Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

31/07/2015

Visita a Jamaica Brasileira – O Maranhão!

Capital brasileira do Reggae ou terra do bumba meu boi – este é o Maranhão
No período de 22 a 27 de julho tive a oportunidade de conhecer São Luís - MA e Barreirinhas também no Maranhão.
O Maranhão fica mais pra região Norte do que para a região Nordeste e São Luís é uma ilha. É a localidade que tem o maior litoral do Nordeste sendo da sua colonização fundada pelos franceses, depois invadida pelos holandeses e por fim colonizada pelos portugueses. Aqui deu para perceber logo de cara que o processo de escravização dos negros foi bem latente.
Voltando a viagem! Fiquei hospedada no Calhau Praia Hotel e logo em frente fica a Praia do Calhau. Teria sido numa colônia de pescadores cearenses que a renda de bico chegou ao Maranhão.
Quando fui no período da noite no Centro Histórico de São Luís pude assistir ao Show da Banda Filhos de Jah.
“O reggae, nascido da confluência de ritmos africanos e caribenhos, ressoa entre a população negra da periferia de São Luís e cria laços de identidade entre essa população, ao aproximar-se ritmicamente de outras manifestações maranhenses, como o tambor de criola, o bumba meu boi, a dança do lelê e outras que se somam e fazem de São Luís a Capital Brasileira do Reggae.”
Curiosidade: Enquanto no Ceará a gente dança reggae solto dando os nossos pulinhos, no Maranhão o pessoal dança agarradinho, bem agarradinho mesmo, de forma bem sensual.
Acabei comprando uma boina rastafári de tricô nas cores da Jamaica e fiquei feliz quando uma senhora disse que agora eu estaria parecendo uma maranhense mesmo!
Durante esse percurso no Centro Histórico também comprei uma garrafa de tiquira. “Tiquira é uma bebida artesanal, oriunda da mandioca, típica de cidades do interior do Maranhão, de forte teor alcoólico e, geralmente, de cor azulada. Não é produzida industrialmente, sendo encontrada, comumente, nos mercados de produtos regionais.”
FOTO - Gilson Teixeira

E acabei me deparando com uma repórter e um fotógrafo de um jornal local. Dei uma pequena entrevista e posei para fotos. Os mesmos escreveram uma matéria intitulada “Patrimônio Histórico é o principal atrativo para turistas que visitam São Luís”. Trata-se da repórter Sandra Viana e do fotógrafo Gilson Teixeira do Jornal O Imparcial.

 

Confira a matéria clicando AQUI.

 

Essa é a primeira parte da viagem que estou compartilhando com vocês! Depois contarei mais algumas histórias bem interessantes! Espero que tenham gostado! Um abraço! 

28/07/2015

INSCRIÇÕES ABERTAS! CURSO DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Local: Secretaria de Cultura e Turismo - Rua Manoel Ferreira Lima S/N
Nova Olinda/CE
Período: 10 à 13 de Agosto/2015
Horário: das 18:00 às 22:00 horas

Não perca essa oportunidade! Vagas limitadas!

27/07/2015

Começa Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

“Ajude a combater esse crime. Liberdade não se compra. Dignidade não se vende.”

Hoje (27) começa a mobilização contra o Tráfico de Pessoas. Será uma semana dedicada a esta ação que acontece em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil.
A Campanha que vai do dia 27 ao dia 31 de Julho chama-se Coração Azul e foi lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC-ONU). Trata-se de uma ofensiva global contra esse crime, que estima-se vitimar em todo mundo 2,5 milhões de pessoas, traficadas e submetidas a trabalho forçado ou exploração sexual.
Durante a semana de mobilização, entidades, governos, empresas, cidadãs e cidadãos são estimulados a iluminar prédios de azul; promover seminários, debates, rodas de conversas e blitz educativas, distribuir materiais e criar ações próprias que ajudem a alertar a população sobre o tráfico humano e agregar adesões à rede de proteção e de denúncias. O tema da campanha deste ano é “Ajude a combater esse crime. Liberdade não se compra. Dignidade não se vende.”

O que é a campanha Coração Azul?


Uma iniciativa de conscientização para lutar contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade.

A campanha Coração Azul busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas.

A campanha permite que todas as pessoas demonstrem sua solidariedade com as vítimas do tráfico de pessoas, usando o Coração Azul.

E o Coração Azul?

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

18/07/2015

Leitura das Férias

Então, durante este período das férias fiz a leitura de 02 e-books: o primeiro tem como título “Gerações Y e Z: Juventude Digital” e o segundo foi “27 dicas matadoras para turbinar sua produtividade”.
O Gerações Y e Z é resultado de uma pesquisa feita pelo IBOPE Mídia e mostra o perfil destas duas gerações observadas sobre diversos aspectos. Postei uma matéria no Blog da Click Informática com alguns aspectos que considerei relevantes. Confira a postagem clicando AQUI.
Já o e-book “27 dicas matadoras para turbinar a produtividade” é um livro para colocar cada dica realmente em prática. Morri de ri, foi um “tapa na cara”... rsrsrsrsrsrs... por isso vou ler e reler novamente. Quero aderir às dicas citadas neste e-book! Algumas destas dicas são voltadas para aspectos, como por exemplo: eliminar todas as distrações; tarefas prioritárias primeiro; período mais produtivo; auto reflexão do tempo; compartilhar objetivos; aprender a dizer “Não!”;  e, sniper da produtividade, dentre outros. Ficou com vontade de ler? Eu indico!
Entre no Blog Produtividade Turbo e baixe o e-book para leitura. É gratuito!

Bom finalzinho de férias para todos!!!! Um abraço!!!

17/07/2015

Os incríveis GIFs criados por um Artista cego

Animation by DarkAngelØne, photo by Adam Martinakis
O artista George Redhawk reuniu em uma série esses estonteantes GIFs que vão hipnotizar você em pleno horário de trabalho.
George Redhawk
O mais impressionante das obras é saber que essa combinação de tirar o fôlego nasceu mesmo com a desabilidade de George enxergar.
Com o uso de programas visuais auxiliares de computador para deficientes visuais, George começou a explorar a arte de manipulação fotográfica com o desejo de mostrar para o mundo como era ter a visão danificada.
Artista cego (sim, você leu certo) George Redhawk literalmente vê as coisas de forma diferente de nós. De acordo com sua biografia, "Com o uso de auxiliares visuais e programas de computador como assessor de deficiência visual, ele começou a explorar o reino da manipulação da foto com um desejo de mostrar ao mundo como ele vê-lo de sua visão danificada.
Ele chama-se DarkAngelØne e sua missão é intrigantemente clara.
"Minha arte é feita com a idéia de perturbar e desafiar os sentidos visuais." DarkAngelØne
Missão cumprida! Ele toma impressionantes imagens estáticas (feitas por outros artistas) e acrescenta hipnótico em loop de animação que as leva a um nível totalmente diferente.
Pesquisa no Blog Pimenta 

Veja algumas obras abaixo. Para conhecer mais do artista, clique AQUI.
Animation by DarkAngelØne, photo by Antonio Mora
Animation by DarkAngelØne, photo by Mily Serebrenik

16/07/2015

Concurso de Fotografia Profissional da PhotoWeek

Olá meus amigos!

Gostaria de anunciar minha participação no Concurso de Fotografia Profissional da PhotoWeek ;)
Peço a colaboração de vocês votando na fotografia que está em competição.
Basta acessar AQUI.
Você encontrará a minha foto com este título:
124 - Amor!!! Eterno Amor!!! - Lucélia Muniz França

Desde já agradeço a colaboração de todos!!! Um abraço!!!

15/07/2015

Artesanato em Pedra Cariri de Nova Olinda-CE

A Pedra Cariri é um dos principais recursos naturais de nosso município e também fonte de renda para muitas famílias que aqui residem.
A pedra cariri como foi denominada trata-se do calcário que dá forma a muitos trabalhos desenvolvidos aqui em Nova Olinda – desde peças que compõe a arquitetura de casas ao artesanato. Há casas inteiras construídas com estas pedras, que movem boa parte da economia do Cariri Oeste, especialmente as cidades de Santana do Cariri e Nova Olinda.
Depois de polida, esta pedra, dá forma a muitas peças artesanais interessantes.
Hoje quero apresentar o Artesanato em Pedra Cariri que fica localizado à Avenida Perimetral Sul, 57 aqui em Nova Olinda-CE.
Este empreendimento tem a organização de José Felipe e Graça de Souza.

Conheça algumas dentre as várias peças que compõem o Artesanato em Pedra Cariri!
Sagrada Família
Garrafas revestidas com areia colorida
Mafalda - Placa de pedra cariri tamanho 20x30 cm
Troféus 
Bandejas  
Peixes
Retrato

Mais informações no Blog do Artesanato em Pedra Cariri:

14/07/2015

Resultado geral do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas do Ceará(FEQUAJUCE)!

Clique sobre a imagem e confira o resultado!!! Página 1/4
Parabenizar todos os que fazem a nossa Junina Siri Ará!!!
Representando o nosso município – Nova Olinda – com muita determinação e animação!!!

12/07/2015

Malala faz 18 anos hoje

#‎booksnotbullets Malala faz 18 anos hoje. Não quer presentes ou mensagens. No lugar disso, propõe que no dia do seu aniversário cada um de nós publique uma foto com seu livro preferido e a hashtag #booksnotbullets para incentivar os líderes mundiais investirem em livros em vez de balas. Happy Birthday Malala! #‎stopwars #‎educacion #booksnotbullets #‎livrosnaobalas.

11/07/2015

Conheça a Modus Cariri – Coleção paisagens do interior

A primeira coleção vem inspirada nas paisagens do interior. Apresenta a simplicidade, o colorido, a riqueza e a alegria deste lugar. A linha é composta por camisetas masculinas e femininas com cores e estampas que traduzem características comuns do Sertão Nordestino. Pensada com muito carinho, a Modus Cariri deseja conquistar um lugar especial nos corações dos apreciadores da cultura e da arte brasileira.
A marca busca a essência de ser Cariri, nas cores cotidianas, nos fazeres e na sabedoria da população, em sua arquitetura, em sua natureza, em suas histórias e lendas. Com sua criação de peças exclusivas, não se resume em criar e produzir, mas em revigorar a cultura do Cariri em seus aspectos mais afetivos e míticos, suas festas, suas ruas, sua gente, sua arte: um conjunto inesgotável de valores intangíveis.

As camisetas da Modus Cariri trazem estampas inspiradas em:
Casinhas coloridas do sertão nordestino brasileiro; 
Na feira como um lugar cheio de sons, movimentado e colorido;
Nos candeeirinhos iluminados;
Na procissão;
Na casa de taipa - arquitetura feita em barro e madeira.
No Programa Encontro com Fátima Bernardes, Braulio Bessa estava usando uma das camisetas da coleção da Modus Cariri!
Agora a Modus Cariri também está disponível na Loja @sentimetro no Cariri Garden Shopping em Juazeiro do Norte.
Toda a linha está disponível no site www.moduscariri.com.br
Veja onde encontrar a Modus Cariri!
Na lojinha da Fundação Casa Grande, localizada no interior da casa, um espaço reservado para venda do artesanato confeccionado pelos pais e amigos dos meninos da Casa Grande em suas oficinas caseiras.

FONTE de texto e imagens – Modus Cariri no Facebook