são corpos perfeitos para habitar, nomeado como uma reencarnação animal.
Há outras teorias mais difíceis de entender derivadas dos grandes gênios da física para explicar certos acontecimentos paranormais do cosmos e física, como "mundos paralelos" ou "multiverso", que explica a existência de vários universos paralelos com padrões semelhantes onde resido nosso interior.
Para entender essas teorias complexas, é necessário possuir um grande conhecimento de matemática e física para deduzir certos algoritmos que poderiam provar os fatos desta teoria sobre "mundos alternativos".
As pessoas precisam ter fé na religião ou vida após a morte para se sentirem superprotegida, sempre falando sobre hipóteses com casos paranormais que não são demonstráveis ​​pela física atual. Falando sobre hipóteses não comprovadas sobre o desconhecido, é algo que é tratado com um certo temor e às vezes não é bem visto pela falta de compreensão de que acompanhar essas ideias ou fenómenos estranhos.
Muitos seres humanos precisam entender todas as perguntas sobre a existência humana: de onde viemos? Quem estava na minha vida passada? O que há depois da morte? O que acontece com a alma quando morremos? ... É por isso que esses problemas causam grandes debates difícil de resolver. Você poderia ser um nativo de uma tribo indígena ou uma princesa da Idade Média, mas temos certeza, é que a sua alma atual não é o primeiro corpo que ocupa.

Teste Interativo de Vidas Passadas do Somos Todos UM

25/06/2015

Filme - Kiriku, os Homens e as Mulheres

A lenda do bebê guerreiro que salvou a sua aldeia

Lançamento
2 de julho de 2015 (1h28min) 
Dirigido por
Com
Gênero
Nacionalidade

Sinopse e detalhes

Livre

O Homem Sábio da Montanha Proibida conta histórias do heróico Kirikou, que desde a infância, sempre esbanjando coragem, inteligência e agilidade, ajudou os habitantes de sua aldeia. Kirikou era capaz de solucionar qualquer tipo de problema, até mesmo questões envolvendo forças ocultas.

No seu terceiro filme da trilogia, Kirikou é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo. Contado pelo seu do avô, o Homem Sábio que vive na Montanha Proibida, o filme entrelaça uma coleção de fábulas misturando narrativa tradicional e mitologia com pedaços de humor e sagacidade.
São 88 minutos de lindas imagens que mostram o melhor do continente africano, em cenas com muita música e dança.
Kiriku, os homens e as mulheres foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Animação – César 2013, tendo sido bastante elogiado pelas revistas The Holywood Reporter e Positif.
O filme foi lançado originalmente em 2012 e tem distribuição da Imovision, a mesma empresa que lançou O Gato do Rabino no Brasil. Este é a terceira película da série Kirikou. As anteriores foram Kiriku e a Feiticeira (1998) e Kirikou 2: Os Animais Silvestres (2005).
Kiriku, os homens e as mulheres estreia em julho de 2015 no país. A seguir, veja o trailer do desenho, em português.

23/06/2015

E Viva São João!!!

Essa é a nossa tradicional festa de São João que vai desde a fé, as simpatias, as comidas típicas, bebidas e um forrozinho pé de serra.
Das roupas coloridas e o encanto das quadrilhas juninas!!! São João é assim um pouco das nossas festas, da nossa tradição e da nossa cultura!!!

“O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de Junho.
São João é conhecido como o "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. 
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros”.

“Um dos grandes símbolos das festas juninas é a fogueira de São João. Segundo a tradição católica, ela surgiu na noite do nascimento do santo, quando sua mãe, Isabel, teria mandado acender uma fogueira nas montanhas da Judeia para anunciar a chegada do filho ao mundo. Outros vão dizer que o costume foi introduzido pelos primeiros cristãos, que acendiam fogueiras na festa de São João para lembrar que foi ele quem anunciou a vinda de Cristo, o símbolo da luz divina. Reza a tradição que a fogueira de São João deve ter a forma de uma pirâmide com a base arredondada.
Os versos da música O balão vai subindo, de domínio público, registram a sobrevivência desse costume nas festas juninas brasileiras: “São João, São João, acende a fogueira no meu coração”. A canção faz referência também à prática de soltar balões para sinalizar o início das festas, hoje proibida devido aos riscos de incêndio. Outra tradição associada às chamas é soltar pequenos explosivos e fogos de artifício para acordar o santo dorminhoco, como cartucho, treme-terra, rojão, buscapé, espadas de fogo, chilene, cordão, cabeção de negro, traque e cobrinha.
Os padres jesuítas trouxeram a tradição de São João para o Nordeste brasileiro, e os índios, que já adoravam dançar ao pé do fogo, aprovaram. As brasas da fogueira são um exemplo dessas tradições: assim que se apagam, devem ser guardadas. Conservam, desse modo, um poder de talismã que garante uma vida longa a quem segue o ritual. Talvez por isso algumas superstições dizem que faz mal brincar com fogo, urinar ou cuspir nas brasas ou arrumar a fogueira com os pés”.

Pesquisa em História Viva por Nadja Carvalho.

21/06/2015

A nossa Siri Ará é premiada no XV Festival Junino de Altaneira

Ontem (20) a Quadrilha Junina Siri Ará se apresentou no XV Festival Junino de Altaneira e já teve premiação:
Em 1º lugar a Quadrilha Asa Branca, em 2º lugar a Junina Siri Ará e em 3º lugar a Patativa do Assaré.
A premiação recebida pela Siri Ará foi de R$ 2.500,00. Nossos jovens brincantes deram lugar a muita alegria e empolgação. Uma Quadrilha de iniciantes, mas com muita garra, força de vontade e determinação leva o nome de nossa cidade – Nova Olinda – aos festivais juninos. É a nossa cultura sendo representada por um grupo de jovens que mantém acesa às nossas tradições. 
A mesma está sob a coordenação de Elison Laurentino, o apoio do Prefeito Ronaldo Sampaio e da Secretária de Cultura Tereza Hercilia. Os mesmos marcaram presença no festival junino de Altaneira para prestigiar às apresentações das Quadrilhas Juninas.
Nossos parabéns a esse grupo que leva o nome de nosso munícipio aos festivais juninos 2015.
Na agenda de apresentações hoje (21) a Junina Siri Ará se apresentará em Araripina e amanhã (22) em Crato.
Em seu Facebook, Elison Laurentino frisou ao fazer referência ao troféu conquistado no XV Festival Junino de Altaneira que “será o primeiro de muitos que ainda virão, se Deus quiser”.
Todos os novolindenses na torcida!!!
FOTOGRAFIA – João Alves, o Garoto Beleza de Altaneira.

17/06/2015

Atingimos a marca de 500 Seguidores!!!

Wags - virtual pet do Blog
Hoje (17), tive a grande felicidade de ver que meu Blog – o Reflexões de Lucélia Muniz, atingiu a marca de 500 seguidores.
Entendo como seguidores as pessoas que se identificam com o material postado nesta página. São leitores e as pessoas pelas quais me sinto motivada a manter diariamente as atualizações com os posts.
Agradeço imensamente a cada um que passa por aqui para ler as postagens e também deixar seu comentário.
Um grande abraço!!!

16/06/2015

Projeto mostra como as mulheres se relacionam com véus islâmicos

A relação entre liberdade, beleza e véus islâmicos. É disso que se trata a série "Rostos da Liberdade", da fotógrafa Alexandra Kremer-Khomassouridze, do Azerbaijão, país localizado na Ásia.
A série retrata 50 mulheres de países, históricos e profissões diferentes, explorando suas percepções de identidade em relação ao uso de hijabs, véus geralmente usados por mulheres muçulmanas. As imagens fazem parte de uma exposição que acontece em Londres, no Reino Unido, desde o mês de fevereiro/2015.
Cada mulher retratada aparece nas fotos com e sem hijab. "Essa exposição é o meu jeito de interpretar e explorar essas diferenças - a de usar um hijab e a liberdade de não usar--", explicou a fotógrafa em entrevista ao BBC. "Algumas de minhas modelos choraram e disseram que nunca mais usariam o véu. Outras falaram o oposto, que sempre usariam o véu".
A fotógrafa, que atualmente mora na França, conta que o projeto surgiu quando ela voltou a cidade de Baku, no Azerbaijão, em 2011. "Quando deixei o Azerbaijão, há 22 anos, o hijab estava em declínio, principalmente entre as mulheres mais jovens. Elas preferiam usar jeans e minissaias como um sinal de que estavam adotando uma nova ideologia de multiculturalismo", diz a artista.
"Quando voltei, duas décadas depois, me surpreendi em ver jovens do país optando por usar o véu. Senti como se estivesse descobrindo uma nova Baku, cheia de contrastes interessantes onde a liberdade pode parecer diferente para pessoas diferentes", concluiu Alexandra.

14/06/2015

Arraiá da EEEP Wellington Belém de Figueiredo recebeu a QUADRILHA JUNINA SIRI ARÁ

Ontem (13) durante a realização do “Arraiá do Cumpade Wellington”, realizado na EEEP Wellington Belém de Figueiredo podemos dentre as apresentações da noite assistir a Quadrilha Junina de Nova Olinda – Siri Ará.
Em sua primeira apresentação a Quadrilha Junina que irá representar nosso município nos alegrou pela presença ao prestigiar nosso Arraiá. 
Em se falando de uma apresentação que leva o nome da nossa cultura dada pelas realizações dos festejos juninos, contamos também com a presença de Elison Laurentino, organizador da Quadrilha e, um ícone de nosso município nos festivais juninos. Foi possível notar o olhar curioso dos que assistiram a apresentação, não foi difícil ver gente fazendo foto ou filmando... nos contagiou. 
Via Facebook, o organizador e responsável pela Quadrilha, Elison Laurentino, ressalta que “é hora de pôr o joelho no chão, é hora de rezar pedindo a Deus, a Santo Antonio e a São João para que eles nos concedam um São João com muita humildade e DETERMINAÇÃO”.
O mesmo ainda utilizou a referida rede social para fazer os agradecimentos aos também responsáveis pela concretização deste trabalho.
Aproveitou para agradecer aos idealizadores e colaboradores, dizendo que agradece ao Prefeito Ronaldo Sampaio pelo apoio dado a “Junina Siri Ará”, o novo grupo junino que vai levar o nome de Nova Olinda no Estado do Ceará. Ainda agradece a Secretária de Cultura Tereza Hercilia que não tem medido esforços quando procura apoio moral, financeiro e que está lutando junto com os mesmos para que Nova Olinda seja bem representada nos festivais juninos de 2015. Agradece também a todos que estão contribuindo, torcendo para que o trabalho seja realizado com êxito.  

Cozinha sob pressão

Estes dias minha irmã mais nova perguntou se eu já tinha assistido ao Programa da Rede SBT de Televisão – “Cozinha sob Pressão”. Respondi que não, mas fiquei curiosa para saber porque ela achou interessante e disse também que tinha dado boas risadas ao lembrar de mim. Pois bem, resolvi assistir ao programa para entender o interesse de minha irmã.
Sobre o programa:
“O Cozinha Sob Pressão é a versão brasileira do sucesso internacional Hell’s Kitchen. No programa, 16 profissionais têm de dar duro e encarar a personalidade forte do chef Carlos Bertolazzi, que não poupa críticas. (...) Os grupos também têm de servir o restaurante do Cozinha Sob Pressão. Em todo programa, os participantes executam um jantar especial para 40 pessoas e lidam com a tensão porque o chef não aceita nada menos que um trabalho de excelência. Nesse desafio, os concorrentes não podem vacilar.”
Qual a relação que minha irmã encontrou entre este programa e a nossa vida familiar, onde somos os personagens da história?
Vamos primeiro recapitular algumas informações. Passamos a nossa infância no sítio e geralmente as tarefas eram dividas da seguinte maneira: as tarefas domésticas são destinadas às mulheres (cozinha e limpeza) e os homens vão para a roça.
Nossa irmã mais velha cumpriu muito bem essa tarefa já que na sequência temos três irmãos que se dedicaram as tarefas da roça. Mais uma irmã, a quinta de uma família de sete irmãos, também cumpriu essa tarefa muito bem.
Sobrando eu e minha irmã mais nova e todos os demais já em suas tarefas definidas, fomos destinadas a cuidar dos afazeres da roça e não das tarefas domésticas. Quando mamãe ficou doente e meus irmãos já trabalhavam e estavam na faculdade fomos destinadas a assumir as tarefas domésticas e papai era um homem bastante exigente, destes que tem até o local onde sentar à mesa.
Foi um verdadeiro desastre! Limpar uma casa até que vai, mas entrar numa cozinha sem saber o que fazer é um tormento. Foi complicado, hoje a gente consegue rir disso tudo, mas foi cruel!
Até para fritar um ovo eu começava a chorar, era óleo para tudo que era de lado, sujava tudo. O arroz parecia papa de tão mole ou ficava cru. A primeira galinha que fui preparar abrir cortando pelo peito, estraçalhei tudo... Nós começávamos a rezar para que tudo desse certo. E ainda tinha que ter a aprovação de papai, se não...
Com o tempo conseguimos aprimorar, o que vou chamar de técnica de cozinhar, eu me especializei na cozinha e minha irmã mais nova na limpeza da casa. Hoje, em decorrência da correria do dia a dia a gente acaba comprando comida pronta, mas tem algumas receitas que vez por outra acabo fazendo! E, minha irmã mais nova que se especializou na limpeza até hoje tá vendo se consegue fazer uma boa refeição!
Vou terminar essa postagem falando da história do baião-de-dois. O baião-de-dois é um prato tipicamente nordestino feito basicamente com feijão e arroz, aí ao gosto de cada um é acrescentando temperos e outros complementos. Certo dia minha irmã mais velha foi preparar o jantar e ao invés de colocar sal acabou colocando açúcar. Quando papai foi provar chamou mamãe e disse: - Constância querem me envenenar!!! Rsrsrsrsrs
Moral da história. Todos tivemos que provar do baião-de-dois envenenado com açúcar!!! Este foi o episódio da nossa Cozinha sob Pressão!!!

12/06/2015

Falando de Amor

A Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem ao tempo e ao depois. A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. É o mais independente também. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi. Ter afinidade é muito raro. Mas, quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras. É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.
(...)
É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades. Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida. Para que a maturação comum pudesse se dar. E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

Artur da Távola

Um Feliz Dia dos Namorados!!!

10/06/2015

Confira o II E-book do Projeto Recortes da Literatura Nordestina da EEEP Wellington Belém de Figueiredo

http://issuu.com/epnovaolinda/docs/ii_ebook_escola/1
Clique na imagem acima!!!
Uma boa Leitura!!!

09/06/2015

Sinalização do percurso do Sítio Patos que leva a Agrofloresta

Através de mais uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda/Prefeitura Municipal hoje podemos contar com a sinalização do percurso que leva a um dos atrativos turísticos de nosso município. 
O percurso está sinalizado numa distância de 4 Km a contar da rua ao lado do prédio da Coletoria rumo ao Sítio Patos onde está localizada a Agrofloresta de Seu Zé Artur.
A sinalização foi feita com placas com design em formato de folha em madeira mostrando as distâncias de 4Km; 2,9Km; 2,1Km; 1,1Km; 900m, 500m e uma placa de boas-vindas, perfazendo um total de 07 placas ao longo do percurso. 
A mesma sinalização foi feita no sentido Sítio Patos-Nova Olinda orientando o turista também ao fazer o retorno após a visita.
Sobre a Agrofloresta
Seu Zé Artur relata, que a diversidade e a prática do manejo permitem ter produtos variados na sua propriedade no decorrer do ano. Ao cortar a vegetação, deixa sobre o solo para que sirva de adubo, preservando o meio ambiente.