Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

29/08/2015

Aluno Perfeito – Você quer tê-los na sua sala de aula?

Você tem o aluno perfeito na sua sala de aula? Saberia enumerar quais são as características que tornam um aluno perfeito?
Ter o aluno perfeito é o sonho de todo Professor. Ensinar é um trabalho difícil, porém a recompensa final é saber que você tem a oportunidade de impactar a vida de um jovem.  No entanto, nem todos os alunos são iguais, e isso é uma coisa boa. Afinal, se todos os alunos fossem iguais, ensinar seria uma tarefa chata. Alguns alunos, no entanto, são simplesmente mais difíceis do que outros e isso traz uma certa diversidade para a sala de aula.
 A maioria dos professores irá responder que eles não têm alunos favoritos, mas a verdade é que há alunos que possuem certas características que os tornam o aluno perfeito. É difícil não apreciar esses alunos, já que eles tornam o trabalho do professor uma tarefa muito mais fácil e prazerosa.
Aqui vão algumas características que tornam um aluno perfeito, e que irão ajudar-lhe a detectar e a emular estas características nos demais alunos.

O aluno perfeito: FAZ PERGUNTAS
Os professores querem que os alunos façam perguntas quando não compreendem um conceito que está sendo ensinado.  Quando as perguntas são feitas o professor sabe o que não foi compreendido. No entanto se as perguntas não forem feitas o professor assume que todos compreenderam aquele conceito. Os bons alunos não têm medo de fazer perguntas, afinal eles temem serem prejudicados nas notas por falta de compreensão do que foi ensinado. O aluno perfeito sempre está preocupado em ampliar os seus conhecimentos, em aprender mais, por esta razão as suas perguntas são sempre instigantes o que por vezes gera controvérsia e debate.  Outro dado marcante é que quando o aluno perfeito faz perguntas, é benéfico para a classe como um todo, já que outros alunos podem ter as mesmas dúvidas porém sentem-se envergonhados de se expressar e verbalizar as suas dúvidas.

O aluno perfeito:  É DEDICADO
O aluno perfeito não é necessariamente o aluno mais inteligente da classe.
Este é um fato crucial. Há uma abundância de alunos que são abençoados com uma inteligência natural, mas falta-lhes a autodisciplina para aprimorar a inteligência. Os professores admiram os alunos que optam por trabalhar duro, não importa o seu nível de inteligência. Os alunos que trabalham mais duro acabarão por serem os mais bem sucedidos na vida. Aprender a trabalhar duro desde o início vai valer a pena. Ser dedicado na escola significa simplesmente completar tarefas no tempo estipulado, colocando o seu esforço máximo em cada tarefa, pedir ajuda extra quando você precisar, dedicar o tempo necessário para estudar para as provas, bem como reconhecer os pontos fracos e procurar maneiras para melhorar em cima dessas fraquezas.

O aluno perfeito é PARTICIPATIVO
Estar envolvido em atividades extracurriculares faz com que os alunos a adquiriram confiança que contribuirá para o sucesso acadêmico. A maioria das escolas oferecem uma infinidade de atividades extracurriculares que os alunos podem participar. A maioria dos bons alunos sempre estão envolvidos em alguma atividade fora da sala de aula, tais como: grêmio estudantil, trabalho voluntário, esportes, realizam aulas de música, teatro, dança, etc. Estas atividades proporcionam valiosas oportunidades de aprendizagem que uma sala de aula tradicional simplesmente não pode oferecer. Essas atividades também proporcionam oportunidades para assumir papéis de liderança, favorecendo assim que as pessoas possam trabalhar juntas como uma equipe para realizar um objetivo comum.

O aluno perfeito é um LÍDER
Os professores adoram bons alunos, que são líderes naturais dentro de sua sala de aula.  Cada turma tem sua própria personalidade, e esta é única. Muitas vezes as turmas com bons líderes são as melhores turmas.
Da mesma forma, as classes que não têm liderança entre seus pares podem ser as mais difíceis de lidar. Habilidades de liderança são muitas vezes inatas. Há aqueles que têm e aqueles que não tem. Também é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo entre os seus pares. Ser confiável é um componente-chave de ser um líder. Se os seus colegas não confiam em você, então você nunca vai ser líder. Se você é um líder entre seus pares, você tem a responsabilidade final de dar o exemplo e o poder final para motivar os outros a serem bem sucedidos.

O aluno perfeito está sempre:  MOTIVADO
A motivação vem de muitos lugares. Os melhores alunos são os que estão motivados para serem bem sucedidos. Da mesma forma os alunos que não têm motivação são os que são mais difíceis de alcançar, estão sempre em apuros e, eventualmente, abandonam a escola. Os alunos que estão motivados para aprender são fáceis de ensinar. Eles querem estar na escola, eles querem aprender, e eles querem ter sucesso. Motivação significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Bons professores têm de descobrir como motivar a maioria dos alunos de alguma forma, mas aqueles alunos que são auto motivados são muito mais fáceis de alcançar do que aqueles que não são.

O aluno perfeito é um   SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS
Nenhuma habilidade está faltando mais nesta geração de jovens do que a da capacidade de ser um solucionador de problemas. O mundo de hoje busca e precisa de pessoas que possam contribuir trazendo soluções para os problemas que afligem a sociedade. Então a habilidade de resolver problemas é uma habilidade importante que as escolas terão de trabalhar extensivamente nos alunos. Os alunos que possuem verdadeiras habilidades para resolver problemas são poucos e distantes entre si nesta geração, em grande parte por causa da acessibilidade que eles têm à informação. No simples clique de um mouse, os alunos de hoje podem acessar mais informações do que nunca, tornando assim habilidades para resolver problemas praticamente obsoleta. Os alunos que possuem verdadeiras habilidades de resolução de problemas são joias raras que os professores amam. Eles podem ser usados como um recurso para ajudar a desenvolver outros estudantes a se tornarem também solucionadores de problemas. Afinal não querermos que os nossos jovens sejam parte da problemática e sim, como dizem no popular, da “solucionática”.

O aluno perfeito VALORIZA AS OPORTUNIDADES
Quando eu era adolescente o único curso gratuito disponível era o curso de Magistério. Se você desejasse cursar uma Universidade deveria fazê-lo por sua conta, trabalhar duro e fazer muitos sacrifícios para honrar o pagamento das mensalidades, que era muito cara. Atualmente temos o PRONATEC, o PROUNI, o ensino de Línguas ofertados por secretarias de Educação para os alunos da rede pública, e um sem número de programas e projetos para todos os jovens que desejarem.  O fato   é que, em vários desses cursos e projetos o poder público tem de literalmente “correr atrás” dos jovens para incentivá-los a fazer esses cursos. Um absurdo isso! Alguns desses cursos oferecem ajuda de custo ou Bolsa Auxílio para motivar os jovens a realizá-los. O aluno perfeito está atento a estas oportunidades e as abraça, sabe o valor delas e não mede esforços em aproveitá-las.

O aluno perfeito tem AUTOGOVERNO
Qualquer professor sabe que as aulas rendem mais e o aprendizado flui com maior qualidade quanto o ambiente da sala de aula é de empenho, participação e trabalho. Os alunos perfeitos, tem melhor comportamento e são propensos a aprenderem mais porque são disciplinados no que fazem, tem o autogoverno de suas ações  e isso lhes traz foco e proporciona a sinergia para atingir seus objetivos.
Há muitos alunos inteligentes espalhados pelas salas de aula sem no entanto conseguirem extraírem o melhor do seu potencial, porque são indisciplinados e sempre tomam decisões inconsequentes. Esses alunos também não têm visão de propósito porque não estabeleceram nenhuma. Esses alunos, muitas vezes, são a fonte de frustração dos professores porque eles (os professores) sabem que esses alunos só maximizarão a sua inteligência quando escolherem alterar o comportamento e aprenderem a terem autogoverno de suas ações.
Trabalhar com o aluno perfeito, é sem sombra de dúvida, uma tarefa muito mais fácil, porém desenvolver estas características nos demais alunos é possível e precisa apenas que o professor dedique-se a isto.

O aluno perfeito pode contar com uma REDE DE APOIO
Infelizmente este é um quesito que os alunos muitas vezes não têm controle. Você não pode controlar os seus pais ou responsáveis. Esta rede de apoio familiar é algo importante para o sucesso de uma criança ou jovem, porém também é sabido que mesmo não tendo uma excelente rede de apoio familiar, ainda sim muitos jovens conseguem superar esta adversidade e estabelecer e trilhar novos caminhos, diferentes daqueles impostos pelo meio em que vivem.
Claro que é muito mais fácil superar os obstáculos durante o processo de construção de identidade e maturidade quando podemos contar com um bom sistema de apoio familiar. O aluno perfeito, geralmente pode contar com o apoio familiar, afinal é a família que tem as melhores intenções para os filhos, é ela que os motiva para o sucesso, oferece conselhos, orientações e os direcionam em suas decisões ao longo da vida. Na Escola, a família comparece às reuniões de pais, motiva os filhos a alcançarem boas notas, os acompanham no dever de casa, e geralmente os motiva a sempre oferecerem o seu melhor no que fazem.  A família está lá para apoiá-los tanto nos tempos de adversidades como também, celebra os sucessos dos filhos.  Ter esse sistema de apoio familiar não garantirá o surgimento do aluno perfeito, mas com certeza, contribuirá para o seu desenvolvimento.
E os jovens que não podem contar com uma rede de apoio familiar? Aqueles que vivem em uma família disfuncional e que, na verdade, estão empurrando os filhos para o fracasso? Esses são os jovens em situação de risco, estão vulneráveis ao meio em que vivem. No entanto, mesmo esses jovens podem desenvolver as características do aluno perfeito. Neste caso a rede de apoio familiar que é inexistente, pode ser substituída por Professores comprometidos que agirão como Mentores desses jovens, incentivando-os, celebrando seus sucessos, guiando-os por novos caminhos.  E na sua sala de aula há jovens precisando de uma Rede de Apoio? Que tal formar uma Rede de Apoio com os demais colegas na sua Escola?
Lembre-se que um dos motivos de atitudes indisciplinadas e rebeldes advém do fato de que os jovens, muitas vezes, não se sentem apoiados, acolhidos e amados pela rede de apoio familiar, que neste caso estimula negativamente esses jovens.
Como você constatou, todas estas características podem ser ensinadas, estimuladas e nutridas pelos Professores e desenvolvidas por todos os alunos. Auxiliar um indivíduo a tornar-se uma Pessoa de Valor é algo grandioso e deveria ser o nosso propósito primeiro enquanto Educadores. Pense nisso e em como você pode tornar-se mais atuante para viabilizar a construção desse novo sujeito.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

28/08/2015

27/08/2015

Empatia na Sala de Aula


Você já começou a praticar a Comunicação. Está aprendendo mais sobre eles, e principalmente: Eles estão vendo que você se importa, que sabe falar a linguagem deles e que preocupa-se em ouví-los. Isso nos leva a EMPATIA.

Criar empatia:

O ser humano identifica-se, aproxima-se, quer ficar junto das pessoas em quem confiam e respeitam. Mas antes de confiarem precisam CONHECER e GOSTAR.

Ao criar a Empatia, você está possibilitando que os alunos caminhem no processo de Conhecer e Gostar, e isso é a base, o alicerce para que eles possam confiar e respeitar o Professor.

Esta proximidade com os alunos só é possível quando há Empatia e quando isso ocorre o comprometimento deles aumenta. Pessoas comprometidas fazem muito mais que aqueles não não estão comprometidos com coisa alguma.

Pessoas comprometidas se esforçam nas tarefas, participam mais, não abandonam o curso e nem realizam trabalho medíocre.

Pessoas comprometidas operam dentro de um nível de busca da Excelência.
Você gostaria de ter alunos assim?
Então estabeleça Empatia já.

Aqui vai um alerta: Empatia não é ser "professor molenga", permissivo, passar a mão na cabeça do aluno e relevar o errado.

Observe na sua Escola qual é o perfil daquele Professor que é o mais Respeitado e Admirado pelos alunos. Repare que eu falei Respeitado e Admirado, não falei o mais "Bonzinho".

Depois, levante as principais características e comportamentos que tornam esse Professor Respeitado e Admirado. Então faça uma auto avaliação levantando as suas características e comportamentos. Ao fazer isso você verá quais comportamentos precisará modelar.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

25/08/2015

Olhares por Nereide Milfont Belém

Sou Nereide Milfont Belém, moro em Crato-CE, estou aposentada.
Sempre amei fotografias, quando criança não tinha os meios fotográficos quem tem hoje, mas, passava horas olhando e observando os detalhes no álbum de fotos da minha mãe. Fotos preto e branco, que me transportavam para uma época que não vivi, mas, admirava.
Gosto de fotografar ruas, flores, animais, a lua... O que me fascina mesmo é a paisagem. Como sou apenas uma amante da fotografia, faço fotos diversificadas que agradem o olhar.
Gosto de falar: Não confia na memória os teus momentos vividos, a época que vestiu tal moda, as viagens que já fez, seus amigos e amigas, família, festas.... pois, um dia vai querer recordar e sua memoria não registra os pequenos detalhes que irá vê numa fotografia.  A fotografia é o maior registro do que passou. Um dia se tornará relíquia.
Pretendo fazer um curso para me aperfeiçoar no manuseio da máquina profissional, assim serei mais realizada. 

Olhares por Francisco Anchieta Cardoso de Muniz, MIC

Meu nome é Francisco Anchieta Cardoso de Muniz, MIC.; Moro em Curitiba-PR.; Sou Sacerdote Religioso, na Congregação dos Padres Marianos.
Comecei a me interessar por fotografias ao perceber que alguns momentos e acontecimentos da nossa vida, ao serem registrados numa fotografia, também podem ser partilhados, de alguma maneira, por outras pessoas e por mais tempo.
Além do momento ou objeto, em cada fotografia que faço, acredito registrar a minha maneira de ver aquele momento ou objeto.
Certamente, a fotografia não é uma maneira de eternizar um acontecimento ou objeto, mas uma forma de prolonga-los por um período de tempo maior.
Sempre que alguém tiver a oportunidade de ver uma fotografia que eu tenha registrado, acredite: estarei partilhando contigo, um pouco da minha melhor maneira de ver e viver a realidade.

22/08/2015

Olhares por Dann Rodrigues

Meu nome é Daniel Rodrigues de Souza, mas todos me conhecem como Dann Rodrigues. Sou natural de Crato e trabalho como professor de Línguas Estrangeiras na cidade de Nova Olinda.
O meu pai, há muitos anos atrás, gostava de registrar (informalmente) alguns eventos através da fotografia. Aos poucos eu também comecei a fazer o mesmo. Não sou um fotógrafo profissional, mas admiro muito essa arte tão singular.
Sou um amante incondicional da natureza! Assim sendo, adoro fotografar plantas, animais e tudo mais que mantém relação com o meio ambiente. Vejo nisso uma forma de contemplar coisas simples e belas que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos, seja por pressa ou por mero descuido. Além disso, não dispenso uma boa viagem! Acredito que nos renovamos quando conhecemos novos lugares, respiramos novos ares.
Indo além das “definições burocráticas”, para mim, FOTOGRAFIA é arte de registrar e compartilhar pedacinhos de momentos e coisas especiais que, se ficassem apenas na mente correriam o risco de serem esquecidas.
Como dizia Heráclito: “Nunca podemos entrar no mesmo rio duas vezes, pois como as águas, nós mesmos já somos outros”. Ou seja, ainda que queiramos, jamais iremos encontrar os lugares que visitamos da mesma forma que a primeira vez, pois tudo muda. Da mesma sorte é impossível viver um mesmo momento mais de uma vez. Nesse contexto, a FOTOGRAFIA vem como uma forma de imortalizar tais lembranças e repassá-las adiante.

Estamos na corrida do TOP 100 da Internet brasileira

A maior premiação de conteúdo digital independente do Brasil!
O Blog Reflexões de Lucélia Muniz está inscrito no Prêmio Top Blog 2015.
Já adicionamos o SELO de votação do Prêmio Top Blog na parte superior do blog. 
Vamos concorrer na Categoria Arte e Cultura com outros blogs de todo o Brasil.
Você internauta pode participar como Júri Popular votando nos blogs que estão inscritos no Prêmio TOP BLOG 2015. Nossa Campanha já começou! Contamos com seu VOTO!
Destacamos que o início das votações do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular terá início no dia 24/08/2015.
As votações do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular vão até o dia 18/12/2015.
Participe!

2º dia da Formação em Ensino de História e Cultura Afro Indígena Cearense

“Sou igara nessas águas
Sou a seiva dessas matas
E o ruflar das asas de um beija-flor!”
Ontem (21) passamos pelo segundo dia da Formação em Ensino de História e Cultura Afro Indígena Cearense realizado pela 18ª CREDE.
Logo pela manhã acompanhamos a Palestra – Negritude, Identidade e Luta com o Prof. João Luiz do Nascimento Mota da URCA – Universidade Regional do Cariri. O mesmo destacou sua experiência a partir de sua vivência em São Tomé e Príncipe de onde tem nacionalidade (está no Brasil a 30 anos). Falou sobre o processo de escravização dos negros no continente africano, ressaltando as peculiaridades culturais de cada país deste continente e afirmou: “Não existe uma África, mas várias Áfricas.” Na oportunidade definiu e explicou o que é Negritude. E, destacou a contribuição de pensadores negros no processo de libertação e conscientização dos movimentos referenciados pela Negritude.
Em seguida assistimos a Palestra – Personalidades Negras que mudaram o mundo com o Prof. Nicolau Neto da EEEP Wellington Belém de Figueiredo. O Prof. Nicolau Neto fez um relato e considerações acerca do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos professores da área de Humanas com as atividades voltadas para o estudo das personalidades negras. Lembrou que os alunos não conseguiam, inicialmente, identificar essas personalidades, tendo uma visão pautada na mídia. Dentre as personalidades citadas pelo mesmo, destacou Abdias do Nascimento. Uma das ações desenvolvidas pelo Professor foi o lançamento da Série Personalidades Negras que mudaram o mundo em seu blog pessoal – Informações em Foco (IF) – onde os alunos puderam acompanhar estas postagens.
O Prof. Marcos Ramos ministrou a Palestra – Pesquisa sobre a comunidade de Poço Dantas. Prosseguiu sua fala dizendo como se deu o processo de colonização do Cariri. Enfatizou que existem outros cariris identificados em outras regiões, sendo a nossa região apenas o vale dos cariris. Dentro da chamada Confederação dos Cariris falou sobre a “Guerra dos Bárbaros” -um Movimento de resistência de indígenas brasileiros da nação Cariri (ou Kiriri) à dominação portuguesa. “Cariri” significa tristonho, calado, silencioso. Capistrano de Abreu (historiador cearense) os descreve como “valentes e de terrível resistência talvez os de mais persistência que os portugueses encontraram. Em pesquisa feita na comunidade de Poço Dantas juntamente com os alunos, identificou descendentes indígenas, suas características culturais e sociais, bem como, o uso do sobrenome Cariri presente no nome de algumas pessoas.
A Palestra sobre o Projeto Ecos do Caldeirão foi ministrada pelo Pe. Vileci. O mesmo destacou a importância de se criar uma Teia da Sustentabilidade no Cariri. A ideia de sustentabilidade passando pelas esferas religiosa (de forma ecumênica), social e econômica. O Projeto tem a pretensão de articular a Teia da Sustentabilidade e contribuir com o Desenvolvimento Regional. Sustentabilidade, tendo em vista a sociedade do Bem Viver, considerando que a Igreja é uma grande defensora de homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, no campo e na cidade, sobretudo os mais excluídos e marginalizados da sociedade. O Projeto compreende a criação de unidades de produção ecológica demonstrativas e ampliação da reaplicação de práticas sustentáveis.

Este foi um momento de um aprendizado riquíssimo que irá dá embasamento e empoderamento para desenvolvimento de projetos, ações e atividades voltadas para o nosso (re)conhecimento enquanto nossas raízes negras e indígenas.
Professora Lucélia Muniz
Área de Ciências da Natureza