04/02/2016

Planejamento Escolar: Dica - Realidade do Aluno

Conhecer os educandos é fundamental para o trabalho do professor
Cada pessoa tem suas características pessoais, sua história de vida, seu ambiente familiar e social, que deve ser conhecido, respeitado e compreendido.

Uma conversa informal pode dar a conhecer a constituição familiar, o nível socioeconômico, os valores e as atitudes educacionais dos pais, suas dificuldades, etc.

Podem-se registrar em uma pasta individual as informações e observações realizadas.

Também as dinâmicas de integração de grupo favorecem para identificar os mais tímidos e os mais desinibidos, para saber como lidar com essas diferenças na sala de aula.

As reuniões periódicas de pais, entrevistas pessoais, festas escolares, palestras e boletins informativos sobre o rendimento escolar e a conduta do aluno são meios para fortalecer o relacionamento e a parceria entre pais e professores.

São oportunidades de conhecer o ambiente do aluno e compreender muitas das suas reações, fruto das atitudes e dos valores vivenciados em casa e na comunidade a que pertence.

Elaborar o Planejamento Escolar contemplando estas questões fará toda a diferença para o pleno desenvolvimento do trabalho pedagógico.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

2 comentários:

  1. Olá!
    Seguindo o Blog!! heheh'
    E já agora, é lindo e com bom conteúdo

    Beijoooo!
    http://blogdagrumpy.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!