20/02/2016

Blindando um celular eletrostaticamente

Da esquerda para direita: Matheus e Joaquim - 3ºB
A blindagem eletrostática é bastante usada para a proteção de aparelhos elétricos e eletrônicos contra efeitos perturbadores externos

Esta é uma atividade considerada de baixo custo pelo fato de ser realizada com materiais de fácil aquisição.

Objetivo da atividade:
Investigar qual é o comportamento do sinal de um celular quando isolado através de papel alumínio.
Materiais utilizados:
- dois aparelhos celulares;
- tesoura;
- folha de papel alumínio.

Executando a atividade:
Inicialmente dois alunos são convidados para participar da atividade. Um faz uma ligação para o outro, deixando os celulares no viva-voz para mostrar que o sinal está funcionando e a ligação foi realizada com sucesso.
Logo em seguida, um dos celulares é embrulhado com papel alumínio. Usando o celular que está sem embrulho, um dos alunos ligar para o celular que está embrulhado na folha de papel alumínio. Percebe-se, pelo celular desembrulhado, que a mensagem encaminhada pela operadora é de que o celular chamado está fora de serviço, isto é, fora de área de cobertura.

Explicação
Sabemos que a comunicação entre os celulares se dá por ondas eletromagnéticas, portanto, ao ligarmos um celular, ele funcionará como transmissor e receptor de ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas se propagam através de um campo elétrico variável, portanto, em sua propagação é gerado um campo magnético também variável.
Mas o que acontece para que o celular perca o sinal quando embrulhado com a folha de papel alumínio?
O celular perde o sinal quando está enrolado no papel alumínio porque no interior do papel alumínio o equilíbrio eletrostático é nulo e também porque o papel serve como uma blindagem eletrostática, protegendo o celular de qualquer ação de forças externas. Sendo assim, toda onda eletromagnética que chega até o celular fica distribuída na superfície do papel alumínio.

Atividade realizada com os alunos das turmas do 3º A e 3ºB da EEM Padre Luís Filgueiras durante a aula de Física.

Um comentário:

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!